Conheça o Caranguejo dos coqueiros, assustador e surpreendente

O Caranguejo dos Coqueiros ou caranguejo gigante parece ter saído de um filme de ficção cientifica. Conheça este Gigante, assustador e se surpreenda com as coisas que ele é capaz de fazer.

O Gigante

Este impressionante animal é o maior crustáceo terrestre existente no mundo, podendo pesar de 5 a 17kg, ter um diâmetro de 3 metros com 1 metro de comprimento. Além disso, o crustáceo possui belas e diversas cores como azul, vermelho, roxo, preto e laranja.

cachorro e carangueijo

 O caranguejo dos Coqueiros gigante ou Birgus Latro é encontrado em ilhas tropicais localizadas nos oceanos Indico e Pacífico o que inclui a Austrália continental e Madagascar.

Subindo em Árvores

O caranguejo dos Coqueiros ganhou este nome devido a sua habilidade de subir em árvores, ou mais exatamente, em coqueiros na busca pelas frutas.

A alimentação destes animais são principalmente matéria vegetal como o coco, mas não é difícil encontrá-lo comendo outras matérias orgânicas como carniça.

Com o tamanho e o peso similar a um gato ou a um cachorro pequeno, o caranguejo dos Coqueiros pode assustar muita gente, além de surpreender quem os vê pela primeira vez.

Apesar de ser um parente próximo do conhecido e pequeno caranguejo Ermitão, o Birgus Latro não usa uma concha para se esconder.

Mas seu abdome fica flexionado abaixo do seu corpo, estando protegido por sua carapaça resistente, localizada em suas costas.

Contudo, apesar de serem hábeis escaladores de árvores, as vezes acabam subindo onde não devem como latas de lixo.

carangheijo na lata de

Tudo isso por causa de comida, para tentar se esconder ou mesmo para furtar objetos que lhe chamem a atenção.

Você também pode se interessar por:

Cardápio variado e Ladrão Conhecido

Dono de pinças gigantes e de uma aparência nada amistosa, o animal causa grande espanto e curiosidade, principalmente quando flagrado em algo inesperado, como comendo a carniça de pássaros marinhos por exemplo.

Mas as aves mortas não são as únicas carniças que atraem estes animais. Carcaças de peixes, tartarugas e até mesmo pequenos felinos são uma tentação para eles.

Contudo este gigante também é conhecido pelo apelido de caranguejo-ladrão, pois tem uma atração por objetos brilhantes.

Os itens mais roubados por estes animais costumam ser relógios, brincos e anéis, louças e demais peças de vidro.

Assim para alcançar seus itens de desejo ele invade residências e tendas a procura de qualquer coisa que chame sua atenção. Depois de apanhar o objeto, costuma levar estes itens para sua toca.

Entretanto estes crustáceos ladrões não costumam ser pegos em flagrante pois possuem hábitos noturnos. Desta forma, todos os roubos e invasões de propriedade acontecem na calada da noite, quando estão mais ativos.

caranguejo do coco azul

Curiosamente os caranguejos desta espécie, quando muito jovens, não sabem nadar e, portanto, podem morrer afogados se pegos pela água por muito tempo, ou se deixados mergulhados por mais de uma hora.

 Aliás os seus corpos ainda não possuem a carapaça endurecida, sendo moles e frágeis e como os Bernardos-eremitas precisam de conchas para se proteger.

Porém a medida em que crescem suas carapaças acabam endurecendo e as conchas onde estão se partem, libertando seus corpos, agora resistentes.

As tocas dos Caranguejos dos Coqueiros costumam ser escavadas em locais secos, na areia ou na terra mais solta.

Porém as vezes podem ser feitas em fendas de rochas, quando longe da água. Solitários por natureza, vivem sozinhos em suas casas subterrâneas.

Em virtude da sua alimentação conter coco, que possui uma casca fibrosa, costumam pegar esta cobertura para forrar o chão das tocas, tornando-a mais confortável.

Aliás, os caranguejos gigantes quando vivem próximo às pessoas costumam fazer aparições diurnas, pois sabem que conseguirão comida com mais facilidade, especialmente em dias chuvosos ou bastante úmidos, quando o clima está mais favorável para ele do que o sol quente.

Quando atingem cerca de 5 anos de idade, estes animais entram na idade adulta e já estão aptos a se reproduzir, sendo que o acasalamento ocorre em terra mas os ovos são fertilizados são liberados pela fêmea no oceano.

Inegavelmente o tempo de vida destes caranguejos é surpreendente, pois já foram catalogados animais com 60 anos de idade e chegando a pesar impressionantes 17 kg.

homem e caragueijo

Créditos de imagem: Pixabay e Bing Images

Comentários
Carregando...