Carl Sagan foi uma figura controversa no mundo da astronomia, mas está por trás de uma das primeiras tentativas de comunicação com formas de vida extraterrestres. O que incluía sua famosa mensagem de Arecibo?
A mensagem foi transmitida ao espaço durante uma cerimônia que marcou a reconstrução do radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico. Seu propósito era tanto entrar em comunicação com uma civilização extraterrestre quanto demonstrar o progresso tecnológico da humanidade.
A mensagem apresentava um sinal de rádio com frequência fixa, transportando informações básicas sobre a humanidade e o planeta Terra, sob a forma de gráficos e símbolos.
O alvo foi fixado no aglomerado globular de estrelas M13, que está localizado a uma distância de 25.000 anos-luz da Terra. A mensagem, transmitida em uma frequência de 2380 MHz, consistia em 1679 dígitos binários com um tamanho de aproximadamente 210 bytes. O número 1679 foi escolhido, por ser o produto de dois números simples, e dessa forma, o código pode ser representado de forma retangular na forma de 73 linhas e 23 colunas. A duração total da transmissão é inferior a três minutos.
Você pode ver a mensagem real de Arecibo na ilustração abaixo, mas o que as formas e figuras reais apresentam?
Elemento 1 – Números de 1 a 10
O primeiro elemento destaca os números de 1 a 10 em formato binário. No entanto, sua aparência não é claramente óbvia na forma como são descritos.
Aqui está como lê-los. Começando com os primeiros sete dígitos, você precisa ignorar a linha inferior e considerá-los como três dígitos binários que vão para baixo. Os dígitos no topo devem ser considerados os mais significativos. Quanto a 8, 9 e 10, eles têm uma coluna adicional além da primeira original.
Elemento 2 – DNA
A segunda seção, apresenta os números 1, 6, 7, 8 e 15. Esses são os números atômicos do hidrogênio (H), carbono (C), nitrogênio (N), oxigênio (O) e fósforo (P), os componentes do nosso DNA.
Elemento 3 – Nucleotídeos
Os nucleotídeos são a unidade básica de DNA e RNA. Aqui, eles são descritos como sequências dos cinco átomos que aparecem na linha anterior. Esta sequência representa a forma molecular dos nucleotídeos incluídos no DNA.
Elemento 4 – DNA dupla hélice
A quarta imagem mostra que a estrutura do nosso DNA é uma dupla hélice. Se assumirmos que os alienígenas têm um prelúdio para a química semelhante ao nosso, este esquema confirmaria a interpretação do composto molecular. O conhecimento das formas moleculares do aglomerado espiral seria útil para reduzir a incerteza no aglomerado do componente.
Elemento 5 – Humano
Esta linha de figuras inclui três elementos. O primeiro no centro é um humano ou todo o corpo humano. O elemento visto à esquerda apresenta a altura média dos homens nos EUA em 1974 – aproximadamente 1,75 m.
À direita, você pode ver uma apresentação da população aproximada da Terra em 1974, cerca de 4,3 bilhões de pessoas. Para torná-lo mais compreensível, os dados são orientados não verticalmente, mas horizontalmente.
Você pode se interessar:
- Conheça os misteriosos monumentos de 7 mil anos encontrados na Arábia
- Porque os cheiros nos fazem reviver lembranças antigas de modo intenso?
Elemento 6 – Planetas
A seguir está uma representação do nosso Sistema Solar, apresentando o Sol e os planetas em ordem de distância: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão (no momento da emissão, Plutão ainda era considerado um planeta).
A Terra é o terceiro planeta e, portanto, foi movido para cima. Além disso, a figura humana é mostrada exatamente acima da Terra. Este esquema fornece uma representação geral insignificante do tamanho de qualquer planeta no sistema solar e do sol.
Elemento 7 – Radiotelescópio de Arecibo
A última parte retrata o radiotelescópio Arecibo, em forma de placa reversível, como fonte da mensagem cósmica. O último conjunto de símbolos (coloridos em azul e branco) dá o diâmetro do rádio de Arecibo.
Então, gostou da matéria?
Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.
Crédito imagem: pixabay