Mundo do Curioso https://mundodocurioso.com.br Portal de curiosidades sobre o Mundo Wed, 17 Nov 2021 17:52:40 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.8.1 https://mundodocurioso.com.br/wp-content/uploads/2019/12/cropped-icon-mundodocurioso-512x512-32x32.png Mundo do Curioso https://mundodocurioso.com.br 32 32 Afta: por que temos essas dolorosas feridas na boca? Entenda as causas mais comuns e como curá-las https://mundodocurioso.com.br/afta-por-que-temos-essas-feridas-saiba-mais/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=afta-por-que-temos-essas-feridas-saiba-mais Wed, 17 Nov 2021 17:51:58 +0000 https://mundodocurioso.com.br/?p=5090 afta por que temos essas feridasA afta é um ferimento na boca, incomodo e doloroso, que acomete pessoas de todas as idades. E não é incomum ter várias aftas de uma vez. Mas você sabe o motivo destas feridas surgirem na boca? Venha descobri com a gente as causas mais comuns e como curar as aftas. Mas o que é […]]]> afta por que temos essas feridas

A afta é um ferimento na boca, incomodo e doloroso, que acomete pessoas de todas as idades. E não é incomum ter várias aftas de uma vez. Mas você sabe o motivo destas feridas surgirem na boca? Venha descobri com a gente as causas mais comuns e como curar as aftas.

Mas o que é a afta?

afta boca ferida 1618841010252 v2 4x3

A afta é uma pequena ferida semelhante a uma bolha de queimadura ou ulceração que, geralmente, aparecem no interior da boca após algum trauma. Ou seja, quando mordemos sem querer as bochechas, língua ou lábios.

Entretanto, apesar de serem bastante doloridas, principalmente na hora de se alimentar, as aftas costumam cicatrizar e sumir sozinhas em poucos dias. Porém se as feridas persistirem por mais de 3 semanas, as causas devem ser avaliadas por um médico.

Contudo o normal é que a afta dure uns três ou quatro dias e desapareçam como se nunca tivessem estado lá, nos deixando com lágrimas nós olhos quando o alimento ou bebida quentes encostam no local. Mas o porquê temos aftas?

As causas das Aftas

causas afta

A afta ou aftas, porque é comum ter mais de uma ao mesmo tempo e, sim… quem costuma ter sabe como é dolorido, possuem inúmeras causas. Porém a mais comum ocorre através de traumas acidentais, aquelas mordidas sem querer no interior das bochechas, língua ou lábios.

Além disso pequenas cirurgias como a retirada de um dente ou mesmo uma limpeza mais profunda podem causar pequenos ferimentos nas gengivas e se transformarem em aftas.

Aliás se você já tem seus 40 anos de idade e nunca sentiu como é ter uma afta na boca, não sabe o tamanho do desafio que é na hora de beber um café ou comer um bom almoço, driblando o machucado. Pois qualquer coisa temperada ou quente que encoste no local, é de arrepiar os cabelos.

E quando a afta aparece em crianças, o momento das refeições se torna uma verdadeira guerra para todos os pais e mães, independente da nacionalidade.

Entretanto se a afta persiste por mais de 3 semanas então as causas devem ser analisadas por um especialista, pois podem indicar outros problemas de saúde mais sérios.

Isto porque fatores como baixa imunidade, falta de vitamina B12 e stress podem causar aftas, assim como problemas mais complexos tipo gastrite, refluxo, úlceras e doenças inflamatórias do trato digestivo também provocam o aparecimento das feridas, inclusive em locais mais sensíveis no fundo da garganta, causando muita dor ao engolir e até febre.

Então aquelas pessoas com mais propensão a terem problemas no trato digestivo, o hábito de ingerir alimentos muito condimentados, apimentados ou muito ácidos com regularidade, certamente às fazem sofrer com as aftas cerca de um ou dois dias após consumirem estes alimentos.

