As 10 brincadeiras e jogos fáceis para adultos e crianças na quarentena

Certas brincadeiras e jogos infantis nunca são esquecidos, mesmo os mais antigos, pois além de divertidos são simples de fazer e fáceis para os pequenos. Além disso, para as mamães e papais são uma lembrança feliz da infância.

Jogos e brincadeiras fáceis para adultos e crianças se divertirem nesta quarentena

Jogos como Stop, ligar os pontos, xaradas e, para queles que tem um pátio em casa ou uma garagem com espaço, a boa e velha amarelinha. Todas as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento físico e emocional da criança e, neste período de quarentena, os jogos e brincadeiras para adultos e crianças fortalece os vínculos familiares aliviando a tensão quanto as incertezas que o COVID-19 trouxe para nossas casas, cidades e país.

Aliás é por meio do brincar que a criança vivencia de forma leve a realidade e a cultura que a cerca, experimenta papéis adultos como o da mãe, pai, bombeiro, médico, cientista, bandido e herói. O faz de conta, permite à criança compreender o mundo do adulto e ao aprender a comportar-se e a sentir-se como um, de uma maneira saudável e simples ,no intuito de prepará-la para as fases maduras até a entrada no mundo dos adultos.

Desta forma lúdica os pequenos descobrem a si mesmos e o mundo a sua volta. Além disso,são esses momentos de brindeiras em família que irão formar memórias positivas e felizes em meio ao caos e dores deste período de quarentena.

Assim sendo, o que fazer para passar o tempo e distrair os filhos? Para ajudar as famílias aqui está ma lista com 10 dicas de jogos e brincadeiras fáceis para fazer nesses dias e distrair crianças e adultos.

1) Cama de gato para jogar em pé

Tudo o que será preciso é um rolo de fita crepe e um corredor. Cole tiras de fita de uma parede a outra do corredor, formado vários obstáculos e estimule os pequenos a chegar do outro lado para ganhar uma recompensa. Quem tocar nas fitas perde. Se quiser tornar o jogo ainda mais divertido pode chamar as fitas de raio laser ou marcar um tempo para chegar ao outro lado.

Abaixo, segue um vídeo da Flavia Calina, mostrando como fazer na prática.

2) Piquenique na sala

Piquenique dentro de casa

Que tal unir toda a família e montar um piquenique na sala com direito aos lanchinhos favoritos dos pequenos e dos grandes também, toalha no chão e historinhas divertidas… sejam inventadas ou verdadeiras… que tal contar aos pequenos coisas da época em que mamãe e papai estavam na escola? Eles adoram saber coisas que têm em comuns com os pais.

3) Mímica

Jogo de Mínima na Quarentena

Brincar de adivinhar é sempre divertido, seja um filme, uma profissão, um personagem, um esporte ou tudo o que a imaginação pedir! A  melhor parte é que para essa brincadeira, só precisa de um pouco de criatividade.

4) Teatro de fantoches

Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma ótima maneira de estimular as crianças a aprenderem novas histórias, usar uma linguagem mais rica e muita imaginação. Além de estreitar os vínculos de afeto entre os membros da família. Para o teatro podem utilizar fantoches que a criança  já tenha ou improvisar usando a criatividade, fazendo fantoches com meias velhas, palitos de sorvete ou, até, com os brinquedos do seu pequeno. Vocês podem criar um espetáculo e se revezar entre platéia e ator. Aliás com estes mesmos itens é possível fazer teatro de sombras, atividade divertida para ajudaras crianças a perderem o medo do escuro e usara coordenação fina na hora de recortar personagens e cenários.

5) Telefone sem fio

Telefone sem fio

Essa brincadeira é antiga mas muito fácil de brincar, basta sentar em circulo com os pequenos e dizer uma palavra curta e simples para os pequenos, o resultado final certamente será muito engraçado. Após algumas palavras fáceis é interessante ir inserindo palavras maiores e diferentes para a criança conhecer e aprender se divertindo.

6) Karaokê

Quem não gosta de música bom sujeito não é…já dizia a velha canção. Aproveitar o tempo em casa para cantar e dançar é  divertido e ainda ajuda a criança a conhecer vários tipos de ritmo. Além disso podem montar uma playlist temática juntos e se divertir criando coreografias, vestindo máscaras, fantasia e dançando e cantando muito. Além de divertido, vai aumentar o vínculo entre os membros da família.

7) Gelatina divertida

Gelatina Divertida

Sabe aquele brinquedo de praia com formato de peixe, caranguejo e estrelas do mar? depois de lavados e esterilizados com água quente, podem se transformar em formas divertidas de gelatina. Bata fazer a gelatina favorita dos pequenos e depois pedir a ajuda deles para colocar nas “forminhas” e colocar na geladeira. Além destes brinquedos outros também podem ser usados como cubos grandes de lego, forminhas de gelo e de picolés. O impostante é tornar o rotineiro divertido e criativo neste período de quarentena

Você também pode se interessar por:

8) Fazer massinha de modelar caseira

Massinha de Modelar Caseira

Ter as crianças na cozinha é sempre uma festa e fazer a própria massinha de modelar com ingredientes caseiros é a mistura de culinária e brincadeiras.

Ingredientes:

  • 1 xícara de sal de cozinha;
  • 4 xícaras de farinha de trigo;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • 1 colher de sopa de vinagre;
  • 1 xícara e meia de água
  • Corante alimentício de várias cores.

Modo de preparo:

  1. Misture todos os ingredientes menos os corantes até formar uma massa homogênea.
  2. Depois separe pequenas porções da massinha e faça um buraco no centro e pingue seis gotas do corante. Pinte cada porção de massinha com uma cor diferente.
  3. Amasse até misturar bem a cor por toda a massa e depois é só aproveitar e brincar.

Se mantida na geladeira bem fechadinha em um saquinho plástico a massinha pode durar até 24h. Se tiver forminhas de biscoito a brincadeira fica ainda mais divertida.

9) Tinta caseira para pintura fascial

Que tal transformar seu filho no super-herói favorito dele e até papai e mamães podem entrar na brincadeira.

Ingredientes:

  • Creme hidratante;
  • Corante alimentício;
  • Água;
  • Amido de milho.

Modo de preparo:

  1. Misture uma colher de chá de amido de milho e 1/2 (meia) colher de chá de creme hidratante;
  2. Acrescente meia colher de chá de água e quantas gotas de corante quiser, até chegar na cor desejada.
  3. Misture bem e pronto basta pintar.

Se quiser fazer em mais quantidade basta seguir as proporções.

10) Ovinhos coloridos para esperar o coelho da páscoa

Ingredientes

  • Ovos de galinha
  • Tinta guache de várias cores
  • Cola Branca e colorida
  • Material para decorar como gliter
  • Papel colorido picado, enfim o que a imaginação mandar.

Modo de preparo:

  1.  faça um furo de aproximadamente 2 cm para retirar o conteúdo e lave bem. Deixe secar por 24horas.
  2. Depois passe tinta branca em todos os ovos e se quiser faça desenhos com lápis ou apenas deixe a imaginação livre e façam peças coloridas e divertidas usando toso os materiais.
  3. Se quiserem desenhar, recortar e colar carinhas de coelhos nos ovos é possível transformá-los no próprio coelhinho da páscoa.

Crédito de imagem: Pxhere

Comentários
Carregando...