Estresse crônico – Cuidado, ele pode te fazer mal

Em outros tempos, quando o ser humano precisava ficar atento aos perigos que o cercavam na natureza, o estresse era uma forma de aguçar os sentidos do corpo para sua própria proteção. Hoje, porém, nosso corpo passou a reagir sob situações de qualquer demanda, mas principalmente das necessidades e obrigações impostas pelo dia a dia.
O nível desenfreado de cortisol, adrenalina e noradrenalina, liberados nestas situações inesperadas, podem vir a acarretar estresse crônico, causando estragos ao seu corpo. Saiba o que acontece com em seu corpo quando toda essa ansiedade e tensão o deixam sobrecarregado:

Você perde o sono
Níveis elevados do hormônio cortisol são liberados quando você está estressado e o problema disso é que ele afeta os ciclos do sono. O excesso de cortisol em seu organismo propicia energia muscular, podendo vir a causar insônia.

Seu açúcar no sangue aumenta
Quando o corpo está sob estresse, ele entende que há uma situação de risco de vida e para se preparar, fornece energia aos músculos liberando glicose na corrente sanguínea. Porém, na maioria das vezes não há necessidade alguma de converter essa glicose em energia, e como resultado, os níveis de glicose se elevam em até seis vezes mais que o normal, mantendo instáveis seus níveis de açúcar no sangue.

Seu metabolismo diminui
O estresse promove alterações químicas em nosso organismo, aumentando o hormônio gástrico grelina, responsável pelo aumento do apetite. Por esta razão, pessoas estressadas, consomem mais comida e consequentemente, podem vir a aumentar o peso.

Sua libido despenca
Seus níveis hormonais estão diretamente relacionados ao seu desejo sexual. Isso quer dizer que quando seu corpo produz muito cortisol, o corpo passa a não se concentrar nos outros hormônios do corpo, incluindo a testosterona e o estrogênio, hormônios sexuais que controlam a sua libido.

Você perde o fôlego
A ansiedade faz com que os músculos que o ajudam a respirar, fiquem tensos, fazendo com que fique sem fôlego em um momento de estresse.

Seu sistema imunológico enfraquece
Em situação de estresse crônico, o hormônio cortisol é o principal causador de imunossupressor, ou seja, desestabiliza o sistema imunológico e consequentemente, diminui sua eficiência.

Você tem fortes dores de cabeça
Quando passamos por momentos de estresse, nossos músculos se tensionam imediatamente como um mecanismo de defesa dos nossos antepassados. Com essa tenção, você pode vir a sentir uma dor de cabeça que não vai melhorar até que relaxe.

O seu ritmo cardíaco acelera
Os três hormônios liberados no momento de estresse, fazem com que o músculo cardíaco se contraia mais vezes e acelere a frequência cardíaca, aumentando consideravelmente o risco de ataque cardíaco e derrame.

Sua memória fica prejudicada
Se você é dessas pessoas que perdem a chave de casa quando está estressado, fique sabendo que de acordo com uma pesquisa da Progress in Neuro-Psychopharmacology & Biological Psychiatry, o estresse crônico afeta negativamente a memória.

Comentários
Carregando...