Alimentos que devemos ter em caso de quarentena do Covid-19

O coronavírus se tornou uma pandemia mundial, mas a pior pandemia ainda está só começando e se chama pânico. Existe uma diferença grande entre prudencia e medo antes de se tomar medidas drásticas. Inegavelmente a informação é sempre o melhor remédio contra o medo, assim vale a pena saber quais alimentos devemos ter em caso de quarentena do Covid-19.

Entretanto, sim, deve-se ter comida e suprimentos suficientes,incluindo medicamentos e produtos de higiene em mãos para durar algumas semanas em caso de quarentena. Porém é fundamental fazer a diferença entre compras em pânico e estar preparado. Não há necessidade de estocar papel higiênico ,por exemplo, ou comprar galões de álcool gel e esquecer de ter sabonete em casa para o essencial que é lavar as mãos.

No Brasil são cerca de 200 casos confirmados segundo o ministério da saúde desde a chegada do covid-19 ao país em fevereiro, através de um idoso de 61 anos,infectado na Itália direto para São Paulo.

Desta forma, no intuito de tornar a vida mais pratica caso haja uma quarentena segue abaixo uma dica de lista dos melhores alimentos para se ter armazenados em casa pois sua durabilidade é extensa.

Alimentos que podem ser armazenados por longo período

Açúcar e Sal

Necessários na produção de outros alimentos como pães, bolos e refeições. Além disso, podem ser guardados por longos períodos.

Grãos: arroz e feijão

Inegavelmente o feijão e arroz são uma combinação rica em nutrientes, pois são fontes de vitaminas B, proteína e minerais como ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco e cobre. Desta forma são Alimentos completos e atendem grande parte das necessidades nutricionais de uma pessoa por isso devem fazer parte dos itens armazenados. Além destes, existem outras opções de grãos que podem ser guardados como ervilhas, lentilhas e milho.

Cereais

Primeiramente é possível estocar aveia, soja, farinha de trigo e farinha de milho pois demoram a perecer, se bem condicionados. Os cereais são importantes alimentos pois deles podem ser produzidos outros como mingaus, pães, massas, bolachas e bolos.

Massas

Esses alimentos são ricos em carboidratos e se consegue armazená-los por vários meses, além de  serem versáteis, pois podem ser consumidos com carnes de vários tipos , vegetais e legumes na forma de sopas e cremes.

Enlatados e embalagens Tetrapack

Eventualmente alguns destes alimentos podem não ser muito saborosos, mas possuem longo prazo de validade, Por exemplo sardinha, atum, salsichas, milho e ervilha em lata. Além de leite e molhos em caixinha para massas. Estas embalagens são fáceis de serem armazenadas e garantem a conservação dos alimentos por cerca de 2 anos.

Conservas

Semelhantemente aos enlatados, esta é outra versão de alimentos com prazo de validade longo. A vantagem destes alimentos está na sua variedade. Desta forma é possível ter vegetais e proteínas em conserva. Por exemplo: ovos, azeitonas, pepinos, cebolas, beterrabas entre outros.

Congelados

Para aqueles que possuem um bom freezer em casa, tem a opção de comprar carnes e legumes congelados para serem consumidos no período de quarentena. Vale lembrar que o importante é adquirir alimentos versáteis que possam ser consumidos tanto com grãos quanto com massas ou sozinhos e de preço acessível, pois a quantidade poderá ser um pouco maior do que a comprada usualmente.

Água

Uma pessoa consome em média 2l por dia. A princípio as chances de faltar água são quase nulas, mas ela também pode ser armazenada em garrafas pets, garrafões de 5 litros ou mesmo de 20 litros. Basta colocar uma colherinha de cloro para cada 2 litros de água.

É importante fechar bem o recipiente para que a água não seja contaminada por nenhum tipo de sujeira como poeira ou insetos. Além disso é possível ir trocando a água armazenada em garrafas a cada seis meses ou um ano. O local de armazenamento deve ser fresco e protegido da luz solar e calor.

Você também pode se interessar por:

Itens de higiene pessoal

No entanto,ao mesmo tempo que é interessante se precaver com a dispensa de alimentos, vale lembrar que não adianta estar com a dispensa bem completa se faltar um item de extrema importância contra o covid-19: o sabonete.

Inegavelmente produtos de limpeza também devem ser adquiridos, pois a melhor forma de proteção é a higiene pessoal, principalmente das mãos. Álcool líquido 70%, cloro e desinfetantes. Além disso o vinagre também pode ser usado na higienização de banheiros e cozinha por ser antisséptico e para algumas pessoas com sensibilidade ao cheiro do cloro, esta é uma opção mais saudável.

Crédito de imagem: Maristela Rosolen

Comentários
Carregando...