Dia da criança: alegre essa data com 4 brincadeiras divertidas!

O Dia da Criança é uma data especial, não só porque eles trazem alegria por onde passam, mas também, por que é uma data importante no que se refere aos direitos das crianças como cidadãos brasileiros. Então vai passar o dia com os pequenos? Que tal algumas brincadeiras divertidas? Separamos algumas que podem ser uma ótima opção de diversão para toda a família.

Dia da criança: por que é importante?

family g3a946cf02 640

Antes de mais nada tudo começou no Rio de Janeiro em 1923 quando a cidade recebeu o 3 Congresso Sul-Americano da Criança com o intuito de discutir os direitos e necessidades das crianças no continente sul-americano.

Inevitavelmente, após participar desta conferência, o deputado federal Galdino Filho resolveu elaborar um projeto para a criação do Dia da Criança em 1924.

Assim ficou estipulado que no dia 12 de outubro seria comemorado oficialmente o Dia da Criança. Tanto que o decreto número 4.867 afirma “Fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional a festa da criança, revogados as disposições em contrário.”

 Aliás o Brasil foi pioneiro em criar uma data em homenagem aos pequenos, sendo que o mundo todo, apenas em 1959 os Fundos das Nações Unidas para a Infância, o UNICEF, estabeleceu o dia 20 de novembro como o dia Internacional das Crianças em referência à Declaração dos direitos das Crianças.

Entretanto o dia só ganhou popularidade no Brasil em 1955 quando a fábrica de brinquedos Estrela lançou uma campanha publicitária para alavancar suas vendas no dia das crianças chamada Semana Bebê Robusto, assim como a Johnson & Johnson em 1960 lançou a campanha Bebê Johnson 65.

 Ambos os projetos foram um sucesso e disseminaram o Dia da Criança em todo o território nacional além de gravar a data para sempre nos corações dos brasileiros.

Você também pode se interessar por:

Dia da Criança é dia de brincar

girl gd57259851 640

Que tal aproveitar essa data para curtir ao lado dos pequenos e dos nem tão pequenos assim? Um tempo de qualidade com eles não tem preço. Assim pensando nisso separamos com muito carinho algumas brincadeiras para unir a todos neste dia das crianças.

1 Caça ao tesouro

Quem nunca sonhou em encontrar um tesouro de pirata a muito perdido? Então aproveite e deixe sair a criança que todos têm dentro de si e se veja como o Capitão Gancho ou Jack Sparrow na hora de esconder no pátio ou dentro de casa um tesouro incrível para os pequenos.

 Que pode ser as guloseimas favoritas da família, brinquedos como slime ou massa de modelar e até algum jogo de tabuleiro, que certamente vai unir a todos numa grande brincadeira. Depois monte um mapa colorido com instruções simples onde estão as pistas que levam ao tesouro.

Aliás as pistas podem ser charadas, jogos de mímica ou perguntas simples como a cor favorita de um membro da família ou o nome do pet. As respostas levam passo a passo ao tesouro, assim as crianças aprenderão a brincar juntas e a pensar em conjunto.

2 Quem eu sou?

Esse jogo é muito simples e pode até ser feito em casa, para isso bastas recortar alguns quadrados de papel em branco e escrever nele nomes de personagens conhecidos, tipos de animais ou profissões como bombeiro, policial ou astronauta. Depois as cartinhas são misturadas e cada um escolhe uma e cola na testa com fita adesiva.

Então, um de cada vez pergunta “Quem sou eu?” e as pessoas têm que dar pistas para que o outro adivinhe o que tem em sua carta presa na testa. Quem acertar ganha o jogo.

3 Raio Laser

Essa brincadeira é muito simples e só é precisa de três itens: um corredor, papel crepom e fita crepe.

Corte tiras de papel crepom e cole as pontas, uma de cada lado do corredor com fita adesiva. Aos poucos o espaço estreito vai parecer que foi tomado por raios laser.

O desafio é atravessar o corredor sem encostar nos lasers. Ganha quem conseguir chegar ao outro lado primeiro! E se quiser pode tornar o desafio um pouco mais interessante colocando obstáculos no chão como almofadas ou pelúcias a serem superadas durante o percurso. Os pequenos adoram!

4 Lanche divertido

Antes de mais nada sim, vai dar bagunça na cozinha, mas as crianças vão adorar! Corte várias frutas como maçã, banana e morangos em pedaços pequenos, depois permita que as crianças coloquem um pouco de fruta no fundo de vários copinhos de plástico ou de preferencias aqueles brinquedos de praia com formato de bichinhos, mas bem limpos antes.

Então despeje gelatina do sabor favorito das crianças nas forminhas escolhidas e deixem gelando enquanto as brincadeiras acontecem.

Assim que estiverem prontos basta desenformar as gelatinas, os pequenos vão amar! Essa é uma boa maneira de estimular o consumo de frutas para aqueles que não gostam ou não têm o hábito. Agora basta aproveitar o dia da Criança.

Créditos de imagem: Pixabay.com

Comentários
Carregando...