A língua para quê serve

A língua é um órgão com várias funções, desde auxiliar na fala até servir como indicador de saúde do corpo. Separamos alguns fatos curiosos e importantes sobre este órgão pequeno mas ainda pouco conhecido pela maioria das pessoas.

Mas para quê Serve a Língua

língua rosada saudável

A língua é um órgão localizado na boca responsável pelo processo de deglutição, ou seja, engolir os alimentos, empurrando-os para a garganta.

Além disso, o músculo da língua é revestido por um tecido especial super sensível onde se localizam as papilas gustativas, pequenas saliências, que nos permitem o sentido do paladar. Sem a língua não teríamos o prazer de conhecer o sabor dos alimentos, as texturas e nem saber se estão quentes ou frios.

Todavia não é apenas na hora de se alimentar que a língua atua significativamente. Sem este órgão, seria impossível falar de forma compreensível, pois são os seus movimentos variados que transformam os sons das cordas vocais em letras e palavras.

Você também pode se interessar por: 

 

 Quando a Língua Muda de Cor

A saúde do corpo também pode ser avaliada pela cor e textura da língua. Quando estamos saudáveis o órgão tem a cor rosa claro e a pele lisa. Entretanto eventualmente a cor e a aparência da língua pode mudar quando estamos estressados, com falta de nutrientes, desidratados ou com alguma doença.

Língua esbranquiçada ou com placas brancas

Língua branca

Aquela camada branca e grossa que aparece sobre a língua eventualmente, pode ser apenas pouca higiene feita com uma escova de dentes ou um raspador lingual, mas também pode indicar uma infecção por fungos ou o famoso Sapinho, mais comum em crianças porém adultos podem ser acometidos. O tratamento é simples e deve ser prescrito por um médico ou dentista.

Todavia, as vezes a língua fica mais desbotada ou pálida, mas sem a presença de placas. Isto pode indicar falta de nutrientes, principalmente ferro ou biotina, neste caso vale a pena procurar um nutricionista para fazer uma avaliação correta.

Língua Amarelada e com Aftas

Língua amarela

Quando existe a cor amarela seja na pele, olhos e língua acompanhada ou não de aftas, isto significa que sistema digestivo não está bem, principalmente o fígado e o estômago. A melhor maneira de ter certeza é procurar um especialista e fazer o tratamento adequado.

Entretanto existem fatores inofensivos que podem tornar a língua amarelada e até marrom.  A falta de limpeza e o crescimento de pele exagerado das papilas gustativas podem ficar manchadas por causa da ingestão de alguns alimentos como café e chocolate. Uma boa escovação da língua e a ida a um dentista pode solucionar o problema da coloração.

Língua Roxa

Língua roxa

A língua ficar roxa normalmente é devido a causas simples como a ingestão de sucos de uva ou vinho tinto. Além disso pequenos traumas locais no órgão como mordidas, rompem os vasos na região causando hematomas, inchaço e muita dor local. Falta de vitamina B2 ou riboflavina também causam coloração roxa.

Todavia, se a língua está com toda a superfície roxa ou azulada, sem que tenha havido traumas locais ou contato de corantes alimentícios com as papilas gustativas, isto pode significar problemas de saúde ligados ao pulmões ou ao coração.

Estes órgãos são os responsáveis pela oxigenação do corpo e a redução nos níveis de oxigênio nas células causam a cor azulada ou roxa, pois a pessoa fica cianótica. Se este parecer ser o caso, a melhor coisa a fazer é procurar um médico para averiguar o que está acontecendo.

Língua Vermelha Intensa

Língua vermelha intensa

A língua quando fica com uma cor vermelha intensa geralmente pode significar carência de nutrientes como a vitamina B12 presente nas carnes, entretanto as pessoas com dieta sem carne podem apresentar esta deficiência e ter a língua com coloração alterada. Aliás uma patologia caracterizada pela falta da vitamina B3, a Pelagra, também causa língua vermelha intensa.

A pelagra é uma síndrome secundária a uma doença grave e ocorre quando o corpo não consegue absorver niacina, devido a patologias como doença de Crohn, doença de Hardnup, Cirrose hepática, certos tipos de câncer e colite ulcerativa.

Entretanto a coloração vermelho intensa da língua também pode ser um sinal que houve um aumento da temperatura corporal ,ou seja, febre.  A febre normalmente é um indicio de um processo infeccioso em andamento e portanto é importante que a pessoa com a língua nesta coloração procure orientação de um especialista da área médica a fim de realizar o exames e ter um diagnóstico correto.

Língua Preta

Língua preta

A língua quando adquiri manchas pretas pode ser por várias razões. Normalmente a má higiene somados ao uso de alguns medicamentos ou o tabagismo podem ocasionar manchas pretas na língua.

Junto com a mudança de cor existe também a sensação de pelos na língua devido ao ressecamento e alongamento das papilas gustativas. A cor preta e a alteração da sensibilidade é devido ao acumulo de fungos e bactérias na superfície da língua, além de excesso de pele morta.

Entretanto, independente das razões do surgimento da língua preta, é fundamental que o individuo procure um clinico ou um dentista, pois será necessário descobrir as causas do problema e o uso do medicamento correto para solucionar.

Crédito de imagem: Bing images

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

Comentários
Carregando...