A origem da água salgada do mar

Os oceanos fascinam as pessoas não só por sua imensidão e beleza, mas também por seus mistérios. Por exemplo,como as suas águas se tornaram salinas? A origem da água salgada do mar vem de quinhentos milhões de anos de matéria orgânica trazidos pelos rios, da erosão dos ventos e das chuvas nas rochas e na terra. E o mais incrível, sempre na proporção de trinta e cinco partes de sal para um mil partes de água.

A Origem da Água salgada do Mar

Ao longo de milhares de anos a chuva penetra na terra dissolvendo seus elementos que são transportados para os oceanos através dos rios. Os ventos também auxiliam no processo realizando a erosão das rochas cheias de minerais, além disso exitem os vulcões submarinos e os Gêiseres que saturam o fundo do solo oceânico com substancias químicas e inúmeros minerais, entre eles o cloreto de sódio ou o popular sal de cozinha.

 O equilíbrio entre o sal e a água nos oceanos

A concentração de sal no mar  costuma ser de 85% mas pode variar dependendo da estação e do lugar. Regiões de muita chuva e que recebem altas concentrações de água dos rios são menos salgadas, porém nas regiões polares, no período de inverno, ocorre formação de geleiras reduzindo o nível de água doce e aumentando a concentração de sal no mar. Além disso, os animais marinhos também auxiliam  no processo de equilíbrio pois existem outros minerais e matéria orgânica no oceano. Os corais, moluscos e crustáceos absorvem cálcio para seus exoesqueletos e conchas, as algas diatomáceas consomem sílica e as bactérias junto com outros animais consomem matéria orgânica.

As Águas Mais Salgadas do Mundo

As águas mais salgadas ficam no Golfo Pérsico e no Mar Vermelho onde a evaporação é muito alta. O Mar Morto tem as águas mais salgadas do mundo porque a sua costa é o lugar mais seco e mais baixo do planeta e a água só sai por evaporação, assim a camada superficial da água fica trinta por cento mais salina, permitindo que as pessoas flutuem como se estivessem usando uma bóia porque a densidade da água aumenta com a quantidade de sal.

E só para lembrar: O Mar Morto é um lago. Um grande lago de água salgada, lindo e tão misterioso quanto os oceanos e que vale a pena conhecer.

 

 

Comentários
Carregando...