As misteriosas esferas de pedra: por que existem tantas delas espalhadas pelo mundo?

Os especialistas finalmente encontraram uma explicação para a existência de esferas de pedra idênticas em todo o globo?

Na segunda metade do século XX, a descoberta de misteriosas esferas de pedra, fez muito barulho na mídia. “Carruagens dos Deuses”, como foram chamadas por um dos principais divulgadores de uma visão alternativa da história da época, Erich von Daniken.

O jornalista suíço não foi o primeiro a dar voz a esta versão. Uma das primeiras descobertas modernas de esferas de pedra, foram nas florestas tropicais da Costa Rica no ano de 1930 e imediatamente levantaram questões entre a população local e pesquisadores científicos.

Esferas pequenas e grandes

Esferas pedra

Havia vestígios de processamento manual nas pedras, o que levou ao surgimento de versões sobre sua origem artificial. No entanto, era muito difícil imaginar, que a população da época na região da América Central tinha conhecimento para a produção destes artefatos.

O problema era principalmente, que o tamanho das bolas variava de alguns centímetros a três metros de diâmetro, com um peso de até 16 toneladas. Como, e mais importante, por que as culturas antigas criaram essas esferas de pedra?

Quando temos fatos que são difíceis de explicar, do ponto de vista do conhecimento e da história existentes, os especialistas costumam lidar com eles de duas maneiras: eles os negligenciam até que apareça o conjunto de conhecimentos necessários para a compreensão, ou eles tentam explicar imediatamente, propondo versões através da lógica e da imaginação.

A segunda abordagem nos estágios iniciais, frequentemente pecam com versões desnecessariamente “fantásticas” ou mesmo místicas. No entanto, ambos são válidos até que se prove o contrário.

Historiadores e arqueólogos descobriram que, ao longo dos séculos, as esferas de pedra não eram apenas de natureza estética para o povo da região, mas também tinham significado religioso. Assim, foram encontrados agrupamentos de bolas, dispostos em vários padrões. 

Sabemos que, ao longo da história, os humanos frequentemente usaram estruturas e artefatos herdados de proprietários anteriores. E, neste caso, a descoberta das “carruagens dos deuses” pelas primitivas tribos indígenas, não poderia deixar de dar origem ao seu significado de culto. No final das contas, a descoberta desses artefatos tornou-se uma sensação até mesmo para as pessoas do século XX. 

Não é surpreendente que os habitantes do México e dos países da América Central, tentassem refinar os objetos a seu próprio critério, deixando rastros nas antigas esferas. Mas afinal, quem criou essas formações incomuns?

Esferas de pedra ao redor do mundo

Pesquisas adicionais mostraram a presença de artefatos idênticos aos da Costa Rica, espalhadas por quase todas as regiões do mundo. Em todos os lugares, sem exceção, as esferas despertavam certo espanto na população local, como vestígios da presença de forças incompreensíveis para o homem que habitava suas terras. 

Portanto, em relação às “Carruagens dos Deuses” encontradas na Nova Zelândia, existe uma lenda maori que conta que os artefatos foram jogados em terra por uma enorme canoa divina.

Você também pode se interessar:

Histórias semelhantes podem ser encontradas em outras culturas. Enormes esferas foram encontradas em quase todas as regiões do mundo: nas já mencionadas América Central e do Norte, Nova Zelândia, América do Sul, Ilha de Páscoa, na Europa, Ásia e África. Eles foram encontrados até mesmo no extremo norte da Rússia.

Essa proliferação de artefatos poderia finalmente pôr fim ao debate sobre a existência de uma civilização em escala planetária. Visto que as esferas de pedra são idênticas, a civilização que poderia tê-las criado, deveriam ter algo em comum. 

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

Comentários
Carregando...