As 5 pessoas mais velhas do mundo

Embora a expectativa de vida média mundial seja de aproximadamente de 71,5 anos (68 anos e 4 meses para homens e 72 anos e 8 meses para mulheres), todas as 5 pessoas nesta lista desafiaram esses números e são consideradas super centenárias.

As pessoas mais velhas desta lista mundo são mulheres, já que as mulheres geralmente vivem mais do que os homens – além disso, as pessoas mais velhas que já viveram no mundo (com a validação do Grupo de Pesquisa em Gerontologia, que acompanha as pessoas mais velhas do mundo) foram mulheres. A pessoa mais velha desta lista é do Japão, que segundo a Organização Mundial da Saúde, tem a maior expectativa de vida do mundo.

 

Shigeyo Nakachi – 1 de fevereiro de 1905

Shigeyo Nakachi

Idade atual: 115 anos
País de Origem:  Japão
Sexo: feminino
Ocupação anterior: Professor

Não há muitas informações públicas sobre Shigeyo Nakashi, mas ela é conhecida por ser mais um dos super centenários japoneses. Nakashi completou 115 anos em 2020 e é agora a segunda pessoa viva mais velha no Japão.

Você sabia?

Shigeyo Nakachi trabalhava como professora e se aposentou quando tinha 62 anos.

 

Jeanne Bot – 14 de janeiro de 1905

Jeanne Bot

Idade atual: 115 anos
País de Origem:  França
Sexo: feminino
Ocupação Anterior: Escriturário

Jeanne Bot é a segunda pessoa mais velha da França depois de Lucile Randon, e recentemente comemorou seu 115 º aniversário. Bot nasceu em 14 de janeiro de 1905 no quartel militar de Mont-Louis, onde seu pai, Louis, era um suboficial.

Bot passou 50 anos como contador em uma garagem de carros e nunca se casou ou teve filhos. Atualmente, Bot ainda vive de forma independente em seu próprio apartamento e é ajudada por empregadas. O sobrinho de Bot, que tem 71 anos, também a visita a cada poucos dias.

 

Você sabia?

Jeanne Bot ainda está em boa forma física, mas depende da ajuda de um andador, além de alguma dificuldade para ouvir. Fora isso, Jeanne Bot não tem grandes problemas de saúde.

 

Francisca Celsa dos Santos – 22 de outubro de 1904

Francisca Celsa dos Santos

Idade atual: 115 anos
País de Origem:  Brasil
Sexo: feminino
Ocupação Anterior: Comerciante

Francisca Celsa dos Santos é hoje a pessoa mais velha do Brasil e a terceira pessoa mais velha do mundo. Trabalhou nas tarefas domésticas, vindo a trabalhar como comerciante de tecidos mais tarde. Se casou e teve seis filhos.

 

Você sabia?

Com 85 anos, foi diagnosticada com um câncer maligno e descreditada pelos médicos. Sua família a levou para casa e começou a cuidar dela apenas com remédios caseiros e ela está viva até hoje.

 

Lucile Randon – 11 de fevereiro de 1904

Lucile Randon

Idade atual: 116 anos
País de Origem:  França
Sexo: feminino
Ocupação anterior: Enfermeira; atualmente servindo como freira católica

Lucile Randon é a segunda pessoa viva reconhecida, mais velha do mundo, e a pessoa viva mais velha da França. Em fevereiro de 2020, Randon comemorou seu 116 º aniversário. Fora isso, ela é a primeira freira a completar 116 anos de idade.

Hoje, Randon é conhecida como Irmã André e atualmente atua como Vice-Reitora da Varois. Randon conta que escolheu seu nome, Irmã André, em homenagem ao irmão mais velho que cuidou dela. Embora Randon agora esteja cega e em uma cadeira de rodas, sua memória ainda é excepcionalmente nítida. Randon sobreviveu às duas guerras mundiais e lembra como os tempos difíceis estavam passando naqueles anos.

 

Você sabia?

Antes de se tornar freira em 1944, Lucile Randon foi governanta, professora e trabalhou para várias famílias durante a Primeira Guerra Mundial.

Você também pode se interessar:

 

Kane Tanaka – 2 de janeiro de 1903

Kane Tanaka

Idade atual: 117 anos
País de Origem:  Japão
Sexo: feminino
Ocupação anterior: Proprietário / trabalhador de bolo de arroz e loja de macarrão

Kane Tanaka comemorou seu 117 º aniversário e é atualmente a pessoa viva mais antiga do mundo e mais uma dos vários super centenários japoneses. Ela nasceu em 1903 e atualmente mora em uma casa de repouso na prefeitura de Fukuoka.

Tanaka se tornou a pessoa viva mais velha do mundo após a morte de Chiyo Miyako em 22 de julho de 2018. Em 2016, o sobrinho Gary Okada Funakoshi de Tanaka e sua esposa Linda visitou-a no Japão para comemorar seu 113 º aniversário. Funakoshi diz que sua tia gosta de escrever poesia e ainda se lembra da viagem dela aos Estados Unidos na década de 1970 para visitar parentes na Califórnia (os Funakoshis são da Califórnia) e no Colorado.

 

Você sabia?

Quando ela tinha 103 anos, Kane Tanaka foi diagnosticada com câncer de cólon, sobreviveu e não teve recaídas desde então.

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

Comentários
Carregando...