Entretanto com o tratamento certo as aftas desaparecem, assim como suas causas. Mas para isso é necessário a ajuda de um médico. Desta forma o que se deve fazer?

Você também pode se interessar por:

Curando a afta

woman g1c7bf2124 1280

Antes de mais nada é preciso explicar que não existe um tratamento específico para a afta pois muitas são as causas e para cada uma delas há um tipo de tratamento.

Contudo o mais comum é a aplicação de uma pomada, spray antisséptico ou até um bochecho com produtos específicos que vai reduzir o inchaço e a dor no local.

Mas normalmente a afta desaparece em poucos dias então basta evitar alimentos ácidos, gordurosos ou muito condimentados que a ferida desaparece da mesma forma como surgiu.

Agora se houver dor crescente, um aumento no número de aftas na boca, dor para engolir, além de febre e cansaço juntamente com dores no estomago ou azia frequente é fundamental procurar um médico e obter o melhor tratamento.

E acima de tudo quando ocorrerem estes sintomas mais sérios deve-se evitar a automedicação. Ingerir medicamentos sem prescrição e orientação de um especialista pode agravar o quadro.

Créditos de imagem: https://www.uol.com.br/vivabem/doencas-de-a-z/afta-comum-nao-tem-tratamento-higiene-medicacoes-e-laser-aliviam-a-dor.htm ; https://boaforma.abril.com.br/dieta/o-que-as-nutricionistas-comem-na-pizzaria-no-japones-no-bar/ ; pixabay.com imagem woman-g1c7bf212

Capa: https://cabecaepescocosp.com.br/aftas-cancer/

]]>
Curare, o veneno usado pelos índios sul-americanos que ficou famoso na história e na indústria farmacêutica https://mundodocurioso.com.br/curare-o-veneno-mais-famoso-da-historia/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=curare-o-veneno-mais-famoso-da-historia Tue, 16 Nov 2021 18:56:18 +0000 https://mundodocurioso.com.br/?p=5076 curareO curare é um veneno usado pelos índios sul americanos que ganhou fama nos livros de história e na industria farmacêutica. Você sabe o por quê? ]]> curare

O curare é um veneno usado a muitos anos pelos nativos sul-americanos para caçar, e sua fabricação é cheia de rituais e segredos. Além disso o místico veneno teve um papel importante na história quando os navegadores Europeus chegaram por estas terras, que eles chamavam de Novo Mundo, inclusive sendo citado na obra do historiador e médico italiano Pietro Martire d’Anghiera escrita em 1504. Mas e você conhece o Curare?

Curare e sua história

136476 shutterstock 124798357

O curare foi mencionado pela primeira vez na história através das cartas escritas pelo médico historiador Pietro Martire d’Anghiera em 1504, quando ele esteve na América do sul.

 Aliás, segundo ele um soldado fora morto pela flecha envenenada de um índio durante uma expedição no Novo Mundo, nome dado pelos europeus ao continente sul-americano.

Contudo atualmente os índios afirmam que o Curare só pode ser usado para caçar, nunca para guerrear.

Tanto que existem várias tribos nativas da América do sul que ainda usam o veneno na caça e pesca, sendo as mais conhecidas os Ticunas e os Macus habitantes da Amazônia.

De acordo com o relato destas tribos, o curare só pode ser feito pela mulher mais idosa da tribo e essa tradição é passada de geração em geração, vista como uma função importante, porém fatal.

Isto porque para fabricar o Curare, é preciso raspar a casca da planta que contém a substância, deixar secar e depois cozinhar por três dias em fogo brando até ganhar uma consistência viscosa. Mas infelizmente quem faz o processo respira os gases tóxicos liberados durante a fervura e acaba falecendo.

Contudo engana-se quem pensa ser este um fim trágico para ela, ao contrário, o marido, os filhos e netos da idosa veem este ato como um final honroso, pois o veneno será usado para alimentar toda a tribo durante muito tempo.

