Ácido hialurônico, o que é isso? conheça o produto queridinho dos cosméticos modernos.

O ácido hialurônico é o produto queridinho da vez na indústria dos cosméticos que, com base nesta substância, promete lábios cheios e pele sem rugas! Mas você sabe o que é o ácido hialurônico? E será que ele faz o que a indústria promete? Venha descobrir

Ácido hialurônico, o que é isso?

cells 1872666 640

Antes de mais nada é preciso explicar que apesar de ser chamado de ácido, este ativo não é exatamente isso, mas um composto formado por outras substâncias, tornando-o um biopolímero, presente naturalmente no organismo de todos os animais e seres humanos, sendo assim, degradado da mesma forma.

Tanto que o ácido hialurônico possui um papel importante na saúde das articulações, dos órgãos internos, dos olhos e da pele onde é encontrado em maior quantidade, cerca de 56% do total.

Entretanto com o passar dos anos, as pessoas param de produzir este biopolímero e então as rugas e outras complicações naturais do envelhecimento começam a aparecer. Por exemplo: dores articulares, ressecamento ocular e flacidez na pele.

Isso acontece porque o ácido hialurônico, devido a sua textura viscosa, atua como um poderoso hidratante, retendo a quantidade de água e colágeno necessários para manter a pele tonificada e elástica, as articulações lubrificadas e os olhos saudáveis.

Além disso o ácido hialurônico também tem papel importante na proliferação e regeneração de tecidos, como os que compõe ossos e músculos. Mas então de onde vem o produto usado nos cosméticos?

Você também pode se interessar por:

O ácido hialurônico dos cosméticos

oil 4262839 640

Apesar de ser uma substância naturalmente produzida tanto pelo organismo humano como de animais, os pesquisadores descobriram que o ácido hialurônico também pode ser obtido a partir da fermentação de certas bactérias, como a Streptococcus, geralmente encontrada na pele humana.

Mas antes é preciso deixar claro que a presença da bacteria não é algo nocivo, pois ela faz parte da flora natural da pele saudavel.

Contudo a descoberta de que é possível obter o ácido hialurônico a partir destes microorganismos foi de grande importância, pois assim o ativo pode ser produzido em larga escala como necessita a indústria.

E, ainda por cima, a substância oriunda das bactérias não causam alergias em seres humanos por não possuir proteínas animais, tornando viável o uso de cosméticos com o ativo por todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis e delicadas.

Entretanto os cosméticos usam dois tipos diferentes do acido hialurônico dependendo do objetivo a ser alcançado durante o tratamento. Ou seja, ácido hialurônico com peso molecular maior forma uma camada protetora na pele, impedindo a perda da hidratação já existente.

Porém se a pessoa não beber água regularmente, o produto não terá um resultado significativo, tornado necessário uma mudança de hábitos orientados por um profissional, para que o cosmético com este tipo de ácido hialurônico tenha melhor efeito na pele.

 Agora o segundo tipo de ácido hialurônico tem peso molecular menor, isso permite que o ativo penetre na pele, aumentando a hidratação das camadas mais profundas do tecido e, consequentemente, reduzindo rugas, marcas de expressão e rejuvenescendo o rosto

 Mas vale a pena lembrar que neste segundo caso o processo é mais demorado, exigindo que o cosmético seja aplicado diariamente por um certo período para que o indivíduo note a diferença, geralmente algumas semanas.

Cosméticos modernos

lipstick 4743984 640

Atualmente a indústria da beleza tem lançado inúmeros cosméticos que prometem fazer milagres e, alguns deles, realmente ajudam muito a prevenir e reduzir as marcas de envelhecimento da pele devido a presença do ácido hialurônico.

Porém é fundamental selecionar os cosméticos com cuidado para adquirir produtos com qualidade certificada pelos órgãos reguladores.

Afinal o que mais existe no mercado são produtos falsificados que chamam a atenção pelo baixo custo, mas que infelizmente podem causar prejuízos a saúde como alergias e até queimaduras na pele.

Entretanto não há motivos para gastar fortunas pois existem produtos excelentes com valor justo. Aliás cosméticos de qualidade realmente são produzidos com alta tecnologia e sem fazer testes em animais, item fundamental atualmente.

Então escolha o item que mais combina com você, seja na forma de cremes, batons, bases ou até protetores solar e cuide-se com carinho.

O ácido hialurônico presente nestes produtos modernos devolve a firmeza, a hidratação perdida com o tempo e alguns inclusive preenchem pequenas rugas e marcas de expressão, rejuvenescendo a pele gradualmente.

Mas se você nunca adquiriu cosméticos com o ativo e não tem certeza de qual comprar, uma boa dica é adquirir produtos que contenham ambos os tipos de ácido hialurônico na sua composição mais vitamina C, tudo no mesmo cosmético.

As marcas de qualidade possuem descritos na embalagem todos os ativos presentes no produto e, se ainda restarem dúvidas entre em contato com especialistas em cosmetologia ou mesmo um dermatologista.

 Afinal nada como as orientações de um profissional que saberá indicar qual o melhor cosmético a ser usado para que atinja seus objetivos.

Comentários
Carregando...