4 Curiosidades australianas de tirar o fôlego

A Austrália é um dos países mais curiosos do planeta pois tem animais exóticos e belezas naturais muito diferentes do resto do mundo. De minhocas do tamanho de cobras a lagos coloridos, como por exemplo o lago Hillier, lindo e totalmente cor de rosa. Separamos 4 curiosidades australianas de tirar o fôlego de qualquer pessoa.

Lago Cor de Rosa

Lago rosa

Localizado na reserva natural Recherche Archipelago em Middle Island na Austrália, o lago Hillier é salgado e possui uma intensa cor de rosa, totalmente natural. Entretanto, não é possível conhecê-lo sem estar em um grupo de excursão com guias credenciados pois o lago foi classificado como patrimônio natural do país.

Mas de onde vem a cor rosa? De acordo com biólogos australianos que estudaram a composição dos organismos presentes na água, o lago possui esta cor devido a presença das algas Dunaliella salina e de uma bactéria especifica, que prefere ambientes salinos para viver, as  halofílicas vermelhas.

Desta forma estes dois microorganismos juntos com o sal, tingem a água com uma cor intensa que pode variar entre rosa, vermelho e alaranjado.

Inegavelmente o lago Hillier é exótico, além de ser totalmente inofensivo para humanos e animais nadarem em suas águas. Todavia não é aconselhável beber pois a quantidade de sal presentes em sua composição pode prejudicar e muito a saúde.

Minhoca gigante

Digaster Longmani

Em Queensland, o segundo maior estado da Austrália, muitos moradores ficaram surpresos com o aparecimento de um animal inesperado saindo de buracos no solo.

Medindo 80 cm de comprimento um Digaster Longmani, um tipo de minhoca gigante, apareceu na superfície após intensas chuvas que ocorreram na região.

De acordo com os especialistas estes animais vieram das profundezas da terra a procura de oxigênio, pois as chuvas inundaram suas tocas, as obrigando a saírem para respirar. Apesar de muito estranhos, estes animais são completamente inofensivos aos seres humanos.

Você também pode se interessar por :

Goanna

Goanna

Em muitos lugares encontrar lagartixas correndo pelas paredes a caça de insetos é algo comum e não oferece riscos as pessoas. Porém, na Austrália existem as Goannas, um tipo de lagarto-monitor gigante, cuja mordida é venenosa podendo levar a graves infecções.

As vezes acontece de um destes lagartos aparecer nos quintais a procura de alimento, geralmente ovos, pequenos pássaros, e até mesmo filhotes de cangurus, mas o que eles realmente preferem é carniça.

Todavia, estes animais não atacam os seres humanos a não ser quando encurralados e atacados primeiro, caso contrário preferem fugir e se esconder. Apesar de alguns até se aventurarem, escalando as paredes das casas para um cochilo de barriga cheia.

Dugongo

Dugongo

Este animal de nome diferente é um mamífero marinho, da família do peixe-boi e igualmente em risco de extinção devido a sua carne e a poluição dos mares.

O Dugongo, ao contrário do peixe-boi, possui dentes pequenos e afiados similares a agulhas que permite a este mamífero comer pequenos peixes e crustáceos. O seu nome tem origem na palavra malaia duyung que significa sereia ou dona do mar.

Inegavelmente esta espécie é um animal inofensivo aos humanos, aliás são até muito dóceis e preferem fugir a ter contato com as pessoas, principalmente se forem fêmeas com filhotes. Atualmente só são encontrados no estreito de Torres e na Grande Barreira de Coral em torno da Austrália.

 

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

Comentários
Carregando...