Então depois de pronto, o xarope de curare é armazenado em jarros de cerâmica e só será utilizado na hora da caça, quando os caçadores molham as pontas das flechas ou dardos que serão lançados de Zarabatanas para abater animais como macacos e aves.

 Contudo, depois que o curare acaba a missão de fabricar a próxima remeça é dada para a segunda mulher mais velha da tribo e assim por diante.

 Entretanto é importante dizer que isso pode demorar anos, pois o xarope de curare seca no jarro, mas basta ser diluído com água que volta a ter as propriedades letais de quando recém armazenado.  

Você também pode se interessar por:

Como o veneno funciona

R. Bentley H. Trimen Medicinal Plants Wellcome L0019166

Antes de mais nada o curare é usado em uma quantidade mínima, e o dardo ou flecha são lançados propositalmente no pescoço no animal a ser abatido, pois assim seu efeito é ainda mais rápido, geralmente, menos de um minuto.

Desta maneira o curare ao entrar na circulação sanguínea imobiliza o animal paralisando os músculos dos membros, pescoço e em seguida os músculos responsáveis pela respiração. Assim o animal morre asfixiado em menos de um minuto.

Além disso o veneno existente na carne não é letal aos índios pois o curare ao chegar no trato digestivo humano é destruído.

Do mesmo modo, um dos princípios ativos do curare tem uso significativo na indústria farmacêutica, estando presente na fabricação de relaxantes musculares, fundamentais para o tratamento e alívio dos sintomas de doenças crônicas como a fibromialgia.

Aliás um medicamento comum e bastante conhecido que nasceu graças ao estudo das substâncias do curare é a ciclobenzaprina, mais conhecido como Miosan, frequentemente indicado para dores musculares causadas por torcicolos, por exemplo.

Porém nunca se esqueça não se deve tomar medicamentos sem prescrição médica, afinal a automedicação pode ser prejudicial a saúde ou até fatal.

Créditos de imagem: https://www.chemistryworld.com/podcasts/curare-and-ouabain/3008865.article ; https://pt.wikipedia.org/wiki/Chondrodendron_tomentosum

Capa: site Pixabay.com

]]>
Nespresso: o café expresso das cafeterias feito em casa. Mas você sabe quem a inventou? https://mundodocurioso.com.br/nespresso-cafe-de-cafeteria-feito-em-casa/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=nespresso-cafe-de-cafeteria-feito-em-casa Thu, 11 Nov 2021 17:06:31 +0000 https://mundodocurioso.com.br/?p=5068 NespressoNespresso, o café expresso igual ao das cafeterias mas feito em casa. Porém você sabe quem a inventou? Se não venha descobrir conosco.]]> Nespresso

Café, a bebida que faz toda a diferença no dia para aqueles que não vivem sem. Não importa o momento, sempre se tem um tempinho para um café, seja passado, solúvel ou com leite. E se você é daqueles que tem a sua maquininha Nespresso em casa então, com certeza, fica tão feliz em receber as capsulas de café quanto uma criança na noite de Natal. Mas você sabe quem a inventou? Venha descobrir com a gente.

 Uma ideia de sucesso

coffee gb5d5756f7 1280

Tudo começou em 1975 quando Eric Favre, engenheiro da Nestlé, esteve na Itália, mais precisamente em uma cafeteria, e observou como as máquinas de café expresso funcionavam.

Assim ao voltar para sua terra natal passou anos desenvolvendo, juntamente com a multinacional Nestlé, a ideia nascendo em 1986 a Nespresso.

Porém as máquinas de café assim como suas capsulas eram vendidas apenas para empresas o que não gerou o sucesso esperado até que em 1988 Jean-Paul Gaillard entrou para a Nestlé e revolucionou ao mudar o modo como as máquinas Nespresso eram comercializadas.

E desta forma ele passou a direcionar o produto para os consumidores residenciais, transformando a Nespresso em algo exclusivo e para clientes especiais, criando o Club Nespresso.

 Então logo a Nespresso passou a ser sinônimo de um estilo de vida e isto alavancou as vendas mesmo com o valor das capsulas 50% mais elevado.

