5 fatos curiosos sobre o Tênis: um dos calçados mais usados no mundo

Definitivamente o tênis é um dos calçados mais populares no mundo não só por ser confortável, mas também por sua praticidade. Além disso são fundamentais para os amantes da prática de esportes como caminhadas, corridas entre outros. Contudo poucos conhecem estes 5 fatos curiosos sobre o tênis, então venha descobrir.

1 A origem do tênis

sandalia grega

Apesar da origem do tênis ser remota, iniciando na Grécia antiga quando os primeiros atletas surgiram usando sandálias de couro para competir nos jogos Olímpicos, a verdade é que a ideia do tênis moderno teria nascido no início do século XIX em Nova York no ano de 1832.

E tudo pelas mãos de Wait Webster, o nova-iorquino responsável por cimentar solas de borracha em sapatos e botas dando início aos calçados atuais. Contudo, apesar de ter sido um pioneiro e patenteado os novos solados, estes sapatos eram muito frágeis, se desmanchando com facilidade.

2 Ideia que revolucionou o tênis

 Entretanto com base na ideia de Webster, outro homem muito criativo chamado Charles Goodyear deu seu toque de gênio ao inventar o processo de vulcanização da borracha, tornando-a mais resistente, porém ainda flexível, ideal para novas solas de sapatos.

Tanto que em 1870 a New Liverpool Rubber Company no Reino Unido começou a produzir sapatos com este novo material nas solas para serem usados na praia. Porém aos poucos evoluíram para uma nova linha de calçados chamados de Plimsoll, produzidos na cor branca e fizeram sucesso.

Inegavelmente estes foram os primeiros sapatos criados para serem usados na prática de esportes por serem leves, resistentes e ao mesmo tempo frescos no verão.

Você também pode se interessar por:

3 Reebok, Puma, Adidas, All Star e Nike

Porém foi somente quando a Reebok lançou sapatos voltados para o atletismo, cuja sola diferenciada possuía spikes antiderrapantes usados nas corridas que este tipo de calçado se tornou um artigo de luxo.

Aliás, logo em seguida em 1917 outras marcas, hoje famosas, lançaram suas versões de tênis, como por exemplo a Converse que criou o All Star, uma linha voltada para os jovens que queriam passar uma imagem de rebeldia na época.

Entretanto foram os jogadores de basquete que adotaram o All Star, dentre eles Chuck Taylor que inclusive foi o primeiro “garoto propaganda” do tênis por usá-lo durante os jogos.

Mas em 1920 novas marcas de tênis surgiram graças a dois irmãos de origem alemã. Rudolf Dassler e Adolf Dassler eram sócios e criaram um tênis de corrida, porém ao terminarem a sociedade, Rudolf criou a Adidas enquanto Adolf fundou a Puma, ambas atualmente famosas por seus calçados esportivos duráveis e cheios de conforto.

4 Das quadras esportivas para as passarelas de moda

spice girls

Contudo o tênis ainda não era um calçado amplamente popular entre a maioria das pessoas, pois era tido como o sapato dos esportes e muito caro. Até que nos anos de 1950, o All Star começou a ficar ainda mais popular entre os jovens como uma forma de contestar os padrões de vestimenta e comportamento existentes na época.

A partir daí as mudanças tiveram inicio e o tênis ganhou uma nova visibilidade quando em 1970 a Nike lançou o Nike Cortez o mesmo usado pela atriz Farra Fawcet na série popular As Panteras.

Tanto que dez anos depois a Nike em parceria com o famoso jogador de basquete Michael Jordan lançaram o Air Jordan 1 que vendeu milhões.

E logo marcas da alta costura como Prada e Gucci lançaram modelos luxuosos transformando a imagem do tênis de calçado esportivo para algo glamoroso usado por modelos internacionais e popstars como Britney Spears e as Spice Girls em 1997.

5 O tênis de hoje e do futuro

oat blue thumb 529x414 26801

Dessa maneira o tênis ganhou o gosto popular no mundo inteiro e atualmente é possível dizer que todos tem ou já tiveram um par deste calçado em seus armários, independente do país de origem e cultura, o tênis se tornou sinônimo de conforto e versatilidade.

Tanto que existem modelos para todos os gostos, do esportivo ao clássico, de todas as cores e até com brilho e saltos altos se assim o desejar.

E portanto não poderia faltar também o tênis ecologicamente correto para aqueles que temem pela natureza e futuro do planeta. Então grandes marcas como Adidas e Nike lançaram os tênis recicláveis que poderiam ser recolhidos e transformados em novos calçados ou outros itens pela indústria.

Entretanto uma empresa holandesa teve uma ideia diferente, a OAT Shoes criou os tênis biodegradáveis, feitos com materiais que se degradam facilmente depois de descartados.

Além disso o tênis possui mais uma surpresa pois em sua sola existem sementes viáveis, assim o tênis pode ser literalmente plantado que germinará, transformando-se em uma bela árvore.

Inegavelmente a ideia ganhou prêmios importantes e o criador do tênis Christiian Maats, fundador da OAT Shoes também garante que o calçado é confortável, durável e bonito. Então para aqueles que gostaram e desejam possuir um estilo de consumo ecologicamente correto basta acessar o site da OAT Shoes clicando aqui e aproveite.

Créditos de imagem: foto 1 https://br.pinterest.com/pin/428123508321681111/ foto 2 https://www.uol.com.br/splash/noticias/2020/10/14/spice-girls-mel-c-turne.htm ; foto 3 https://www.leblog.com.br/2011/03/oat-shoes-o-tenis-biodegradavel/

Capa: pixabay.com.br

Comentários
Carregando...