Bolacha Maria, você sabe por que tem este nome?

A bolacha Maria sem dúvidas tem sabor de infância para muita gente e ainda faz parte dos lanchinhos das crianças, tanto no Brasil como em outros países como Australia, Espanha e Portugal. Versátil, esta bolacha vai bem com coberturas doces, salgadas ou simplesmente sem nada, mas por que deram o nome de Maria para esta bolacha? Venha descobrir.

Um casamento especial

Grand Duchess Maria Alexandrovna of Russia 1853 1920 later Princess of Great Britain Ireland Duchess of Edinburgh Furstin von Sachsen Coburg und Gotha

A tão popular bolacha Maria tem origem nobre, pois tudo teria começado em 23 de janeiro de 1874, data de um dos casamentos mais comentados do mundo.

Afinal não é sempre que um membro da família Imperial Russa, descente direta dos Romanov, a então Grã-duquesa Maria Alexandrovna se casa com um membro da família real Britânica, o quarto filho da rainha Vitória, Alfred, o Duque de Edimburgo.

Inegavelmente a festa foi marcada por muita opulência tanto na decoração como nos pratos servidos. E foi em meio a esse grande evento que a padaria Peek Freans na Inglaterra resolveu homenagear Maria Alexandrovna criando e comercializando deliciosas bolachas denominadas apenas Maria ou “Marie”.

Para isso as fez decoradas com arabescos em toda a volta e com o nome da grã-duquesa escrito na superfície, bem no centro. Além disso inovou ao fazê-las redondas numa época em que todas possuíam o formato quadrado.

Apesar de bastante simples, a bolacha Maria, feita com ingredientes básicos como essência de baunilha, farinha de trigo, açúcar de óleo de girassol, foi um sucesso. E, surpreendentemente, apesar de ter sido criada na Inglaterra foi no exterior onde o alimento ganhou fama.

Tanto que durante um dos períodos mais difíceis para a Espanha, em meio a Guerra Civil que assolou o país de 1936 a 1939, a bolacha Maria foi um dos alimentos mais produzidos na época, devido ao excedente de trigo, sendo considerada símbolo da prosperidade econômica do país.

Como resultado a bolacha era consumida de inúmeras formas, ganhando várias receitas que até hoje são muito apreciadas tanto na Espanha como no Brasil, Austrália, México, Índia, Portugal, África do sul e até a Malásia entre outros.

Você também pode se interessar por:

A Bolacha Maria atualmente

mouse pad biscoito maria maria

A bolacha Maria continua popular e um alimento muito versátil, afinal combina com geleias, mel e com coberturas salgadas como manteiga ou patês. Da mesma forma fica uma delícia na hora de acompanhar chás, cafés e até aquele suco geladinho.

Além disso é a queridinha na hora de preparar sobremesas simples, mas que agradam a todos nos almoços em família. Por exemplo tortas, bolos, alfajores e até papinhas de bebê ao serem desmanchadas no leite morno.

Entretanto, como tudo acaba tendo atualizações, a bolacha maria também ganhou seu toque de inovação ao lançar a versão com chocolate. Sim, o que já era bom ficou ainda melhor, principalmente para os aficionados por um chocolatinho.

Independente se puras ou com algum tipo de acompanhamento, as bolachas Maria de chocolate também agradaram, mas devido ao sabor, algumas misturas não combinam muito bem, principalmente os salgados como patês, por exemplo.

Sendo assim é natural que, apesar da inovação ter dado certo, o sabor tradicional ainda é o favorito, sendo o mais vendido.

Aliás outra característica das bolachas Maria é que elas possuem o mesmo nome em todos os países onde são comercializadas, por exemplo: nos países que usam a língua inglesa são chamadas de Marie, nos países de língua espanhola chama-se María, e em alguns países como a Ucrânia pode ter pequenas variações como Marya.

 Porém nada que impeça os apaixonados pelo produto de o identificarem pelo nome popular, não importando o país em que esteja. E se você deseja conhecer algumas receitas fáceis de fazer com a bolacha Maria, basta acessar aqui e bom apetite.

Créditos de imagem: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Grand_Duchess_Maria_Alexandrovna_of_Russia_(1853-1920,later_Princess_of_Great_Britain%26_Ireland,_Duchess_of_Edinburgh,_F%C3%BCrstin_von_Sachsen-Coburg_und_Gotha).jpg ; https://www.elo7.com.br/mouse-pad-biscoito-maria/dp/A2E311

Capa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_(bolacha)

Comentários
Carregando...