Cafeína – Conheça 7 benefícios para sua saúde em não consumi-la

Para os amantes e não amantes do café, fiquem tranquilos, você não precisa parar de tomar seu café de todos os dias.

O consumo de café no Brasil só aumenta ano após ano e quem ama a bebida e não abre mão de tomar ela diariamente, não se atreve a dizer a palavra descafeinado. Apesar disso, o café não é a única bebida para se obter uma dose de cafeína. Algumas bebidas energéticas e chás também oferecem cafeína em sua composição.

É claro que a cafeína oferece muitos benefícios comprovados a saúde, como melhorar o desempenho das atividades físicas e até mesmo na melhora da memória. Mas quais seriam os benefícios de ficar sem o consumo de cafeína diariamente?

 

Menos ansiedade

Sentindo-se ansioso nos últimos dias? O excesso de cafeína pode ser a culpada pela sua ansiedade, pois ao ingerir muita cafeína, ela traz muita energia e acaba estimulando o corpo. Todo este estímulo pode trazer algumas alterações corporais como o aumento da pressão arterial, palpitações cardíacas e consequentemente um aumento na ansiedade, podendo até originar ataques de pânico. Principalmente para as pessoas que já são propensas ao estresse e a ansiedade, a cafeína pode aumentar significativamente os sintomas.

 

Dormir melhor

Insônia

Seu hábito de ingerir muitas bebidas com cafeína pode estar prejudicando o seu sono. Principalmente se forem consumidas horas antes de você ir para a cama.

Estudos comprovam que o consumo diário de café pode prejudicar o ciclo do seu sono, o deixando mais alerta durante as horas de sono. O não consumo de cafeína algumas horas antes de dormir, podem fazer com que você adormeça mais rapidamente, permitindo um sono mais profundo e sossegado.

 

Dentes mais brancos

Todos sabemos que café ou chás mancham os dentes. Os taninos encontrados nestas bebidas causam a descoloração do esmalte dos dentes, dando chance para o aparecimento de manchas.

Além disso, o excesso no consumo de cafeína, pode ser responsável por interferir na absorção de cálcio pelos ossos e dentes, fazendo com que a pessoa libere pela urina. Com a diminuição de oferta de cálcio no corpo, ele diminui a absorção, deixando os dentes e ossos mais fracos.

 

Pressão arterial mais baixa

Não ingerir cafeína pode ser muito bom para a pressão arterial. O consumo pode aumentar os níveis de pressão arterial, em função do efeito estimulante que ela exerce sobre o nosso sistema nervoso.

O consumo de até 3 xícaras de café por dia, pode aumentar em até quatro vezes as chances de uma pessoa predispostas a aumentar os níveis de pressão arterial.

 

Poucas dores de cabeça

Dor de cabeça

Quem nunca acordou com dor de cabeça e sentiu ela passar após tomar aquela xícara de café? A abstinência de cafeína tem como um dos sintomas as dores de cabeça. Outros sintomas incluem confusão mental, fadiga, dificuldade de concentração e irritabilidade.

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Uma digestão saudável

A ingestão de cafeína pode trazer uma série de desconfortos digestivos nada agradáveis. O café pode criar efeito laxante em 3 a cada 10 pessoas que o consomem, pois ele tem a capacidade de estimular o intestino.

Além disso, o consumo de cafeína, podem agir no desenvolvimento da doença do refluxo gastrointestinal, já que ela irrita o estomago, causando desconforto e dor.

 

Absorção de vitaminas prejudicada

O consumo de café pode prejudicar a absorção de vitaminas pelo nosso corpo. Isso ocorre principalmente quando ingerido após as refeições. Já citado anteriormente, a cafeína prejudica a absorção do cálcio pelo organismo e também prejudica na absorção da vitamina C.

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Crédito imagem: pixabay

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