A Cambacica possui muitos nomes, mas em uma coisa todos são unanimes em dizer sobre este passarinho: ela parece uma “misturinha” de Bem-te-vi com Beija-Flor que é um encanto. Saiba mais sobre esta pequena ave e seus hábitos curiosos.
Características
Antes de mais nada, é impossível falar desta pequena ave sem mencionar a sua incrível semelhança com outro pássaro, porém muito maior, o Bem-te-vi.
Embora a Cambacica também possua a barriga e o peito amarelo brilhantes, as asas cinza amarronzadas e uma faixa branca como uma sobrancelha alongada dividindo a cabecinha em duas partes escuras.
Ela difere do Bem-te-vi em muitos centímetros, pois a avezinha mede apenas 10cm e pesa cerca de 9 gramas, contra os 24 cm de comprimento e as surpreendentes 60 gramas do Bem-te-vi.
Aliás outra característica da Cambacica ou Coereba flaveola, também conhecida como Papa-banana e Chupa-mel, é sua curiosidade, energia e seu incrível talento para fazer acrobacias em meio as flores.
Afinal um dos seus alimentos favoritos é o néctar não medindo esforços para alcançá-lo, realizando verdadeiras manobras de cabeça para baixo, piruetas e saltos dignos do espetáculo circense.
Os Beija-flores que se cuidem
Então nada mais relaxante do que observar os beija-flores visitando o jardim e se deliciando nos bebedouros açucarados, mas em certas regiões do Brasil é a Cambacica quem rouba a cena e, os bebedouros.
Pois é, essa pequena e agitada avezinha adora se deliciar nos bebedouros dos beija-flores tanto quanto aprecia o néctar, que consome avidamente.
Entretanto engana-se quem acredita ser esta a única fonte de alimento deste passarinho que também come pequenos insetos além de frutas suculentas como jabuticabas, mamão e até bananas.
Formando uma família
Inegavelmente a Cambacica é uma ave com hábitos solitários, porém nos meses de julho a novembro é possível ver os casais voando e se alimentando juntos, pois é a época da reprodução.
Aliás os ninhos da Cambacica são pequenas obras de engenharia, perfeitamente redondos como um globo com paredes espessas, sendo construído pelo casal.
Na entrada do ninho eles constroem uma cobertura para evitar a entrada da chuva e, no interior forrado com penas, folhas e até teia de aranha são depositados cerca de três ovos levemente amarelados com pintas marrons, lembrando sardas na pele.
Assim que os ovos são colocados a fêmea fica encarregada de chocar a ninhada, sendo o macho responsável pela alimentação da futura mamãe até a chegada dos filhotes.
Entretanto quando a Cambacica não forma um casal no período da reprodução costuma construir um pequeno ninho apenas para dormir, o abandonando em seguida.
Você também pode se interessar por:
- Cidade invisível: série de sucesso tem Saci, Cuca, Iara Curupira, Tutu, Boto…você sabem quem são?
- Panela De Pressão: Saiba Como Economizar Gás E Ficar Menos Tempo Na Cozinha
Onde podem ser encontradas
Embora a Cambacica possar ser encontrada em todo o Brasil, ela tem preferência por regiões com matas ciliares, bordas de florestas e principalmente jardins e pomares.
Tanto que também pode ser facilmente observada em pequenas cidades do interior devido a maior quantidade de jardins floridos e à presença de árvores frutíferas.
Afinal assim fica mais fácil encontrar alimento, principalmente para os casais que estão prestes a chocar, pois o período de incubação dura 15 dias e os filhotes ficam aos cuidados dos pais por mais 19 dias.
Contudo a Cambacica também pode ser vista fora do país como no México, Caribe e América Central, porém é uma raridade encontrá-la nos Estados Unidos e Europa por exemplo.
Quais os riscos que correm
Entretanto esta pequena ave tem seus desafios devido aos desmatamentos do seu habitat natural e ao risco de morrer envenenada por agrotóxicos usados nas lavouras, pois costuma fazer seus ninhos em áreas de fazenda.
Além disso por se acostumarem facilmente a presença humana, não é raro ver a Cambacica entrando nas casas, atraídas por frutas e, infelizmente acabam sendo pegas de surpresa por animais domésticos como gatos e cães.
Créditos de imagem: 1752032_3f6a3c9f1f388ccf33cf90e0f44c7717.jpg (640×453); 141a257a096f12dff7409cb197ce776f–sons-birds.jpg (640×427) (pinimg.com); 3018782g_09d54c4cf01d5dc93531c76f32758af8.jpg (1080×718); Mapa+do+Brasil.jpg (415×371) (bp.blogspot.com) ; 4495aa679a9d9ec9bcc8cf99e23e9236.jpg (640×416) (pinimg.com).
Capa: Coereba-flaveola-i.jpg (1200×900) (macadamiabosqueaventura.com)