5 Razões para comer chocolate sem culpa

Chocolate o alimento mais popular do mundo e uma paixão para muitas pessoas, porém também gera inúmeras polemicas. Por exemplo é saudável comer chocolate? Ele vicia como muitos acreditam? E na TPM é normal sentir desejo de comer doces, principalmente o chocolate? Pensando em todas estas questões separamos 5 razões para comer chocolate sem culpa.

1 Chocolate faz bem para a saúde?

chocolates 491165 640

Inegavelmente o chocolate é um alimento que tem em sua composição o cacau que é rico em flavonoides, teobromina entre outras substâncias benéficas para a saúde. Então sim!

Isso porque os flavonoides são potentes antioxidantes responsáveis por reduzir o envelhecimento celular de músculos como o coração, por exemplo.

Além disso a teobromina tem efeito similar a cafeína estimulando o sistema nervoso central ao aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro reduzindo os riscos de doenças como Alzheimer e, dando mais disposição e energia para trabalhar, estudar ou praticar esportes.

Outra vantagem do chocolate são os seus efeitos anti-inflamatório e vasodilatador que atuam liberando o hormônio serotonina, um antidepressivo natural, estabilizando o humor e melhorando as atividades cognitivas.

2 Chocolate vicia?

A crença de que o chocolate vicia é um mito que nasceu devido ao fato do alimento liberar o hormônio serotonina, responsável pela sensação de relaxamento.

Assim quando comemos o chocolate é normal sentir um grande bem-estar, aumentado pelo sabor do doce, que para muitos é irresistível.

Entretanto quimicamente falando o chocolate não vicia e ainda fornece energia para finalizar as atividades diárias.

Mas se você se considera um viciado em chocolate, pois sente a necessidade de comer o alimento todos os dias, saiba que na verdade o problema pode ser um desequilíbrio químico no organismo que causa a baixa do hormônio serotonina de forma crônica.

 Neste caso vale a pena procurar um médico e fazer alguns exames simples para descobrir as causas e tratá-las, afinal geralmente o problema pode ser apenas cansaço ou falta de atividade física para o corpo voltar ao equilíbrio.

3 Chocolate na TPM ajuda?

donalua4 1024x768 1

A relação das mulheres na TPM ou período de tensão pré-menstrual, com o chocolate é antiga e cientificamente provada.

Isto se deve ao fato que neste período ocorre um desequilíbrio químico no organismo feminino causando dor, desconforto e alterações de humor pois a serotonina cai a níveis muito baixos.

Mas o chocolate alivia a maioria destes sintomas deixando uma sensação de felicidade e relaxamento, justamente porque ele estimula a produção deste hormônio pelo sistema nervoso central.

Aliás a relação da TPM com o chocolate é tão clara que um Chocolatier suíço chamado Marc Widmer criou um chocolate específico para as mulheres consumirem neste período, chamado Frauenmond ou “Lua da mulher”.

De acordo com Marc o chocolate possui uma porcentagem de cacau a 60% e ainda 17 ervas originárias dos Alpes Suíços que teriam o papel de aumentar a capacidade do alimento de aliviar os sintomas desconfortáveis da TPM, que para muitas mulheres chega a alcançar níveis incapacitantes.

Então independente se for o chocolate suíço Frauenmond ou outro mais acessível, é fato que o cacau presente no alimento melhora a circulação sanguínea devido aos antioxidantes, além de ter magnésio, um mineral que alivia o inchaço, a sensação de cansaço e irritação comuns neste período.

Você também pode se interessar por:

4 Qual é o chocolate mais saudável?

pralinenzoom Fotor

Assim como existem vários tipos de chocolate também existe variações nos valores nutricionais do alimento. Portanto para usufruir dos benefícios do chocolate é interessante pesquisar o que cada tipo tem a oferecer.

Os tipos mais recomendados pelos especialistas em nutrição são os chocolates mais escuros com os sabores meio amargo e amargo.

Isto devido ao fato que quanto mais escuro o chocolate maior a porcentagem de cacau presente em sua composição e maior serão os benefícios nutricionais do alimento. Ou seja:

Chocolate Branco: não tem cacau, mas somente a manteiga do cacau e o açúcar, desta forma este seria o tipo menos indicado por ter grande quantidade de gorduras e carboidratos, sendo muito pobre em nutrição.

Chocolate ao leite: este é o tipo mais comum e o mais ingerido pelas pessoas, porém apesar de ter cacau em sua composição a porcentagem ainda é muito baixa ficando em torno dos 10%, o resto é açúcar, carboidratos e gorduras. A nível nutricional ele é um pouco melhor do que o branco, mas ainda não é o ideal.

Chocolate Ruby ou rosa: este tipo de chocolate é feito a partir do grão do cacau Ruby, que te uma coloração rosada naturalmente. Nutricionalmente possui uma porcentagem de 47% de cacau e um sabor de frutos vermelhos natural do grão, entretanto também é bastante calórico e rico em gorduras, assim deve ser ingerido com moderação.

Chocolate meio amargo: este é o tipo mais recomendado pois tem alta porcentagem de cacau cerca de 40 a 60% e pouca quantidade de manteiga. Assim ele tem todas as vantagens nutricionais do cacau, pouco açúcar e baixas calorias.

Chocolate negro ou amargo: este tipo tem uma alta porcentagem de cacau em sua composição ficando entre 70 e 99% , é o que possui sabor mais intenso e muitas pessoas te dificuldade de comer devido ao seu amargor e baixíssima quantidade de açúcar e gordura. Entretanto seria o mais saudável de todos os tipos.

5 Existe chocolate para quem tem problemas com leite?

effet chocola noir rrr

Sim existe opções para aqueles que amam um chocolate, mas que possuem problemas ao ingerir o alimento devido a alergias ou intolerâncias.

Aliás para entender melhor é preciso especificar que pessoas alérgicas ao leite possuem sensibilidade a proteína do leite de vaca, sofrendo de erupções na pele, diarreia, vômitos e até mesmo sintomas respiratórios como falta de ar.

Entretanto a pessoas intolerantes são aquelas que sofrem por não conseguir metabolizar o açúcar presente no leite chamado lactose. Assim sofrem com sensação de estufamento, cólicas abdominais e diarreias.

Mas para estas pessoas já existem opções que substituem o chocolate tradicional sem perder o tão desejado sabor. Para os alérgicos e intolerantes a alfarroba é uma opção perfeita, pois é uma vagem cuja polpa é torrada e moída e o pó usado na substituição do cacau.

 Além de ser nutritiva a alfarroba não possui lactose, glúten, açúcar nem cafeína. Mas é rica em vitaminas e minerais indispensáveis para a saúde.

Contudo o melhor da alfarroba é que o sabor é delicioso e idêntico ao chocolate tradicional, porém sem as desvantagens para quem é sensível ao leite.

Outra opção bem menos doce é o chocolate amargo puro cacau pois só possuem em sua composição o cacau e um pouco de açúcar e os chocolates com leite de soja. Caso nunca tenha provado nenhuma desta opções vale a pena provar para escolher o que mais se adequa ao seu gosto.

Créditos de imagem: Pixabay ; donalua4-1024×768.jpg (1024×768) (portalraizes.com); pralinenzoom_Fotor.jpg (700×525) (brasileiraspelomundo.com); Alfarroba.jpg (1200×1200) (nutripaladar.com.br)

Comentários
Carregando...