4 Frutas que os pets podem comer e adorar

A maioria dos tutores de pets tratam seus bichinhos como se fossem filhos, afinal eles dão alegrias, preocupações e amor, além de dependerem dos seus tutores tanto cuidado quanto uma criança. Entretanto apesar dos cães e gatos serem carnívoros, existem frutas que eles podem comer, desde que sejam recomendadas por um veterinário. Separamos uma lista com as frutas que os pets podem saborear.

Além de excelentes fontes de vitaminas e fibras, quando oferecidas na forma correta e sob orientação veterinária trazem mais saúde aos nossos filhos de quatro patas.

Frutas permitidas para cães e gatos

Cães e gatos comem frutas

As frutas, apesar de saudáveis, possuem um alto teor de açúcar, principalmente para o organismo dos cães e gatos. Assim a quantidade deve ser apenas a recomendada pelo veterinário e nunca a base da dieta diária dada ao pet.

Morango

morango

Esta pequena frutinha é uma das favoritas dos cães e é bem aceita pelos felinos. Rica em fibras e vitaminas do complexo B, vitamina A e C. Segundo os especialistas em nutrição animal, a fruta é excelente para a atividade cerebral, além de ter pouco teor de frutose, o açúcar da fruta.

Todavia dever ser oferecida somente os morangos orgânicos, caso isto não seja possível, as frutas devem ser muito bem lavadas antes de oferecidas ao bichinho, na quantidade recomendada pelo veterinário.

Maçã

Gato come maçã

É a predileta dos felinos, inclusive ótima para ser ofertada como petisco até para os cães. A fruta possui as vitaminas E, C e B, além de muito suco e ser uma boa fonte de fibras.

Porém é importante tirar os talos antes de servir ao pet, pois é toxico devido à presença do ácido cianídrico e por ser uma fruta mais doce, possui muito mais açúcar do que o morango, assim deve -se respeitar as quantidades a serem dadas.

Pêra

Cão come pêra

A mais doce das frutas e, portanto, também muito apreciada como guloseima pelos pets. A Pêra é rica em fibras, vitaminas A, C e complexo B. Porém devido a grande quantidade de açúcar ter cuidado com o tamanho das poções.

Além disso, antes de oferecer o alimento aos animais é fundamental a retirada das sementes e talos. Por ser uma fruta palatável, ou seja, de sabor agradável para os pets, pode ser usada como petisco de treinamento, principalmente para os gatos, cujo paladar é mais exigente.

Você também pode se interessar por:

Melancia

cão come melancia

A melancia é uma ótima fruta para manter o corpo hidratado, pois sua composição é 92% água. Entretanto, no que se refere aos pets a fruta pode ser oferecida, desde que com certos cuidados.

Por exemplo, precisa estar completamente livre de sementes e, principalmente, da casca. Isto porque a casca da melancia pode causar sérios problemas intestinais nos bichinhos, principalmente nos cães.

Além disto a fruta é bastante doce, então é necessário que o veterinário acompanhe a dieta do seu pet para evitar problemas de saúde por excesso de açúcar. Mas fora isto, a fruta é rica em vitamina A, C e B6, além de uma ótima fonte de água para os dias quentes.

Todavia, por mais que as frutas sejam saudáveis e ótimas fontes de vitaminas e fibras, não se pode esquecer que elas contém açúcar, além de ouras substancias como o ácido cianídrico, que são extremamente tóxicas para nossos peludos.

Então, antes de ofertar qualquer alimento ao seu bichinho, primeiro leve-o ao veterinário de confiança para que o profissional avalie a saúde e necessidades do pet e assim indicar as melhores frutas nas quantidades corretas, que só trarão benefícios à vida do animalzinho.

 

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

Comentários
Carregando...