5 ingredientes estranhos usados nos cosméticos

Devido a pandemia do Coronavírus, aumentou o número de profissionais da estética ensinando as mulheres como se maquiarem, através de vídeos nas redes sociais e youtube.

Entretanto a arte da maquiagem é muito antiga e os ingredientes usados nos cosméticos alguns mudaram um pouco, porém outros permaneceram os mesmos.

Mas a verdade é que os cosméticos foram e continuam sendo produzidos com ingredientes interessantes. Separamos os 5 ingredientes mais estranhos usados nos cosméticos até hoje.

Ingredientes estranhos dos Cosméticos

Baton feito de insetos

Baton de inseto

O Baton teria nascido no antigo Egito com as rainhas egípcias Nefertiti e Cleópatra, que gostavam de tingir os lábios com uma substancia chamada Púrpura Tyr, produzida por uma espécie de molusco.

Entretanto, na Grécia antiga, as mulheres misturavam cera de abelha com o pó de uma raiz chamada Polderos, de cor avermelhada. Porém, foram os Maias e os Astecas que descobriram a Cochonilha.

Da mesma forma que as outras tintas naturais usadas pelas egípcias e pelas gregas, a cochonilha é um pequeno inseto, da família dos pulgões. Eles se alimentam da seiva de algumas plantas e depois de cozido e esmagado é produzido uma tinta vermelha intensa, muito cobiçada pelas industrias de corantes alimentícios e cosméticos.

Aliás até hoje a Cochonilha é utilizada em batons, tintas de cabelo entre outros cosméticos além de corantes alimentícios.

O corante carmim natural oriundo do inseto tem o seguinte número de identificação nos produtos C.I. 75470 ou E 120.

Suor contra as rugas

Suor contra as rugas

Na Roma antiga, todos os prisioneiros de guerra eram transformados em escravos e alguns destes eram enviados para o Coliseu para serem treinados e transformados em Gladiadores. O lutador que acumulasse o maior numero de vitórias, se tornava famoso entre os cidadão romanos.

Depois das lutas, dizem que o suor do Gladiador de maior sucesso era recolhido e colocado em pequenos frascos para serem vendidos em torno do Coliseu como cosmético para tornar a pele mais jovem e bonita, isto porque o suor do Gladiador vitorioso era considerado milagroso.

Você também pode se interessar por: 

Creme feito de esperma

creme de esperma

Existe um componente encontrado no esperma humano, chamado espermina, que seria um potente antioxidante. Aliás segundo estudos, funcionaria muito bem para rejuvenescer a pele do rosto, reduzindo rugas e marcas de expressão.

De acordo com a empresa cosmética norueguesa a Bioforskning , a espermina existente no esperma humano é um antioxidante capaz de reduzir o envelhecimento da pele em 25% pois é capaz de penetrar da epiderme e restaurar o DNA das células.

Conforme uma revista Norte americana o cosmético com espermina já está  sendo usado em alguns SPAs. Em princípio o tratamento, que dura poucos minutos e nada mais é do que aplicar o creme na face e usar luz infravermelha no intuito de acelerar a absorção do produto, custa cerca de 480 Reais.

Perfume de vômito de baleia

Perfume de vômito de baleia

Perfumes famosos e caríssimos possuem como principal característica sua excelente fixação. O elemento responsável pelo poder de fixar os aromas do perfume é o âmbar gris, que nada mais é do que vômito de baleia.

Entretanto este vômito não é alimento digerido e sim uma reação do trato gastrointestinal da baleia a uma infecção que faz com que ela regurgite esta substância.

O âmbar gris só pode ser usado depois que foi exposto ao mar e ao sol, se tornando cinza e duro com um aroma agradável, pois antes disto ele é mole, escuro e com um cheiro intragável. Algumas poucas gramas deste produto vale uma fortuna.

Todavia, devido a sua raridade, já existem substitutos industriais.

Máscara para o rosto de cocô de pássaro

Rouxinol

No Japão, o teatro Kabuki nasceu aproximadamente em 1603 e as peças eram executadas apenas por homens. Assim a maquiagem era pesada e muito colorida, para definir bem os personagens masculinos dos femininos e suas expressões dramáticas.

Após os espetáculos os atores usavam uma pasta feita de fezes de rouxinol para limpar, esfoliar e clarear a pele. Isto porque as fezes dos pássaros e de outros animais possui a enzima guanina e azoto ou nitrogênio, que ajudam na limpeza e ainda tem ação bactericida.

Atualmente salões de beleza da Europa oferecem este tratamento por uma fortuna, mas as fezes são tratadas e misturadas a outros produtos, enquanto que na época das gueixas e kabukis, eram usadas puras e amassadas.

 

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

Comentários
Carregando...