avn hookup with daisy ducati free men hookup sites totally free hookup sites free 2007 jeep ebrake hookup

Câncer de mama: sinais e sintomas que toda mulher deveria saber

O outubro rosa nasceu para conscientizar as mulheres a se protegerem contra essa terrível e silenciosa doença, muitas vezes fatal. Mas o que é exatamente o câncer de mama? Quais os sintomas desta doença que toda mulher deveria conhecer? O que é autoexame? Funciona? Venha descobrir essas respostas com a gente.

Câncer de mama ou cancro mamário

pink ribbon ge16525088 1920

Antes de mais nada é preciso entender o que é câncer ou cancro, uma doença que acontece quando há um crescimento anormal e desordenado de células em um determinado órgão formando um ou vários tumores. Esta multiplicação exagerada de células pode invadir outros tecidos, se espalhando rapidamente por todo o corpo.

No caso do câncer de mama a proliferação celular ocorre no interior da glândula mamaria formando tumores que crescem silenciosamente. Aliás apesar de ser uma doença mais observada em mulheres, os homens também podem sofrer com câncer de mama.

Então, mesmo que a campanha do outubro rosa aconteça com o intuito de conscientizar as mulheres a visitarem um médico e se prevenirem contra o câncer de mama.

 Os homens também devem ficara tentos a qualquer alteração nesta região. Afinal mesmo que apenas 1% da população masculina sofra com a doença, prevenir é fundamental para ambos os gêneros.

Sinais e sintomas do câncer de mama

adult gca546d94c 1280

Principalmente porque existem vários tipos de câncer de mama, sendo alguns de crescimento mais lento e outros extremamente agressivos. Por isso é fundamental o autoexame para observar qualquer alteração na região da mama, pois nos estágios iniciais a doença é muito discreta.

Sinais como pequenos caroços fixos numa região da mama, totalmente indolor, é um fator de alerta. Assim como alterações no formato da mama, dos mamilos e a presença de vermelhidão na pele ou surgimento de marcas semelhantes a casca de laranja.

Além disso, se houver caroços nas axilas e líquido saindo dos mamilos é necessário procurar um hospital imediatamente para realizar uma avaliação correta do caso.

Inegavelmente é fundamental que as mulheres observem o próprio corpo para notarem quando algo não está como deveria ser.

Então na hora do banho ou em outro momento que estiver mais confortável como por exemplo durante a troca de roupas, realize o auto exame tocando nas mamas e em todo o seu entorno com as pontas dos dedos até as axilas.

Explore devagar toda a região e se observar a presença de caroços, dor, diferença no tamanho e formato da mama, se o mamilo estiver retraído para dentro da mama ou qualquer alteração incomum na pele procure o serviço de saúde.

Você também pode se interessar por:

Causas do câncer de mama

woman g1a0d792aa 1280

Pois o câncer de mama não tem apenas uma causa, mas muitas coisas podem provocar a doença. Como por exemplo maus hábitos como fumar, não praticar atividades físicas, má alimentação, abusando de frituras, doces e embutidos ricos em conservantes e corantes artificiais.

Entretanto outros fatores não controláveis como hereditariedade também são necessários averiguar. Pois se um familiar próximo como mãe, tias, avós ou irmãs apresentaram ou tem a doença, os riscos são ainda maiores e a prevenção é ainda mais importante.

Além disso mulheres a partir de uma certa idade, dos 40 anos em diante, se não tiveram filhos e ainda fazem uso de pílulas anticoncepcionais devem prestar atenção pois são fatores de risco.

Porém é importante esclarecer que isso não significa que a mulher terá a doença com certeza, mas que precisa ter um cuidado muito maior consigo mesma.

Da mesma forma existem ainda outros fatores mais específicos a serem analisados que estão muito bem explicados, que podem ser acessados aqui, no site do Instituto Nacional do Câncer.

E se ainda acredita que a campanha do outubro rosa não é importante, servindo apenas para gerar medo, isso não é verdade. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o cancro de mama mata cerca de 19 mil mulheres por ano no Brasil, sendo uma das doenças mais letais do mundo ao ponto de ter o mês de outubro inteiro dedicado a uma campanha de prevenção e tratamento precoce.

Outubro Rosa: prevenção e tratamento

cavitacion gaa32a89d4 1280

De fato, a prevenção contra o câncer de mama ainda é o melhor tratamento, assim exames de imagem como mamografia, ultrassom ou ressonância magnética são recomendados e no caso de algo ser detectado, é necessário confirmação através de biópsia, técnica que consiste na retirada de um pedacinho de tecido do nódulo ou lesão para análise.

Em suma, se detectado de forma precoce, o câncer de mama quando tratado nos estágios iniciais tem grandes chances de remissão, além de permitir um tratamento menos agressivo, algo impossível nos estágios mais avançados da doença.

Aliás o tratamento é feito geralmente com cirurgia para retirada parcial ou total da mama, juntamente com quimioterapia e radioterapia, dependendo do caso. Entretanto as mulheres que infelizmente precisarem fazer a retirada total da mama, elas têm o direito de colocar uma prótese mamaria, após o fim do tratamento.

Então leve a sério a campanha do Outubro Rosa e procure os serviços de saúde para realizar os exames de prevenção. Afinal a saúde e a vida em primeiro lugar.

Créditos de imagem: Pixabay.com

Comentários
Carregando...