Emojis o que são? Conheça essas divertidas e populares “carinhas” que já ganharam até seu próprio filme de animação

A comunicação é fundamental para que as pessoas se entendam, mas quando a mensagem é falha ou mal compreendida o resultado pode gerar grandes mal entendidos!

Os emojis surgiram como mais uma alternativa para tornar a comunicação mais rápida e clara, além de muito mais divertida. Mas o que são os emojis? Conheça um pouco sobre esses divertidos carinhas…que até já ganharam o seu próprio filme de animação.

O Primeiro “Smile

emoji smiley1

Tudo começou com a criatividade de um professor norte-americano chamado Scott Fahlman durante um fórum de comunicação em 1982. Fahlman usou os caracteres de pontuação do declado para “digitar” uma carinha feliz ou triste, dependendo do tom que queria dar as mensagens de texto para seus alunos.

Assim nasceu a primeira ideia de emoji e logo as carinhas escritas durante as mensagens se tornaram um recurso muito popular.

A Mágica dos japoneses

Shigetaka Kurita

Inegavelmente o berço das inovações tecnológicas, o Japão, não poderia ficar de fora desta nova moda e com efeito surgiram os “Kaomojis” em 1999.

Tanto que o designer responsável por repaginar os emojis originais foi Shigetaka Kurita que a princípios criou 176 emojis para as empresas de telefonia japonesas a NTT DoCoMo.

Como resultado o designer de interfaces japonês é considerado o pai dos emojis atuais, pois as simpáticas e expressivas carinhas se tornaram febre no Japão e uma paixão em outros países de cultura asiática.

Você também pode se interessar por:

Conquistando o Mundo

emoticon 1610518 640

Atualmente existem mais de 10 mil emojis, todos inspirados nos quadrinhos em estilo Mangá e extremamente diversificados com inúmeras expressões faciais, muito diferentes do “smile” original.

Contudo foi a partir do ano 2000 que os divertidos emojis ganharam o mundo com uma mistura de caracteres orientais e ocidentais.

Com toda a certeza graças a explosão do uso de celulares tipo smartphones disponíveis para a população.

Assim sendo, as populares carinhas se consagraram como febre mundial e dez anos depois em 2010 foram padronizadas para atenderem múltiplas plataformas e softwares.

Desta maneira os emojis podem ser aplicados como parte dos sistemas operacionais dos iPhones (iOS) e Android.

Por que os Emojis fazem tanto sucesso?

emoji 3144478 640

Contudo apesar de serem divertidas e de tornarem as mensagens mais rápidas por reduzirem o tempo de digitação, qual seria a real explicação para tanto sucesso dos emojis?

Simplesmente porque a comunicação humana é constituída não só por palavras mas por expressões faciais, capazes de demonstrar nossos sentimentos e intenções, sem que precisemos dize-los em voz alta ou, neste caso, escrever.

Tanto que o nome em japonês “Kaomojis” originalmente significa no dialeto kanji “Kao” = face e “Moji”= caracteres.

Assim quando precisamos deixar claro em uma mensagem de texto nossas emoções naquele momento, podemos fazer uso de um caractere específico, facilitando a compreensão e ênfase do sentimento que desejamos transmitir.

Porém é preciso deixar claro que nenhuma tecnologia substitui uma boa conversa pessoalmente.

Então quando a pandemia acabar nada melhor do que deixar os celulares de lado e apreciar a companhia das pessoas que gostamos.

Créditos de imagem: Pixabay e Bing Images

Comentários
Carregando...