5 frutas consideradas as mais raras do Brasil

O Brasil é um país rico devido a sua natureza exuberante e única no mundo. Assim não é de se surpreender que tenhamos frutas incríveis em matéria de sabor, nutrição e beleza. Mas alguns destes alimentos por serem muito regionais poucas pessoas conhecem e em alguns casos só nascem em algumas épocas especificas do ano. Conheça 5 frutas consideradas as mais raras do Brasil e se tiver oportunidade experimente.

Sabores do Brasil

1 Jabuticaba

beneficios da jabuticaba 2

Esta fruta, que mais parece uma pérola negra doce, é natural da Mata Atlântica e já marcou presença em obras literárias como “O Sítio do Pica-pau Amarelo” do autor Monteiro Lobato.

Inegavelmente suculenta a Jabuticaba é considerada uma das frutas mais raras do país, pois só existe no Brasil e a jabuticabeira só da frutas em épocas específicas do ano.

Aliás a jabuticaba é um alimento excelente para quem deseja perder peso e ganhar saúde porque é muito saborosa, tem baixas calorias e é rica em vitaminas do complexo B, E e C.

Assim como possui nutrientes importantes como fósforo, Zinco e magnésio, que fortalecem o sistema imunológico, melhoram a qualidade da pele e previnem doenças graves como anemia e a diabetes.

2 Uvaia

uvaia 23

Esta fruta parece um tomate amarelo-alaranjado por fora, mas por dentro é similar ao caqui. Entretanto ao contrário do caqui e de outras frutas doce, a Uvaia é bastante cítrica, tendo mais vitamina C do que uma laranja.

E apesar de ser original da região sul do país, ela é mais conhecida na Argentina, Paraguai e Uruguai onde é abundantemente encontrada.

Aliás tanto nos países vizinhos como no Brasil, devido a sua acidez ela costuma ser mais consumida na forma de geleia, licores, bolos e até em saladas.

Com efeito para quem ainda não conhece, mas tem vontade de provar, vale a pena dizer que a Uvaia é excelente para tratar problemas de colesterol alto, processos inflamatórios como artrites e gota, além de melhorar o sistema imunológico.

 Outra característica interessante desta fruta é a sua capacidade de auxiliar na oxidação dos ácidos graxos, sendo por causa disto uma forte aliada no processo de emagrecimento.

Você também pode se interessar por:

3 Jenipapo

sementes jenipapo genipa americana genipapo fruta p mudas D NQ NP 958994 MLB26014739235 092017 O

Curiosamente o nome desta fruta, natural da Amazônia e Mata Atlântica, significa “fruta que serve para pintar”. Isso porque é possível extrair do Jenipapo uma tinta atóxica que serve tanto para pintar a pele quanto cerâmicas e paredes.

Embora o Jenipapo possa ser ingerido em natura, devido ao seu cheiro forte e por ter uma polpa bastante fibrosa, as pessoas costumam consumir a fruta na forma de compotas, xaropes, bolos e licores.

Aliás graças a suas fibras o jenipapo é muito usado para tratar prisão de ventre pois seu efeito laxativo é bastante eficaz. Além disso a fruta é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais como ferro, cálcio e fósforo.

Mas apesar de ser uma fruta 100% brasileira poucas pessoas conhecem o que faz a fruta ser pouco difundida no resto no país.

4 Seriguela

729e3595f0872bba31f2da904628e891 exotic fruit tropical fruits

Ou siriguela é uma fruta original da região Nordeste do Brasil e é bastante popular devido ao seu sabor. A seriguela é pequena e nasce em cachos mas sua aparência é muito similar aos tomatinhos cerejas bastante comuns nas saladas em todo o país.

Entretanto ao contrário do tomate, a seriguela tem uma única semente grande e sua polpa é doce e tão saborosa que o consumo in natura é tão apreciado quanto em sorvetes, geleias e sucos.

 Além disso é rica em cálcio, potássio, magnésio, ferro e vitaminas B e C, que auxilia no bom funcionamento de órgãos como o cérebro, coração e trata câimbras musculares.

Mas sua característica mais apreciada é seu alto poder no combate ao envelhecimento, pois a fruta é um potente antioxidante, prevenindo doenças como Alzheimer e aterosclerose.

5 Mandacaru

cereus jamacaru

De todas as frutas anteriores, o mandacaru é tido como a fruta mais rara do Brasil por estar em risco de extinção, sendo naturalmente encontrado no semiárido do Nordeste brasileiro. Ou seja, na região da Caatinga.

Aliás Conhecida também como a fruta do cacto ele é muito apreciado por restaurar a integridade do solo, além de ser um atrativo para insetos importantes como as abelhas.

Entretanto embora o mandacaru seja um cacto e tenha muitos espinhos, o fruto por outro lado possui uma aparência delicada, de cor púrpura por fora com uma polpa branca e macia cheia de pequenas sementinhas, lembrando muito o interior da exótica pitaya ou fruta-dragão como é conhecida fora do Brasil.

Inegavelmente os benefícios do mandacaru também atingem as pessoas a nível nutricional, pois seu fruto é rico em magnésio, fósforo e sódio, além de água e açúcar, itens fundamentais para sobreviver no clima árido e seco da caatinga.

Portanto salvar o mandacaru da extinção significa salvar muito mais do que uma das frutas mais exóticas do Brasil, mas toda uma cultura, das pessoas que aprenderam a viver no semiárido Brasileiro, juntamente com os animais que dependem da planta como fonte única de alimento.

Créditos imagens: cereus-jamacaru.jpg (700×432) (frutosatrativosdocerrado.bio.br); Capa 4-1.jpg (1600×1200) (wp.com)

Comentários
Carregando...