Dentes novos: conheça o remédio que pode regenerar os dentes e devolver o sorriso de muitas pessoas

Dentes, um acessório fundamental para uma boa alimentação e para a autoestima, afinal um belo sorriso pode fazer toda a diferença na vida de alguém. Assim de acordo com pesquisas feitas no Japão é possível que logo tenhamos um medicamento capaz de regenerar dentes perdidos ou estimular o seu crescimento onde antes não havia nada. Dentes novos: conheça o remédio que pode regenerar os dentes e devolver o sorriso de muitas pessoas.

Dentes Novos

girl 2198018 640

Embora a boca de um adulto tenha normalmente 32 dentes, uma parcela da população apresenta uma quantidade significativa de dentes a menos ou a mais devido a doenças ligadas a falhas genéticas, as chamadas doenças congênitas.

Assim um estudo realizado no Japão por cientistas da universidade de Kyoto e de Fukui mostrou que estas falhas na quantidade de dentes estão relacionadas a um gene específico chamado USAG-1.

Então eles concluíram que um anticorpo para esse gene pode estimular o crescimento de dentes novos em pessoas que sofrem de agenesia dentária, ou seja, uma doença relacionada principalmente com a falta de dentes em adultos saudáveis.

Inegavelmente a pesquisa é um sopro de esperança para aquelas pessoas que perderam os dentes e com eles a qualidade de vida, além do prazer de um belo sorriso.

Você também pode se interessar por:

A Pesquisa Japonesa

animal 1554745 640

Desta forma para testarem se a teoria do anticorpo para o gene USAG-1 realmente funcionaria, foram realizados testes em cobaias que sofriam de agenesia dentária.

Surpreendentemente os testes com o novo tratamento resultou em um estímulo no crescimento dentário dos camundongos, o que deixou a equipe bastante empolgada.

Segundo um dos principais autores do estudo o professor sênior da Escola de Medicina de Kyoto Katsu Takahashi, as moléculas fundamentais responsáveis pelo desenvolvimento dos dentes já foram identificadas.

E são elas a proteína BMP e um sinalizador chamado Wnt que indica o momento desta proteína começar o processo de ativação do gene para crescimento dentário.

Entretanto , os cientistas sabiam que a proteína BMP e a Wnt estão envolvidas em outros processos de formação do embrião e não apenas ligadas aos genes dos dentes. Por isso o uso de medicamentos que afetassem estas proteínas poderia ter efeitos colaterais capazes de atingir todo o organismo.

Então ainda de acordo com Takahashi “Sabíamos que suprimir o gene USAG-1 beneficia o crescimento dentário. O que não sabíamos era se isso seria o suficiente”.

Além disso, os cientistas sabiam que a proteína BPM e a Wnt estão envolvidas em outros processos de formação do embrião e não apenas ligadas aos genes dos dentes. Por isso o uso de medicamentos que afetassem estas proteínas poderia ter efeitos colaterais capazes de atingir todo o organismo.

O artigo na Science Advances

dentistry 668214 640

Assim após vários experimentos com anticorpos, a equipe conseguiu selecionar um que atuava apenas no gene USAG-1 e na proteína BMP e a administração deste anticorpo em apenas uma dose foi o suficiente para gerar um dente completo no camundongo.

Então o processo foi testado em outras cobaias, inclusive em furões que possuem apenas duas dentições durante a vida, bastante similar aos humanos, com resultados promissores. De acordo com Takahashi os próximos passos é testar com animais cada vez mais complexos como porcos e cães.

A intenção do estudo é provar que é possível uma regeneração completa dos dentes em pessoas, a partir de uma terapia baseada nos benefícios dos anticorpos monoclonais como medicamento, no lugar dos tratamentos atuais baseados em próteses nos casos de agenesia dentária.

O estudo e seus resultados até a fase atual foi publicado em um artigo na revista cientifica “Science Advances” em inglês. Inegavelmente este estudo representa uma mudança nos tratamentos dentários e um avanço na área da saúde, que futuramente pode mudar muitas vidas.

Tanto para quem sofre da falta de dentes por problemas congênitos como para aqueles que perderam seus dentes em acidentes ou pela idade, mas que sonham com uma boca saudável.

Créditos de imagem: Pixabay; Capa: pixabay lemon-4920227_1920.jpg

Comentários
Carregando...