Conheça a Árvore-dinamite e seus frutos explosivos

As árvores nos fornecem sombra, frutos e o ar que respiramos, além de servir de abrigo para muitos animais. Em algumas culturas são consideradas sagradas e adoradas.

Mas existe uma árvore, que ao contrário da outras, não é amigável. Seu tronco tem espinhos afiados, sua seiva é toxica e seus frutos explodem fazendo um grande barulho. Conheça a Árvore-dinamite e se surpreenda.

Árvore-Dinamite ou Açacu

Nada é mais gostoso do que a sombra de uma árvore num dia quente de sol ou comer uma fruta colhida na hora. Porém existem espécies de árvores como a Árvore-Dinamite que tornam estes simples momentos perigosos.

A Árvore-Dinamite também chamada em outras regiões do Brasil de Açacu ou Areeiro talvez seja uma das plantas mais hostis encontradas na natureza.

tronco espinhoso

Podendo atingir até 60 metros de altura, o seu tronco de cor acinzentado é recoberto por espinhos grandes e pontiagudos, tão afiados que nem os macacos e os pássaros se animam a usá-la como refúgio.

Entretanto a Árvore-Dinamite ou Hura crepitans, tem grande capacidade de adaptação ao ambiente, principalmente nos locais com clima tropical ou de solo alagadiço.

Além disso esta espécie possui na mesma família árvores de grande valor medicinal como a erva-de-santa-luzia ou Euphorbia hirta e a aveloz ou Euphorbia tirucali .

Você também pode se interessar por:

Contudo a Árvore-Dinamite, ao contrário de de suas “primas” de valor medicinal, é bastante tóxica.

Sua seiva é tão venenosa que 6g deste material pode levar a morte um individuo ou animal de 50kg.

Assim não é a toa que possui espinhos em toda sua extensão, pois suas pontas afiadas afastam qualquer pessoa ou bicho desavisado, evitando que entrem em contato com o liquido tóxico.

A seiva da planta possui uma toxina tão eficiente que pescadores mais experientes da região pantaneira utilizam um pouco do latex na água para paralisar os peixes, facilitando a pescaria. Os índios Ipurinãs utilizam seiva na ponta das flechas para caçar com mais eficiência.

Caso um ser humano entre em contato com a seiva da árvore os sintomas variam conforme a quantidade de toxina absorvida pelo corpo. Os sinais do envenenamento são :

  • dor e inflamação das mucosas
  • conjuntivite
  • vômitos
  • diarreia
  • urticaria na pele

Inesperadamente, entretanto, a árvore ganhou fama não por seu veneno tão utilizado, mas por causa do seus frutos peculiares.

fruto

Parecidos com pequenas aboboras eles possuem uma aparência interessante, porém quando estão maduros, os frutos explodem lançando suas sementes por até 100 metros de distância.

A mini explosão é tão forte que gera um ruído alto, pegando quem não conhece de surpresa.

As utilidades da Árvore-Dinamite

Antes de mais nada nem tudo nesta árvore curiosa é tóxico, espinhoso ou explosivo. A planta pode ser um pouco hostil mas inegavelmente possui qualidades importantes.

Por exemplo a madeira da Árvore-Dinamite é bastante leve, macia quando comparada com outras, e durável, o que faz dela a matéria prima perfeita para a confecção de sapatos, móveis e até na construção civil.

Ao mesmo tempo na área da veterinária a seiva da planta apresentou resultados positivos no combate ao carrapato da espécie Boophilus microplus que ataca principalmente bovinos.

Ainda segundo estudos científicos, as folhas da árvore possuem excelente efeito vermífugo contra os nematódeos, vermes cilíndricos que costumam infectar os rebanhos de gado.

Contudo para a medicina tradicional, voltada para as pessoas, as aplicações das propriedades farmacológicas da árvore-dinamite ainda necessitam de mais estudos e testes, pois não há comprovação se é possível aplica-la no combate a parasitas humanos ou para tratar outras enfermidades devido a sua alta toxidade.

Mas ao mesmo tempo, a capacidade de adaptação da árvore ao conseguir se desenvolver em solos encharcados e pouco aerados, além da distancia que suas sementes conseguem alcançar ao serem lançadas pelas explosões dos frutos maduros, torna estas plantas ideais para serem usadas como reflorestamento.

Comentários
Carregando...