Inegavelmente o sucesso se deve a combinação da conveniência de se beber um café expresso delicioso em casa com a elegância de uma cafeteria profissional.

Aliás se acredita que em 2006 a Nespresso tenha obtido de lucros mais de 500 milhões de libras.

Porém quando sua patente expirou em 2012, as marcas concorrentes já não tinham interesse em criar máquinas próprias de café, mas sim em vender capsulas para serem usadas pelos consumidores da Nespresso.

Tanto que o mercado atual de capsulas de café não para de crescer e está cada vez mais focado na qualidade, tanto do café quanto no modo como a embalagem é feita, visando manter o sabor e o frescor do produto.

Você também pode se interessar por:

Nespresso e as capsulas de café X sustentabilidade ecológica

coffee capsule gde87b6ead 1280

 Além disso existe outro fator importante, uma atenção especial quanto a sustentabilidade do produto por isso a preocupação em criar materiais que possam ser reciclados é fundamental.

Nesse sentido John Steel presidente da Cafédirect afirmou” A reciclabilidade das embalagens está no topo da agenda. Muitos fabricantes estão usando capsulas de café de alumínio para espelhar o produto Nespresso, mas também para incentivar a reciclagem.”

Entretanto infelizmente parece que o problema da alta quantidade de capsulas que hoje poluem o ambiente, indo parar nos aterros comuns é devido ao mal descarte feito pelos próprios consumidores.

Segundo dados de pesquisas feitas por um fabricante britânico a Halo, 42% dos clientes residenciais no Reino Unido as descartam no lixo comum ao invés de levaram as capsúlas até um dos 14.000 pontos de coleta criados pela Nespresso espalhados em 31 países.

Logo se percebe uma falta de conscientização maior por parte dos consumidores, mas o problema também pode estar na confusão que as pessoas fazem com os termos reciclável, biodegradável e compostável.  

Contudo os fabricantes das capsulas de café já estão trabalhando para equilibrar qualidade, sustentabilidade e conveniência na tentativa de reduzir o número de capsulas descartadas de maneira incorreta ou irresponsável.

E nesse sentido Andre Chanco cofundador da Yardstick Coffee e da Morning, empresa focada em capsulas de café, acredita que é possível alcançar equilíbrio quanto a sustentabilidade, qualidade e conveniência atualmente, mas que no passado teria sido impossível.

 E ainda afirma “Espero que formatos mais ecológicos surjam no futuro, bem como melhores sistemas locais para reciclagem de cápsulas.” Inegavelmente isso é o que todos nós, amantes de um bom café desejam para o futuro e que seja logo!

Créditos de imagem: site pixaBay.com

Capa: https://www.sweetesthome.com.br/maquina-nespresso-melhores-modelos-2/

]]>
O gigante de duas cabeças: Conheça Kap Dwa https://mundodocurioso.com.br/gigante-de-duas-cabecas-conheca-kap-dwa/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=gigante-de-duas-cabecas-conheca-kap-dwa Mon, 08 Nov 2021 18:26:54 +0000 https://mundodocurioso.com.br/?p=5056 gigante Kap DwaConheça a história do gigante Kap Dwa que ainda espera pela ciência para ser desvendada. Será fraude ou verdade? Descubra com a gente.]]> gigante Kap Dwa

A ideia de ter havido gigantes andando por aí parece mais coisa de histórias infantis, miitos e lendas ou algo tirado de um filme de ficção. Mas a ciência evoluiu muito e hoje é possível averiguar melhor o que antes era visto como mitos ou fraudes. Essa é a história do gigante Kap Dwa que ainda espera pela ciência para ser desvendada.

Gigantismo ou Acromegalia: seria a explicação?

homem mais alto do mundo 1 1200x900 1

Muitos pesquisadores e arqueólogos afirmam que certas estruturas erguidas na antiguidade só poderiam ter sido construídas por gigantes.

