A história do Carnaval e suas curiosidades

“Ô Abre alas que eu quero passar…!!” A maioria dos Brasileiros já foliou durante o Carnaval ouvindo esta canção. Composta por Chiquinha Gonzaga em 1899, foi a primeira música escrita, especificamente, para o Carnaval carioca. Mas a história do Carnaval e suas curiosidades são antigas.

Tudo teria começado em Roma em meados de 600 a 520 a.c. quando o povo comemorava a Saturnalia, um festival pagão em homenagem ao deus Saturno, divindade agrícola, responsável pela abundancia e igualdade entre as pessoas. Por isso, durante os quatro dias de festa, escravos e senhores trocavam de lugar e até de vestimenta, bebiam, comiam e durante esse período eram iguais.Na Grécia o mesmo festival era chamado de Kronia.

No antigo Egito até os grandes reis e faraós realizavam a mesma festividade, porém em honra a Deusa Ísis, onde uma barcaça  chamada “carrus navalis” ou carro naval,  cheia de alimentos e abençoada por um sacerdote,  era lançada ao mar, acompanhada por uma procissão em terra de pessoas com máscaras. O povo mascarado seguia pelas ruas da cidade agradecendo as futuras bençãos.

 

Você também pode se interessar por

 

No Brasil, a história do carnaval e suas curiosidades, iniciou com o entrudo, uma festividade portuguesa, onde os nobres comemoravam dentro de suas casas , com brincadeiras suaves e caracterizada pela presença do limão de cheiro, esferas de cera cheias de água perfumada, que eram jogadas entre os jovens. Nas ruas, no centro da cidade, o entrudo popular era mais grosseiro, onde escravos e homens livres e pobres jogavam uns nos outros todos os tipos de liquido, podendo ser água, urina e até sêmen.

Entretanto, o primeiro baile oficial de carnaval no país,foi dado por uma italiana, que queria trazer um pouco do carnaval de Veneza para o Brasil, em 1840, no Rio de Janeiro. Já o carnaval de rua, tem sua origem no entrudo e no desfile de 1855 quando intelectuais, entre eles o escritor José de Alencar, formaram o Bloco “Congresso das Sumidades Carnavalescas”. Toda a familia real foi convidada para assistir ao desfile e Dom Pedro II aceitou.

Atualmente, o carnaval é comemorado em todo o país, sendo que o Rio de Janeiro possui o maior carnaval do mundo, segundo o Guinness Book. O  brasileiro tem orgulho do seu carnaval, que só existe desta forma, aqui no Brasil. Uma festa linda, colorida e que mostra toda a diversidade e alegria de um povo.

Comentários
Carregando...