Colugo o bichinho que parece ser de outro mundo

Esse animalzinho tem uma aparencia tão curiosa quanto o som que emite ao chamar seus companheiros. Entretanto o Colugo nada tem de ameaçador e muito menos prejudicial aos seres humanos, ao contrário esse timido bichinho de olhos grandes binoculares, pelo macio e naris comprido se parece mais com uma mistura engraçada de esquilo, urso e lêmure. E aí está curioso?

Mas afinal o que é um Colugo?

colugo1

Então, o Colugo ou lêmure voador é na realidade um mamífero arborícola capaz de medir entre 35 e 40 cm e pesar até 2kg na idade adulta, sendo originário do Sudeste Asiático.

Contudo apesar do nome, o colugo não é capaz de voar como os pássaros mas sim planar, pois ao esticar suas patas a pele extra existente entre elas se abre funcionando como um paraquedas quando o animalzinho salta de uma árvore para outra.

Aliás a técnica usada pelo Colugo é idêntica a dos esquilos voadores, mais frequentemente encontrados na Europa , nas Américas e na Asia.

Porém devido aos hábitos noturnos este curioso bichinho só pode ser melhor observado a noite, em meio as florestas da Malásia. Tanto que eles são estremamente ágeis ao saltar de galho em galho ou de uma árvore para outra planando por longas distâncias.

Além disso com seus olhos redondos enormes, nariz comprido e orelhas pequenas, lembrando as de um ursinho. Sem falar das suas patas longas, calda curta e seu grasnado alto bastante barulhento quando se sentem ameaçados, os colugos são diferentes de tudo que você já viu.

E, durante a noite quando seu chamado ecoa nas árvores, pode ser até bastante assustador e, para os fãs de coisas estranhas certamente pareceria algo vindo do sobrenatural.

Mas com toda a certeza são inofencivos aos seres humanos, ainda mais sendo uma espécie herbivora cuja alimentação é composta apenas de frutos, folhas e seiva.

Inegavelmente o Colugo é um animal incrivel que vale a pena conhecer de perto, porém para isso é preciso tirar uma férias nos locais onde ele pode ser encontrado no Sudeste Asiático, como por exemplo na Tailândia, Malásia, Vietnã, Indonésia, Filipinas entre outros países paradisíacos. Ou se preferir pode ir direto até a ilha dos Colugos.

Você também pode se interessar por:

A ilha dos Colugos

colugo3

Sim, existe uma região onde estes curiosos animais podem ser observados com o auxílio de um guia local. Na bela ilha de Langkawi situada na Malásia, os colugos andam livremente pelas matas durante a noite.

Tanto que alguns dos resorts de luxo próximos as florestas tropicais da ilha oferecem guias para um grupo seleto de pessoas observarem os animais exóticos nativos da Malásia e, o tímido colugo é um destes bichinhos que chamam a atenção.

De acordo com a primatologista francesa Priscila Miard existe uma trilha que atravessa a mata de onde é possivel observar os colugos em suas atividades noturnas.

Surpreendentemente os pequenos mamíferos podiam ser vistos planando sobre as cabeças dos visitantes com sua membrana entre as pernas bem esticadas feito uma asa-delta natural, literalmente voando por longas distâncias.

Ainda segundo a primatologista as pessoas ao encontrarem os colugos pensavam que eles eram parentes de esquilos ou morcegos, quando na realidade são muito mais próximos dos primatas.
Porém a maior curiosidade a respeito destes animais é a forma como alimentam seus filhotes recém nascidos e na maneira como se comunicam.

Pois da mesma forma que os demais mamíferos, os colugos também amamentam seus filhotes, mas a glândula de onde sai o leite se localiza sob as axilas da mãe ao invéz do abdomem como é o mais comum. Além disso se comunicam por meio de ultrassom, como os morcegos costumam fazer, apesar dos colugos terem uma excelente visão.

Outra curiosidade a respeito dos colugos observada pelos especialistas é que não costumam se alimentar na mesma árvore onde dormem. Eles preferem saltar e planar com os filhotes agarrados aos seus corpos para comerem em outro lugar suas folhas e frutos favoritos, retornando para dormir próximo a hora do amanhecer.

Então se você ficou curioso para conhecer esse bichinho super diferente e ainda está interessado numas boas férias, não perca a oportunidade de conhecer o Sudeste Asiático com suas praias paradisíacas e veja por si mesmo o quanto o Colugo é exótico, diferente da maioria dos animais que costumamos encontrar.

Créditos de imagem: foto 1 https://www.bbc.com/portuguese/vert-tra-56181890 ; foto 2 https://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL166429-5603,00-MAMIFERO+PLANADOR+E+O+PRIMO+MAIS+PROXIMO+DE+MACACOS+E+HUMANOS.html

Capa: https://pixabay.com/get/g67879957c5be99d2e785c3528e27de5e595faf8d32b67165

Comentários
Carregando...