Como o dia dos pais é comemorado em outros países?

No Brasil, o dia dos pais é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de agosto. A origem desta celebração no Brasil, está relacionada a uma ação do publicitário Sylvio Bhering,  sendo comemorada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria.

A data se tornou muito celebrada e importante para o comércio, já que os pais em todo o Brasil recebem presentes e lembranças em comemoração ao seu dia. Mas e em outros países, como será que o dia dos pais é celebrado?

 

NA TAILÂNDIA

O Dia dos Pais na Tailândia só acontece no dia 5 de dezembro. Isso porque o dia coincide com o aniversário de seu falecido rei Bhumibol Adulyadej .

O rei Bhumibol, foi rei da Tailândia por 70 anos, até falecer no ano de 2016. Por lá, as famílias se reúnem vestidos de amarelo que é a cor real, e comemoram em carreatas ou em suas casas.

 

NA RÚSSIA

A coisa mais próxima do Dia dos Pais na Rússia, é o Dia do Defensor da Pátria, celebrado no dia 23 de fevereiro, originalmente estabelecido para comemorar o Exército Vermelho durante a Guerra Civil Russa.

É um dia de homenagem não só aos militares, mas aos homens em geral. Assim, além de receber presentes de seus filhos, os pais às vezes podem esperar presentes de colegas de trabalho.

 

NO NEPAL

O Gokarna Aunsi  é o dia em que os pais são homenageados no país e é celebrado no final de agosto ou início do mês de setembro, conforme o calendário lunar.

A data não é oficialmente um Dia dos Pais no sentido ocidental. Na verdade, seu nome se traduz literalmente como “vaca orelhuda nenhuma lua da noite”, aonde a população hindu homenageia a encarnação de Shiva e seus pais.

Também é nesta data que os filhos homens dão presentes aos seus pais, executam a tradição de tocar os pés dos seus pais com suas testas e os olham nos olhos. Já as filhas, apenas tocam suas mãos.

 

NA ROMÊNIA

Não há muito de diferente sobre o dia dos pais na Romênia, exceto que finalmente há um dia para se comemorar. A Romênia é notável por ter sido a última nação da União Europeia a ter um Dia dos Pais, que somente em outubro de 2009, foi oficializado pelo governo a ser celebrado todo segundo domingo de maio. Uma semana antes é oficialmente comemorado o dia das mães.

Você também pode se interessar:

 

NA ALEMANHA

O dia dos pais na Alemanha é conhecido como Vatertag, um feriado federal que ocorre 39 dias após o domingo de páscoa, caindo sempre em uma quinta feira no mês de maio.

A celebração tradicional envolve homens fazendo caminhadas pela floresta, puxando carroças carregadas de cerveja ou simplesmente se reunindo para tomar alguma bebida mais forte. Mas as celebrações atuais, tendem a serem celebradas com um dia em família.

 

NA FINLÂNDIA

O dia dos pais na Finlândia ocorre no segundo domingo de novembro. A data é uma das doze datas no ano aonde a bandeira finlandesa é obrigatoriamente hasteada nos prédios públicos.

Tradicionalmente, os filhos presenteiam seus pais com lembranças feitas em casa, e não compradas. Outra tradição por lá é servir almoços nórdicos extravagantes, reunindo as famílias para comemorar o dia.

 

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

Comentários
Carregando...