As Festas de Ano Novo no Mundo e suas tradições

Na noite em que se festeja o Ano Novo também se comemora o fim de um ciclo e o princípio de outro, juntamente com o calendário. Entretanto não são em todos os povos e culturas que o ano novo inicia em primeiro de janeiro. Saiba um pouco sobre as comemorações de Ano Novo pelo mundo.  

A passagem dos anos antes do calendário

phase of the moon 4969110 1920

Antes da invenção dos calendários, a passagem dos anos era definida pelos solstícios de verão ou de inverno, ou seja, pela passagem das estações.

 Quando uma estação se repetia, um novo ciclo ou ano tinha se passado e um outro recomeçava.

 Por isso quando nossos avós questionavam “quantas primaveras” estávamos fazendo é o mesmo que perguntar quantos anos de vida comemoramos.

As estações do ano e os ciclos da natureza como as fases da lua, as cheias dos rios ou a migração das aves, ensinaram nossos ancestrais sobre a passagem do tempo e foram a base dos primeiros calendários para povos como os Sumérios e os egipcios.

Atualmente o calendário é baseado nos ciclos solares para contar a passagem dos anos, principalmente para os povos ocidentais. Mas para os povos orientais essa contagem pode ser um pouco diferente.

No ocidente, no dia 31 de dezembro, para os povos ocidentais é vespera de ano novo e comemoramos o inicio de um novo calendário em primeiro de janeiro.

Essa tradição foi iniciada no século VI em Roma quando monge chamado Dionísio definiu que a contagem dos anos deveria ser iniciada por um acontecimento importante para a humanidade.

Assim por ser Cristão considerou como ano 1 o nascimento de Jesus Cristo, mas somente em 1582 o Papa Gregório XIII oficializou este calendário que passou a ser chamado calendário Gregoriano.

As festividades de Ano novo Pelo Mundo

champagne 3483702 1920

Nas civilizações ocidentais, na noite de 31 de dezembro se iniciam as festividades de Ano Novo. A festa é carregada de simbologias, tradições e superstições.

Ainda com as decorações natalinas, porém com o branco predominando no lugar do vermelho, a noite trás algumas outras tradições.

Por exemplo comer sementes de romã e lentilhas para garantir a fartura durante o ano que se inicia.

Além disso, se estiver a beira mar, pular sete ondas usando roupas brancas e novas darão sorte.

Aliás também não pode faltar o brinde a meia noite, hora da virada do calendário e inicio de ano novo, pois felicidade e votos de sucesso nunca são demais.

Contudo se branco não agrada a alguns, então por que não usar a cor vermelha para atrair um novo amor ou amarelo para melhorar a situação financeira? Estas superstições fazem parte da mágica da festa e tornam tudo mais colorido.

Mas e para os povos orientais, cujas crenças são diferentes e em muitos casos as datas comemorativas também, como é a festa de ano novo?

Você também pode se interessar por:

 Ano Novo Chinês

chinese new year 2214734 640

O ano novo chinês é regido pelo calendário lunissolar e portanto é comemorado numa data diferente da escolhida pelos povos ocidentais.

No calendário lunissolar é levado em conta tanto a posição do sol quanto as fases da lua sendo formado por ciclos de 12 anos. Aliás cada ano corresponde a um representante especifico do horoscopo chinês .

Curiosamente os signos do horoscopo chinês é representado por 12 animais que teriam atendido ao pedido de Buda. Assim cada animal rege um ano inteiro e não um mês como na astrologia ocidental.

A festa de ano novo chinês é em fevereiro e 2021 será regido pelo Boi, enquanto que 2020 foi o ano do rato.

Entretanto no que se refere a tradições e superstições os povos orientais são riquíssimos.

Para os chineses a cor vermelhas é usada em abundancia nas roupas, decorações e pinturas faciais pois traz boa sorte e afugenta os mal espíritos.

Da mesma forma envelopes vermelhos são trocados entre pais e filhos e entre casais com dinheiro dentro.

Sendo que o valor tem que ser par para trazer sorte, enquanto que valores ímpares são ofertados nos funerais para a família do falecido.

Além disso música, decoração com flores e fogos de artificio fazem parte das comemorações, assim como apresentações de peças teatrais.

Aliás as casas são ornadas com o carácter chinês chamado , símbolo designado para benção ou felicidade no idioma.

Surpreendentemente nem as flores escapam dos simbolismos. Por exemplo a flor da ameixa significa fortuna e sorte, enquanto que o narciso traz prosperidade e o girassol desejos de bom ano.

Embora as cores e decorações chamem a atenção, a comida ofertada, geralmente doces, também são importantes.

Bolinhos recheados com feijão azuki doce ou creme de baunilha, assim como rolinhos primavera recheados com molho agridoce e vegetais, são ofertados em bancas de comida iluminadas por lanternas coloridas. O conjunto de pessoas, roupas, musicas e decorações são impressionantes.

Noruz

iranian new year 483778 640

Noruz ou Norroz significa “Dia Novo” é o ano novo persa, muito tradicional, comemorado na Ásia Central a pelo menos 3.000 anos.

A data comemora a renovação da natureza por isso ocorre no primeiro dia da primavera, no momento exato do equinócio de primavera, normalmente entre 20 e 22 de março, de acordo com o calendário ocidental.

Inegavelmente o Noruz está fortemente enraizada nos rituais e tradições dos povos da Ásia Central como os Iranianos, Turcos, Indus, Afegãos e muitos outros.

Tanto que o dia 21 de março foi instituído como o Dia Internacional do Noruz pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Aliás este feriado também foi inscrito na Relação Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade como tradição cultural que promove valores de paz, solidariedade, reconciliação e amizade entre famílias e entre diferentes povos.

Assim uma das tradições mais marcantes da festa é a reunião de familiares e amigos em torno de uma mesa decorada com itens cheios de significados especiais como prosperidade, luz, vida e pureza.

Além disso as pessoas usam roupas novas, coloridas, e visitam parentes, vizinhos, principalmente idosos. Também são feitos e ofertados presentes para as crianças.

Surpreendentemente as festividades abrangem de tudo, desde modalidades esportivas envolvendo água e fogo até música e dança de rua.

Aliás os pratos tradicionais como pastéis doces de nozes, omelete com ervas e arroz com carne e vegetais cozidos em folhas de videira, fazem parte da culinária do Noruz.

Então independente de onde esteja, das crenças e origens a que pertença, o ano novo é uma data que simboliza recomeços, desejos de mudanças e um momento onde familiares e amigos estão reunidos para celebrar a vida, a saúde e prosperidade.

Portanto celebre, brinde as coisas boas que estão por vir e agradeça pelos momentos passados, pois tudo serve como aprendizado.

Comentários
Carregando...