Conheça os misteriosos monumentos de 7 mil anos encontrados na Arábia

Conhecidas como mustatils, os gigantescos monumentos de pedra foram construídos há cerca de 7.000 anos e agora são consideradas como as estruturas mais antigas do mundo.

Mais de sete mil anos atrás, numa época em que a Arábia não era um deserto tão vasto como é hoje, um povo curioso ergueu uma série de monumentos de pedra. Não se sabia muito sobre eles, já que estudos arqueológicos eram limitados. Agora, no entanto, os pesquisadores reuniram novos dados sobre as centenas de estruturas de pedra que foram identificadas como locais monumentais.

Embora seu propósito exato permaneça envolto em mistério, os primeiros dados indicam que o local megalítico pode ter sido usado por pastores para práticas rituais e religiosas.

“Nossa interpretação dos mustatils é que eles são locais para rituais, onde grupos de pessoas se reuniam para realizar algum tipo de atividade social atualmente desconhecida”, explicou o Dr. Huw Groucutt. “Talvez fossem locais de sacrifícios ou de festas.”

 

As novas descobertas

De acordo com novos dados publicados no The Holocene,  pesquisadores da Max Planck Society em Jena, na Alemanha, bem como colegas da Arábia Saudita e de outros países, descobriram que as vastas estruturas de pedra são compostas por pedras maciças, moldadas em retângulos gigantescos.

mustatils

Na verdade, os pesquisadores dizem que os monumentos são tão grandes que agora são considerados as estruturas de grande escala mais antigas do mundo, e eles oferecem pistas essenciais sobre como as primeiras pessoas sobreviveram no semi-árido da Arábia há mais de sete mil anos.

As misteriosas estruturas foram detectadas pela primeira vez por imagens de satélite anos atrás e são um aspecto peculiar do registro arqueológico do oeste da Arábia. Acredita-se que milhões de estruturas de pedra tenham sido construídas ao longo da história.

Mustatils

Seu exato propósito varia: Acredita-se que alguns tenham sido cemitérios, outros tenham sido locais religiosos, enquanto uma terceira categoria sugere a existência de armadilhas de caça. Mas o mais enigmático são os locais religiosos; vastas formas retangulares construídas com pedras maiores. Essas estruturas foram apelidadas de “mustatils “, que tem o significado de “retângulo” na língua local.

Seu significado exato permanece envolto em mistério, principalmente devido à falta de estudo e ao fato de que muitas vezes eram cobertos por estruturas muito mais jovens.

Essas estruturas, embora tenham mais de 7.000 anos, nunca haviam sido estudadas detalhadamente. Isso até que especialistas de Max Planck, do Green Arabia Project e do Ministério do Turismo da Arábia Saudita se uniram para realizar um estudo detalhado dos monumentos antigos por meio de uma combinação de estudos de campo e imagens de satélite.

Isso permitiu-lhes obter uma visão detalhada e sem precedentes das antigas estruturas, o que, por sua vez, ampliou muito seu conhecimento sobre os antigos monumentos.

Você também pode se interessar:

O novo estudo baseado em solo ajudou a identificar mais de cem novos mustatils no Deserto de Nefud, juntando a uma lista de centenas de outras estruturas previamente identificadas graças às imagens de satélite.

Pesquisas baseadas em solo ajudaram os especialistas a entender melhor como os antigos construíram as estruturas. Até agora, eles identificaram que os mustatils normalmente são compostos de duas plataformas massivas interconectadas por meio de paredes de pedra paralelas, algumas das quais se estendem por mais de seiscentos metros de comprimento.

Sabemos que as estruturas datam de pelo menos 7.000 anos, graças ao carvão descoberto de dentro da plataforma, que foi datado por rádio carbono. Os pesquisadores também descobriram ossos de animais dentro das estruturas. Os ossos pertenciam a gado domesticado.

Há cerca de 7.000 anos, a área onde os mustatils foram construídos não era tão árida quanto é hoje. As chuvas eram muito mais intensas e uma vasta porção da área era coberta por pastagens e lagos.

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 Crédito imagem: Google Maps

Comentários
Carregando...