Câncer de mama pode ser prevenido por bactéria do iogurte

O Câncer de mama pode ser prevenido por bactérias do iogurte natural. As bactérias responsáveis pela fermentação, presentes no leite e no iogurte são similares às encontradas no leite materno. Os pesquisadores sugerem que estes microrganismos são benéficas para as glândulas mamarias segundo um artigo publicado na revista cientifica Medical Hypotheses.

O Câncer de mama evitado por bactérias do Iogurte

A hipótese, em fase de estudo, é apoiada por evidencias cientificas encontradas durante as pesquisas na Lancaster University.  As bactérias fermentadoras presentes no leite e no iogurte natural são similares às encontradas no leite materno. Estas Bactérias combatem a inflamação desencadeada por microrganismos nocivos nos ductos mamários que iniciariam o processo da doença. Segundo um dos pesquisadores o leite materno não é estéril como se acreditava e o ato de amamentar altera a microflora da mama. São cerca de dez bilhões de células de bactérias no corpo humano e algumas liberam toxinas dando inicio a processos inflamatórios gerando varias doenças como pancreatite, inflamação da próstata e o câncer de mama.

 

Você pose se interessar também por:

 

O Que é o Câncer de Mama

O câncer  de mama é tumor maligno formado pelo crescimento desordenado de células no interior da mama, podendo haver mais e um nódulo em cada seio. No Brasil é o câncer que mais mata mulheres. Não foi observado uma causa específica para o surgimento da doença mas a existência de alguns fatores de risco a serem cuidados como:

  • mulheres acima dos quarenta anos;
  • histórico de câncer de mama na família;
  • Consumo de bebida alcoólica em excesso e má alimentação;
  • excesso de peso;
  • falta de exercício;
  • Nunca ter amamentado.

Sintomas da doença

É preciso ficar alerta para qualquer alteração da mama na aparência externa e na sensibilidade. Alguns dos sinais da doença se manifestando são:

  • caroços e pele com aparência de casca de laranja;
  • vermelhidão e descamação;
  • mamilos doloridos e invertidos para o interior da mama;
  • saída de secreção e íngua sob a axila.

Tratamento

O melhor tratamento para esta doença ainda é a prevenção precoce com o autoexame e visitas regulares ao médico ginecologista, alimentação saudável baixa em carboidratos, açucares e gorduras e a prática de exercícios físicos constantes.

Mas novas pesquisas surgem o tempo todo na medicina. Logo poderemos ter a confirmação que com a ingestão de alimentos específico,s como o iogurte natural, pode vir a evitar que mais pessoas sofram com doenças tão agressivas salvando muitas vidas.

 

Comentários
Carregando...