5 línguas antigas ainda em uso hoje

O progresso e a evolução da humanidade seriam impossíveis sem as línguas. Aqui estão 5 das mais antigas línguas ainda em uso nos dias de hoje.

Você consegue imaginar que existem aproximadamente 7 mil idiomas  em uso hoje? Pelo menos é o que acreditam os especialistas, apesar de a maior parte da população falar menos de 30 destas. Centenas de milhares de línguas hoje estão sendo usadas por comunidades isoladas e muitas irão desaparecer nas próximas duas ou três gerações.

Existem algumas línguas que fazem parte da nossa sociedade há milênios. Sem as línguas, a história não teria sido registrada e a humanidade não teria sido capaz de progredir tão rapidamente ao longo dos séculos.

Hebraico

País de Origem: Israel
Ano de Origem: Desconhecido, por volta do século 10 aC
Número estimado de falantes ativos: ≈ 9 a 10 milhões

O curioso fato por trás do hebraico é que ele não foi falado ativamente por mais de 14 séculos, até passar por um extenso processo de avivamento por volta do século 19 e ser usado apenas em liturgias ao redor do mundo.

No entanto, o hebraico é agora a língua oficial de Israel e é falado por não menos de 9 milhões de pessoas.

 

Tamil

País de origem: Índia / Sri Lanka
Ano de origem: cerca de 400 a.C.
Número estimado de falantes ativos: ≈ 80 milhões

Nenhuma outra linguagem clássica foi usada ininterruptamente além do Tamil. Baseado em fundações arqueológicas, ele se origina aproximadamente em 400 aC na Índia.

A difusão na atualidade é curiosa, sendo a língua oficial dos seguintes países: Cingapura, Sri Lanka, Tamil Nadu (estado indiano). Além disso, também é falado na Malásia e na África do Sul.

 

Persa (farsi)

País de Origem: Império Persa
Ano de Origem: Desconhecido, cerca de 600 aC
Número estimado de falantes ativos: ≈ 110 milhões

Farsi é o descendente da língua persa usada durante o reinado do Império Persa há mais de mil anos. Acreditasse que o farsi tenha se originado em torno de 600 aC. Em outras palavras, o farsi é a versão evoluída da antiga língua persa, que foi a continuação das ainda mais antigas, o persa médio e persa antigo.

O curioso aqui é que um falante persa – farsi contemporâneo, poderia traduzir facilmente um antigo documento persa simplesmente porque o idioma é quase idêntico e inalterado. É a língua oficial no Irã, Afeganistão e Tajiquistão, mas também é falada em vários outros países.

 

Chinês

Idiograma Chinês

País de Origem: China
Ano de Origem: Anterior a 1250 aC
Número estimado de falantes ativos: Mais de 1,2 bilhão

A China tem uma daquelas histórias ricas em que você pode passar a vida inteira sem perder o interesse. A história da língua deles se estende por mais de 3.000 anos com base nas inscrições mais antigas encontradas.

Como qualquer outra linguagem antiga, o chinês passou por inúmeras mudanças e reformas e é uma das línguas mais complicadas, com centenas de variações intimamente relacionadas. Hoje, é falado por mais de 1,2 bilhão de nativos.

Você também pode se interessar:

Grego

País de origem: Grécia Antiga
Ano de origem: desconhecido, por volta de 1450 aC
Número estimado de falantes ativos: ≈ 13 milhões

A civilização grega existe desde sempre e teve sua própria linguagem e escrita por mais de 30 séculos. Hoje, é a língua oficial na Grécia e em Chipre, embora também seja falada em dezenas de outros países.

É possível afirmar que o grego sempre esteve entre as línguas mais importantes do mundo e predominantemente da Europa, desde a antiguidade até os dias modernos. Se considerarmos seu alfabeto, em particular, ele foi usado como uma escrita oficial para várias línguas ao longo dos tempos, incluindo hebraico e árabe.

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

Crédito imagem: pixabay

Comentários
Carregando...