Arecibo – a mensagem que o astrônomo Carl Sagan enviou aos “extraterrestres” em 1974?

Carl Sagan foi uma figura controversa no mundo da astronomia, mas está por trás de uma das primeiras tentativas de comunicação com formas de vida extraterrestres. O que incluía sua famosa mensagem de Arecibo?

Mensagem de AreciboVamos voltar quase 50 anos no tempo até 1974, quando o astrofísico Frank Drake criou a famosa mensagem de Arecibo com a ajuda do astrônomo Carl Sagan.

A mensagem foi transmitida ao espaço durante uma cerimônia que marcou a reconstrução do radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico. Seu propósito era tanto entrar em comunicação com uma civilização extraterrestre quanto demonstrar o progresso tecnológico da humanidade.

A mensagem apresentava um sinal de rádio com frequência fixa, transportando informações básicas sobre a humanidade e o planeta Terra, sob a forma de gráficos e símbolos.

O alvo foi fixado no aglomerado globular de estrelas M13, que está localizado a uma distância de 25.000 anos-luz da Terra. A mensagem, transmitida em uma frequência de 2380 MHz, consistia em 1679 dígitos binários com um tamanho de aproximadamente 210 bytes. O número 1679 foi escolhido, por ser o produto de dois números simples, e dessa forma, o código pode ser representado de forma retangular na forma de 73 linhas e 23 colunas. A duração total da transmissão é inferior a três minutos.

Você pode ver a mensagem real de Arecibo na ilustração abaixo, mas o que as formas e figuras reais apresentam?

 

Elemento 1 – Números de 1 a 10

Primeiro Elemento

O primeiro elemento destaca os números de 1 a 10 em formato binário. No entanto, sua aparência não é claramente óbvia na forma como são descritos.

Aqui está como lê-los. Começando com os primeiros sete dígitos, você precisa ignorar a linha inferior e considerá-los como três dígitos binários que vão para baixo. Os dígitos no topo devem ser considerados os mais significativos. Quanto a 8, 9 e 10, eles têm uma coluna adicional além da primeira original.

 

Elemento 2 – DNA

DNA

A segunda seção, apresenta os números 1, 6, 7, 8 e 15. Esses são os números atômicos do hidrogênio (H), carbono (C), nitrogênio (N), oxigênio (O) e fósforo (P), os componentes do nosso DNA.

 

Elemento 3 – Nucleotídeos

Nucleotídeos

Os nucleotídeos são a unidade básica de DNA e RNA. Aqui, eles são descritos como sequências dos cinco átomos que aparecem na linha anterior. Esta sequência representa a forma molecular dos nucleotídeos incluídos no DNA.

 

Elemento 4 – DNA dupla hélice

Dupla Hélice

A quarta imagem mostra que a estrutura do nosso DNA é uma dupla hélice. Se assumirmos que os alienígenas têm um prelúdio para a química semelhante ao nosso, este esquema confirmaria a interpretação do composto molecular. O conhecimento das formas moleculares do aglomerado espiral seria útil para reduzir a incerteza no aglomerado do componente.

 

Elemento 5 – Humano

Humanos

Esta linha de figuras inclui três elementos. O primeiro no centro é um humano ou todo o corpo humano. O elemento visto à esquerda apresenta a altura média dos homens nos EUA em 1974 – aproximadamente 1,75 m.

À direita, você pode ver uma apresentação da população aproximada da Terra em 1974, cerca de 4,3 bilhões de pessoas. Para torná-lo mais compreensível, os dados são orientados não verticalmente, mas horizontalmente.

Você pode se interessar:

 

Elemento 6 – Planetas

Sistema Solar

A seguir está uma representação do nosso Sistema Solar, apresentando o Sol e os planetas em ordem de distância: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão (no momento da emissão, Plutão ainda era considerado um planeta).

A Terra é o terceiro planeta e, portanto, foi movido para cima. Além disso, a figura humana é mostrada exatamente acima da Terra. Este esquema fornece uma representação geral insignificante do tamanho de qualquer planeta no sistema solar e do sol.

 

Elemento 7 – Radiotelescópio de Arecibo

Radiotelescópio

A última parte retrata o radiotelescópio Arecibo, em forma de placa reversível, como fonte da mensagem cósmica. O último conjunto de símbolos (coloridos em azul e branco) dá o diâmetro do rádio de Arecibo.

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

Crédito imagem: pixabay

Comentários
Carregando...