7 fatores que aumentam o risco de doenças cardiovasculares depois dos 40

Doenças cardíacas são as principais causas de morte entre homens e mulheres em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 70 mil pessoas morrem por ano infartado. Dados revelam que anualmente, aproximadamente 300 mil mortes são decorrentes de doenças cardiovasculares.

Saiba que mudando apenas alguns hábitos, você pode reduzir consideravelmente o risco de sofrer algum mal do coração.

 

Não usar o fio dental

A saúde bucal está diretamente conectada a saúde do coração. Um estudo realizado pela BMJ Posgraduate Medical Journal, indica que as bactérias formadas pela falta de higiene bucal, podem contribuir para um estreitamento ou endurecimento das artérias do coração, aumentando significativamente o risco de doença cardíaca.

 

Não tomar o café da manhã

Começar o dia sem um bom café da manhã saudável pode ser prejudicial a sua saúde. Um estudo realizado no American College of Cardiology, Estados Unidos, com 6550 adultos entre 40 e 75 anos no período de 1988 a 1994, deixou claro, após a análise de morte de 2318 participantes, até o ano de 2011, que 87% deles tinham maior probabilidade de morrer de doença cardiovascular.

 

Passar o dia sentado

Ficar sentado por muito tempo todos os dias pode reduzir sua expectativa de vida. O sedentarismo é uma das maiores causas de more no mundo inteiro. Problemas posturais, aumento de peso e infertilidade são alguns dos problemas causados pelo sedentarismo. Um estudo de 2012, publicado na revista Diabetology, identificou que um indivíduo que tenha um trabalho sedentário, aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas em 147%.

 

Dormir demais

Enquanto restringir o sono é prejudicial para o seu bem-estar, dormir demais pode ser prejudicial para a saúde do seu coração. Um estudo realizado pelo American Heart Association em 2018, revelou que dormir mais de 8 horas pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, aumentando a 44% para aqueles que dormem mais de 11 horas de sono dia.

 

Beber pouca água

O consumo de água é benéfico para a saúde do corpo. Beber água suficiente ao longo do dia, pode evitar que você tenha problemas cardíacos. Uma pesquisa publicada em uma edição de 2017 do European Journal of Nutrition, mostrou que o baixo consumo de água pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares em uma pessoa a partir dos 40 anos.

 

Beba com moderação

Um cálice de vinho ao dia pode ajudar a proteger seu coração. Seu alto teor de polifenóis permite que ele combata os radicais livres, vindo a proteger seu coração, porém, o excesso de álcool pode aumentar a pressão arterial e triglicerídeos, aumentando significativamente a probabilidade de doenças cardíacas.

Você também pode gostar:

Ficar irritado

Todos nós passamos por situações que nos tiram a paciência de vez em quando, mas perder a calma frequentemente pode trazer sérios riscos ao seu coração. Sentimentos regulares de raiva estão diretamente ligados. Um estudo publicado na Circulation, avaliou dados de 12.461 pacientes de 52 países, com idade média de 58 anos e descobriram que pessoas que passam por situações de irritação na hora anterior ao infarto tinham até duas vezes mais chances de sofrerem um infarto.

Comentários
Carregando...