Descoberto anticoagulante promissor no combate a COVID-19
O anticoagulante heparina é o mais novo medicamento utilizado no combate ao novo coronavírus da China.
Pesquisadores da Inglaterra, Itália e do Brasil, realizaram um estudo que apontou que o medicamento heparina, utilizado como anticoagulante, pode ser o mais novo e eficaz tratamento contra a infecção do coronavírus.
Segundo o portal G1, apesar de o coronavírus atacar todo o corpo, ele tende a se concentrar no sistema respiratório, podendo ter uma intensa inflamação pulmonar nos estados mais graves da doença, o que pode levar o paciente a óbito.
Os testes com o anticoagulante
O tratamento com o anticoagulante heparina, tende a dificultar os distúrbios de coagulação que afetam os pulmões e prejudicam a respiração do paciente, além disso, foi percebido que o anticoagulante foi capaz de deter a infecção de novas células pelo vírus.
O teste, realizado em laboratório a partir de células de um macaco da espécie Cercopithecus aethiops, foi capaz de reduzir em 70% a infecção de novas células com o uso do anticoagulante heparina.
Helena Bonciani Nader, biomédica da Unifesp e coordenadora do estudo no Brasil, afirma em entrevista para a Fapesp, que existiam indícios de que a heparina era capaz de prevenir infecções virais, porém, não se tinham muitas evidências até os ensaios em laboratório, aonde comprovaram sua eficácia.
Já o Hospital Sírio-Libânes realizou testes preliminares com o anticoagulante heparina em 30 pacientes infectados com o Sar-Cov-2 (novo coronavírus). A pesquisadora Elnara Marcia Negri, explica “que o vírus entra pelo epitélio respiratório, agride-o e deixa os brônquios e os alvéolos com a membrana exposta, criando algo parecido com um machucado.” Dessa forma, o corpo passa a querer estancar a ferida, coagulando o sangue, porém, sem resolver o problema.
Você também pode gostar:
- O plasma de pacientes curados do Covid-19 pode salvar vidas
- 15 máscaras estilosas para você se proteger e arrasar durante a pandemia
Os resultados da pesquisa foram promissores com os pacientes que estavam em estado mais grave. A ideia é continuar a pesquisa, com mais pacientes e em outros hospitais, para ter certeza da eficácia da medicação, além de também criar um protocolo de uso do anticoagulante no tratamento de pacientes com a covid-19.
Não use o medicamento sem orientação médica
O uso de medicamentos sem prescrição e o acompanhamento de seu médico pode ser extremamente prejudicial a sua saúde. A utilização de anticoagulantes pode causar efeitos capazes de colocar sua vida em risco. É muito importante que o uso desta medicação seja feito somente em ambiente hospitalar, com orientação e acompanhamento de profissionais.
Então, gostou da matéria?
Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.