Álcool Gel Caseiro para Prevenir contra o Corona Vírus

Atualmente com a ameaça de vários agentes patogênicos a nossa volta como Corona vírus e H1N1, o melhor que se pode fazer é a prevenção e o álcool gel é pratico e eficaz. Porém este produto está com o preço elevado nas farmácias e até mesmo em falta em alguns lugares.

Desta forma, fazer seu próprio produto em casa e ainda poder potencializar suas propriedades antissépticas com quatro óleos essenciais, comprovadamente, potentes contra agentes patogênicos e ainda deixar um aroma agradável nas mãos, vale a pena.

Óleos Essenciais e suas Propriedades

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são estudados pelos cientistas a bastante tempo e confirmam a presença de substancias curativas e antissépticas capazes de matar bactérias dos mais variados tipos, fungos e ainda ter o  poder antiinflamatório e analgésico na sua composição.

Além disso podem vir a ser uma alternativa natural aos antibióticos, em certos tratamentos como sinusites, infecções do trato respiratório, digestivo e infecções por bactérias diversas.

A forma correta de usar a maioria dos óleos essenciais é pingar uma ou duas gotas em uma substancia de diluição como água ou soro fisiológico se for inalar as propriedades do produto num difusor ou mesmo em um nebulizador. Para usar na pele, deve se misturar o óleo da sua escolha em uma substancia carregadora como álcool gel, outro óleo próprio para a pele ou mesmo um creme neutro.

Os 4 Óleos Essenciais Antissépticos Mais Potentes

óleos essenciais antissepticos

Óleo de Capim-Limão

Considerado o óleo essencial mais potente contra bactérias variadas pois tem o poder de inibir o crescimento delas no organismo, seja na pele ou internamente, pois tem substancias cítricas e limoneno na sua composição, excelente para desintoxicação alimentar. Além disso, possui qualidades calmantes que aliviam dores de cabeça e musculares. Este óleo  só pode ser usado duas gotas diluídas no difusor ou nebulizador e na pele através de um emoliente.

Óleo de Tea Tree ou Meleleuca

A Meleleuca uma planta de origem australiana, a muito tempo é usada pelos nativos do país  como antisséptico natural. O óleos é proveniente das folhas da árvore  que eram maceradas e aplicadas diretamente sobre a lesão de pele, queimaduras e cortes com um resultado excelente, evitando infecções e acelerando o processo de cura.. Desta forma é um dos poucos óleos essenciais que podem ser usados diretamente na pele, sem precisar de diluição. Além disso,é um excelente remédio natural na ajuda contra acne, psoríase, verrugas e eczemas.

Arthur Penfold químico australiano  que estudou as propriedades do óleo de meleluca, entre outro óleos essenciais de plantas australianas, publicou artigos ainda na época de 1960 confirmando as propriedades antissépticas da planta.  principalmente do óleo que os aborígenes extraiam esmagando as folhas e passando o conteúdo dela diretamente sobre lesões.

Assim sendo, em virtude do potencial da planta, foram feito novos estudos científicos em 2004 e pode ser observado que o poder antisséptico da meleleuca era ainda maior, sendo muito mais eficaz no tratamento de feridas e infecções por Staphylococcus aureus resistente a meticilina.

Além disso, quando nebulizado, auxilia no tratamento de dores de cabeça e vias respiratórias obstruídas por combater bactérias das vias respiratórias. Possui propriedades antifúngicas sendo muito bom no tratamento para tratar infecções causadas por fungos na pele e nas unhas.

Óleo Essencial de Canela

Os pesquisadores do Instituto indiano Loyola College Entomology Research Institute em 2006, provou que o óleo de canela é muito eficaz contra diversas as bactérias nocivas ao organismo como a Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Bacillus Subtillis, Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella pneumoniae.

Além disso, um estudo publicado no Journal of Contemporary Dental Practice, afirmou que o óleo de canela era muito eficaz contra a bactéria Enterococcus faecalis planctônico,sendo muito útil no tratamento para desinfecção de canal dentário, para isso basta colocar algumas gota no creme dental . Todavia para esterilizar em 99% um ambiente contra bactérias e fungos basta colocar num difusor algumas gotas de óleo de canela, meleleuca e capim limão, esta mistura acaba matando 99% das bactérias presentes no ar em apenas poucos minutos, segundo os estudos indianos.

Óleo de Tomilho

Nos EUA, no estado do Tenesse, foram realizadas pesquisas pelo departamento de Ciências e Tecnologia de Alimentos da Universidade do Tenesse a repeito das propriedades curativas do óleo essencial de tomilho. Os resultados considerados surpreendentes foram publicadas no International Journal of Food Microbiology.

Então, se concluiu que o óleo possui propriedades bactericidas, antiespasmódico e antisséptico de modo geral. Além disso, os estudos indicaram que nanoemulsões com óleo de tomilho é ótimo na preservação de alimentos principalmente contra bactérias nocivas contidas no leite e contra a salmonela, normalmente encontrada na gema do ovo crua.

Desta forma, novos estudos da Universidade de Babol no Irã, mostraram que o óleo essencial de tomilho quando usado algumas gotas em um difusor ou diluídos em água quente e inaladas suas propriedades curativas, como sua função antiespasmódica, atua contra cólicas menstruais de forma tão ou mais eficiente do que um comprimido de ibuprofeno e sem os efeitos colaterais da medicação. Aliás ainda reduz infecções das vias respiratórias, combatendo resfriados, gripes e  na redução da fadiga.

Você também pode se interessar por:

 

Álcool Gel Caseiro com 4 Óleos Essenciais Antissépticos

Álcool gel com óleos

Então quando não for possível lavar as a mãos, o álcool gel atua na higienização das mãos e na prevenção contra agentes patogênicos,principalmente vírus e bactérias. O álcool em gel é a solução mais adequada pois ser levado para qualquer lugar.

Antes de mais nada a receita para fazer álcool gel caseiro é simples e barata. Os ingredientes são encontrados em qualquer farmácia e até alguns supermercados. Assim é só misturar na proporção 2/3 de xícara de álcool isopropílico 90% para 1/3 de xícara de Aloe vera em gel puro, e por fim adicionar dez gotas de um dos 4 óleos essenciais antissépticos, que vão potencializar a ação bactericida do produto.

Embora o álcool isopropílico 90% seja o ideal, é importante lembrar que quanto maior a porcentagem, maior a eficiência contra os germes. Além disso, o gel puro de aloe vera é indicado porque é um excelente cicatrizante, anti-inflamatório, regenerador celular e atua na suavização de manchas da pele, além de dar a consistência de gel a solução.

Como resultado, o álcool gel caseiro tem durabilidade de seis meses e deve ser armazenado num frasco de vidro escuro, longe da luz do sol e do calor. O melhor é colocar em recipientes pequenos que possam ser carregado na bolsa e nas mochilas dos pequenos, para que toda a família tenha acesso ao produto, deixando todos protegidos. De acordo com o professor e naturopata Daniel Alan Costa “receitas simples e caseiras podem fazer a diferença para ajudar na prevenção de doenças por vírus, dentro e fora de casa.”

 

Créditos de imagem: Pxhere

Comentários
Carregando...