China e suas curiosidades incrÃveis e estranhas
A China e suas curiosidades incrÃveis e estranhas, principalmente para os povos ocidentais. O paÃs possui registros históricos desde 6000 a.C. e a linguagem escrita mais antiga que se tem conhecimento. Os Chineses também foram os precursores de muitas tecnologias usadas até hoje e um dos primeiros povos a usar matemática. Além disso, sua culinária consegue ser deliciosa ou bizarra, praticamente ao mesmo tempo.
A China um paÃs imenso
A palavra China é derivada do nome do Imperador Chinês Qin Shi Huang, responsável pela unificação do páis em 221 a.C. dando inicio à um império que durou até o ano de 1912 d.C. quando se estabeleceu a república. São o terceiro paÃs mais extenso do mundo e possuem a maior população do planeta. Além disso também têm vários dialetos falados até hoje sendo o oficial, o Mandarim. Depois há o Cantonês, o Wu, o Hakka e o Xiang. Os chineses também realizaram a maior construção já feita por mãos humanas, a Muralha da China com 21.196km de extensão e isso inclui as paredes já construÃdas mas que não existem atualmente. O paÃs é tão grande em território que só está sob um único fuso horário por determinação governamental, caso contrário ele teria cinco fusos horários diferentes.
China e suas curiosidades incrÃveis
O povo chines foi muito solidário da época do holocausto. O Porto de Shangai recebeu milhares de judeus fugidos da guerra sem exigir vistos de entrada. Muitas destas pessoas se salvaram e recomeçaram suas vidas no paÃs. Além disso os historiadores descobriram que os chineses foram os primeiros a explorar o gás natural, existente sob o solo para se aquecerem, dois mil anos antes do ocidente descobrir esta prática. Eles também já usavam o sistema numérico decimal desde o sec XIV a.C., praticamente dois mil e trezentos anos antes do primeiro uso conhecido pelos europeus, sendo que a matemática chinesa se desenvolveu independente dos gregos. Mas, além da invenção da pólvora, do compasso, do papel e de técnicas rudimentares de impressão, devemos aos chineses uma invenção muito importante e atual: O Papel Higiênico. Feito para ser usado somente pelos imperadores na época, mas que hoje é encontrado em praticamente todos os lares do mundo.
Um pouco de suas crenças
A festa mais importante no paÃs é o Ano Novo Chines, baseado no calendário lunar o mais antigo do mundo. Suas origens remetem a 2600 anos a.C. e possui doze signos correspondentes, todos com nomes de animais. São eles: O Rato, o Boi, o Tigre, o Cavalo, o Dragão, o Coelho, o Macaco, o Galo, o Cachorro, o Porco e a Cobra. Este feriado é comemorado em todo o território chines. Para este povo o numero oito trás boa sorte e fartura. A cor branca significa o luto e o vermelho a sorte e saúde, por causa disso é muito usada em casamentos, aniversários e nascimentos.
Eles também acreditam que assoar o nariz na rua é um ato digno, pois se está tirando do corpo algo sujo, tornando-o puro e limpo novamente. Arrotar na mesa também é algo positivo, após ou durante uma refeição, é considerado um elogio ao cozinheiro.
Você pode se interessar também sobre:
- Novo coronavÃrus da China: tudo o que você precisa saber
- VÃrus nunca vistos são encontrados em geleira tibetana
A culinária chinesa e suas estranhezas
A culinária chinesa tem sabores variados e deliciosos, mas para o ocidente alguns dos hábitos alimentares deste povo podem ser bizarros. Pratos como sopa de morcegos silvestres, muito apreciada em certas regiões; molho com carne de cachorro e de gato; espetinho de grilo e escorpiões fritos. Além de larvas, cobras e os controversos ovos pretos, teoricamente ingeridos depois de podres. Esses animais ganharam espaço na cozinha chinesa durante a escassez nas guerras. Para sobreviver este povo aprendeu a aproveitar tudo o que fosse possÃvel. Sabe-se que hoje não existe este problema mas muitas das receitas se tornaram parte da cultura do paÃs. Apesar de parecerem bizarras ou cruéis, principalmente do ponto de vista ocidental, alguns destes pratos só sofrerão mudanças se a cultura mudar. Mas independente das controvérsias culturais, os chineses são um povo extraordinário e possuem uma história digna de ser conhecida.