best dating sites for hookups uk dover delaware hookups free hookup sites no cost echo auto bluetooth hookup 2007 jeep ebrake hookup

Comer: com talheres ou com as mãos? Cada um tem um significado.

Comer se tornou mais do que uma necessidade, se tornou um prazer e, para alguns, uma verdadeira arte. Mas em certos países como Índia e África, o ato de comer usando os dedos no lugar dos talheres, além de visto como boa educação, tem um significado especial. Descubra porquê.

Comer com os talheres

vintage 4283035 640

Antes de mais nada é preciso explicar que até o século XI as primeiras civilizações comiam utilizando somente as mãos.

Aliás, com exceção de instrumentos similares a facas, feitos de pedra afiada ou metal, os demais talheres só nasceram anos tarde. E só começaram a ser aceitos, culturalmente, séculos depois.

De acordo com registros históricos, tudo teria começado justamente quando o nosso ancestral Homo Erectus, cerca de um milhão de anos atrás, afiou a primeira pedra para usar como faca de caça.

Então por volta de 3000 a.C. já na idade do Bronze, a faca passou a ser feita de metal e utilizada para descascar as frutas na hora das refeições. Entretanto pouco tempo após o nascimento da faca, as colheres começaram a surgir.

Mais parecidas com conchas de sopa, eram usadas para servir molhos ou sopas e, há registros de colheres com mais de 20 mil anos que foram encontradas em sítios arqueológicos, feitas de madeira, marfim e bronze.

Porém na hora das refeições apenas as pontas dos dedos eram utilizadas para levar o alimento a boca e até para misturá-los no prato.

Contudo avançando para o século XI, um nobre Italiano, morador da cidade de Veneza, chamado Domenico Salvo se casou com uma princesa Bizantina chamada Teodora.

Segundo a história, a princesa teria trazido em seu enxoval um objeto metálico pontiagudo, usado por ela para espetar os alimentos no prato e comer.

Na época este hábito da princesa bizantina chocou a nobreza italiana da cidade, pois foi considerado um ato de heresia. Afinal o alimento era uma obra de Deus e deveria ser tratado com respeito e, portanto, comido com as mãos.

Mas com o passar do tempo os talheres começaram a fazer parte da cultura, tanto que em 1630, o famoso cardeal Richelieu, um francês amante fervoroso da boa etiqueta, principalmente a mesa, inseriu o uso dos talheres individuais durante as refeições.  

Apesar disso, os talheres só se tornaram totalmente aceitos e parte da cultura, principalmente ocidental, a partir do século XIX. Ou seja, recentemente.

Você também pode se interessar por:

Comer com as mãos

grapes 690230 640

Se na civilização ocidental comer com garfos e facas é tido como mais higiênico e politicamente correto. Isto muda quando conhecemos outras culturas, principalmente nos países orientais como Índia e África.

Inegavelmente nestes países, comer com as mãos tem muitos significados que vão além das boas maneiras a mesa. Contudo, para começar, existem regras importante na hora de comer com as mãos.

Aliás a primeira delas é usar somente a ponta dos dedos, o alimento não deve tocar na palma da mão, e a segunda é sempre usar apenas a mão direita para comer, isto é sinal de respeito pois a mão esquerda é reservada apenas para a higiene nas idas ao banheiro.

Mas e as pessoas canhotas? Bem, desde muito cedo as crianças canhotas são ensinadas a usar somente a mão direita para as refeições.

Então para os canhotos que pretendem viajar para esses lugares, se faltar coordenação para comer com a mão correta, peça um talher, será menos ofensivo.

Comer com as mãos para a medicina Ayurveda

fire and water 2354583 640

Da mesma forma que nossos antepassados, os povos orientais veem os alimentos como algo sagrado e, portanto, o ato de comer com as mãos é a forma mais respeitosa de tratar algo ofertado por Deus.

Além disso na medicina Ayurveda, uma as mais antigas artes de cura do mundo, comer com as mãos transmite ao alimento boas energias e potencializa o poder medicinal de tudo o que está sendo ingerido.

Tanto que para a ciência védica ao comer com as mãos, o individuo não está apenas alimentando o corpo físico, mas também seu espírito, aumentando a conexão humana com o divino.

Então se estiver planejando conhecer estes incríveis lugares primeiro pesquise sobre a cultura local para não cometer gafes que podem ofender o povo que o está recebendo e tente comer de uma forma diferente. Certamente vai valer a pena descobrir que o ato de comer pode ser uma experiencia única todos os dias.

Créditos de Imagem: Pixabay

Capa: pixabay.com-photo 2602736

Comentários
Carregando...