A Água com gás faz bem ou não? Conheça seus mitos e verdades

Quem nunca escutou que água com gás faz mal a saúde, que provoca o surgimento de celulite ou que não hidrata o corpo como a água comum? Por causa destas e muitas outras dúvidas resolvemos desvendar os mitos e verdades da água com gás.

O que é a água com gás?

agua com gas bebida


A água com gás contém CO2 na sua composição e por isso tem as bolhinhas como os refrigerantes.

Quando gaseificada naturalmente, a quantidade de bolhas é bem mais leve do que a industrializada.

Entretanto este tipo de água só é encontrada em países onde existem vulcões ou em locais onde o solo esteve em contato com o magma, transferindo o gás carbônico para a água.

Geralmente a água gaseificada naturalmente é encontrada na Europa em países como Itália e França, mas nem sempre a quantidade de CO2 presente é alta o suficiente para agradar ao paladar, então em muitos casos é necessário adicionar mais gás de maneira artificial.

Contudo no Brasil, a água com gás é produzida de forma industrial onde o CO2 é adicionado ao liquido sob pressão da mesma forma que aos refrigerantes.

Porém este processo, assim como o natural, não causam danos a saúde pois o corpo elimina o CO2 completamente.

A água com gás não hidrata

water 3853492 1920

Este é o mito mais comum sobre a água com gás, pois assim como a água comum, ela hidrata da mesma forma.

Além disso, segundo a nutricionista Tatiana Zanin, possui os mesmos nutrientes que a água não gaseificada como potássio, cálcio e magnésio.

Contudo, ainda conforme a especialista, a água gaseificada, seja de forma natural ou industrial, apesar de fazer bem a saúde, algumas pessoas devem ficar atentas ao rotulo das garrafas.

A causa está na quantidade de sódio presente nas fontes onde o liquido é recolhido para ser engarrafado.

Ou seja, pessoas com pressão alta e outras enfermidades para as quais o sal (sódio) é prejudicial, devem olhar os rótulos e optar por marcas com baixa quantidade de sódio.

Você também pode se interessar por:

A água com gás faz bem?

bebendo agua

Certamente esta é uma verdade. Além de hidratar o organismo e não haver contra indicações para gravidas, lactantes, diabéticos nem cardiacos.

A água com gás trás outro beneficio ao corpo pois limpa o paladar, tornando o sabor dos alimentos mais intensos.

Isto ocorre porque a água com gás estimula as papilas gustativas, pequenos órgãos presentes na língua responsáveis pelo sentido do paladar, nos permitindo conhecer os sabores dos alimentos como salgados, doces, azedos e amargos.

Desta forma, pode-se dizer que a água com gás limpa o paladar fazendo com que os alimentos pareçam ainda mais saborosos.

Aliás, outro beneficio à saúde relacionado ao consumo de água com gás e a água comum é a redução dos problemas intestinais como a constipação.

A ingestão de aproximadamente 2 litros de água por dia permite uma melhora significativa no funcionamento dos intestinos, reduzindo a constipação.

Além disso existe um estudo onde foi demonstrado que a água gaseificada reduz a constipação em pacientes idosos vitimas de acidente cerebral vascular.

Aliada na hora da dieta

bunch of grapes 210619 1920

Fazer dieta não é uma tarefa facil para a maioria das pessoas, mas a água com gás pode ser uma grande aliada nesta hora.

De fato, a água gaseificada no estomago aumenta a sensação de saciedade fazendo com que se coma em menor quantidade.

Além disso, uma dica excelente para emagrecer é tomar água com gás com rodelas de limão ou laranja, ou com um pouco de suco destas frutas, pois substitui o refrigerante perfeitamente.

Afinal, o refrigerante tem alto teor de açúcar e corantes, muito prejudiciais a saúde. E para quem está fazendo reeducação alimentar, retirar esta fonte de calorias da dieta acelera no processo de emagrecimento.

Então, independente se água com gás ou água comum, o importante é manter o corpo hidratado.

Primordialmente o corpo humano é composto principalmente por água, ela está presente no sangue, nas articulações, saliva e nas lágrimas.

Além disso a pele para se manter jovem e com aparência saudável precisa estar hidratada. Se achar que não está ingerindo água o suficiente, procure um médico ou um nutricionista e tire suas dúvidas.

Créditos de imagem: Pixabay e Bing Images

Comentários
Carregando...