Besouro Titanus Giganteus: o assustador e raro inseto que poucos conhecem.

Table Of Contents

Para muitas pessoas os insetos são motivo de grande pavor ou nojo, mas a verdade é que estes animais são de grande importância para a natureza e geralmente, inofensivos.

Por exemplo o Besouro Titanus Giganteus, uma espécie rara de inseto supreendentemente grande, mas que apesar da aparência estranha é totalmente pacífico.

O que é Entomofobia?

vida de inseto

A pessoa Entomofobica possui um medo irracional de insetos e, em casos graves, pode deixar de sair de casa apenas para não correr o risco de encontrar com um destes animais.

Aliás essa tarefa é praticamente impossível pois nossos lares estão cercados e, secretamente, tomados por eles. Não acredita?

Quem nunca acordou de madrugada e tomou um susto com a visita inoportuna de uma barata, principalmente, no banheiro ou na cozinha? Infelizmente a grande maioria de nós.

Entretanto isto não significa má higiene dos respectivos lares, mas apenas que nos subsolos, em meio aos esgotos, estes insetos encontraram o ambiente ideal para viver.

Embora existam outros tipos de insetos como as benéficas abelhas ou as coloridas borboletas habitando nossos jardins e parques.

Não muda o fato que a vida de uma pessoa com Entomofobia é bastante complicada e merece atenção com ajuda de um especialista.

Contudo para as demais pessoas o medo de insetos vem do desconhecimento, por não saberem quais são nocivos e quais não são.

Além disso a aparência estranha ou mesmo assustadora que alguns insetos possuem dificultam a aproximação das pessoas, o que não acontece com outros tipos de animais do nosso convívio .

Você também pode se interessar por:

Vida de Inseto do Besouro Titanus Giganteus

besouro titanus

Inegavelmente este é o caso do besouro Titanus Giganteus cujo tamanho e aparência o transformam num inseto assustador, capaz de intimidar mesmo os mais corajosos.

Entretanto este incrível animal, o maior besouro conhecido do mundo, é totalmente inofensivo.

Os insetos adultos desta espécie chegam a medir cerca de 17 cm e as pinças localizadas em sua boca são tão fortes que podem partir um lápis ao meio.

Porém apesar do seu enorme tamanho e força, este besouro quando chega a fase adulta não precisa se alimentar e usa toda a sua energia apenas para o acasalamento.

Aliás o Titanus Giganteus vive apenas poucas semanas na forma de besouro, pois a maior parte da sua vida acontece no estágio larval e suas tocas são tão profundas que raramente foram vistas na natureza.

Este besouro de aparência intimidadora possui um temperamento tranquilo, só se tornando agressivo quando precisa disputar uma fêmea ou se defender dos possíveis predadores.

Além disso o besouro Titanus Giganteus tem hábitos exclusivamente noturnos e sua alimentação, enquanto larva, é basicamente madeira em decomposição.

Aliás este animal, considerado o besouro mais antigo da floresta amazônica, é nativo da mata na região da Guiana Francesa, Colômbia e norte do Brasil.

Ecoturismo X Preservação

titanus giganteus

Infelizmente existe uma indústria de ecoturismo em torno do besouro Titanus Giganteus na Guiana Francesa, onde lâmpadas de mercúrios são usadas para atrair este animal, principalmente os machos, facilitando seu avistamento pelos turistas.

Tanto que os colecionadores de insetos raros chegam a pagar por um animal desta espécie cerca de 500$ dólares.

Mas mesmo sendo contraditório, este recurso financeiro é usado na conscientização dos turistas e preservação deste pacífico gigante que pode pesar até 25 gramas.

Apesar da ironia da situação, o ecoturismo é o que garante a sobrevivência do besouro Titanus Giganteus na região.

Além disso, assegura também a preservação das arvores cuja madeira é a principal fonte de alimento para estes insetos quando na fase larval.

Comentários
Carregando...