Afinal não possuíam a tecnologia moderna e os maquinários potentes usados hoje. Entretanto esta constatação ainda gera espanto, tanto entre os próprios cientistas como entre a população em geral.

Mas por que o espanto? Principalmente quando sabemos existirem pessoas cuja estatura extrema supera em muitos centímetros a média das demais pessoas?

Por exemplo o gigante de Illinois chamado Robert Pershing Wadlow que em 1940 media incríveis 2 metros e 72 centímetros.

De acordo com os médicos a causa de sua incrível altura se devia hipertrofia de sua hipófise, condição que elevou a níveis extremos a somatropina ou hormônio do crescimento.Assim Robert nunca pararia de crescer, tanto que ao falecer aos 22 anos contava com 2,75 de altura e 223 kg.

Contudo a condição de Robert é diferente de quem sofre de Acromegalia, uma condição causada geralmente pela presença de um tumor benigno na glândula pituitária provocando a produção em excesso dos hormônios de crescimento provocando um alargamento dos ossos do rosto, pés e mãos, além de altura fora da média.

 Contudo com o tratamento certo é possível interromper o gigantismo destruindo os tumores e controlando os efeitos do crescimento excessivo com medicamentos específicos. Porém por se uma doença crônica é necessário acompanhamento especializado por toda a vida do paciente.

Então se sabemos da existência destas síndromes capazes de transformar os mitos sobre gigantes em algo real, por que a dificuldade das pessoas em acreditar que os povos antigos também sofriam destas enfermidades? E qual seria o caso do gigante Kap Dwa?

Você também pode se interessar por:

O gigante Kap Dwa

IMG 20200620 205919 compress46

O gigante chamado de Kap Dwa foi encontrado na Patagonia em 1673, porém antes disso já havia relatos de navegadores sobre estes gigantes.

Inegavelmente tudo teria começado em 1520 quando Ferdinand Magellan e sua tripulação passou pela América do sul, mais precisamente no litoral da patagônia e avistaram homens extremamente altos, verdadeiros gigantes andando pela costa.

De acordo com o relato de Antonio Pigafetta “Um dia de repente vimos um homem nu de estatura gigante na costa do porto, dançando, cantando e jogando poeira na cabeça. (…) Quando o gigante ficou na presença do capitão-geral ( Magalhâes) e na nossa presença, ficou muito maravilhado e fez sinais com o dedo levantado para cima, acreditando que tínhamos vindo do céu. Ele era tão alto que apenas chegavamos à cintura, e era bem proporcionado.”  

Apesar de Magalhães e sua triulação terem sido bem recebidos entre os gigantes, o mesmo não aconteceu quando Kap Dwa foi localizado por navegadores espanhóis mais de 100 anos depois.

Isso porque o gigante, além de chamar a atenção por sua altura, medindo 3,6 metros, ainda tinha outra peculiaridade: ele nascera com duas cabeças!

Inegavelmente os espanhóis ficaram surpresos e assustados com sua aparição e o capturaram, amarrando-o ao mastro principal do navio. De acordo com os relatos, o gigante foi morto com uma lança ao tentar escapar.

Entretanto existe outra história contada por Robert Gerber, um norte americano dono da loja de antiguidades The Antique Man Ltd. Em Baltimore.

Segundo ele o gigante já estava morto quando foi encontrado pelos navegadores espanhóis e a partir deste ponto o que realmente aconteceu com este incrível gigante de duas cabeças é um mistério.

Porém o seu corpo mumificado teria sido exposto como curiosidade em vários museus dos Estados Unidos e Reino Unido durante 45 anos.

Mas atualmente o corpo do gigante de duas cabeças está exposto na loja de Robert Gerber e nunca foi submetido a exames, testes nem avaliado por especialistas com o intuito de validar sua história.

Assim fica a dúvida se o corpo do gigante realmente é verdadeiro, mas inegavelmente sua origem e a de seu povo de gigantes continua sendo um grande mistério. Principalmente por que ninguém sabe o destino desta civilização citada desde 1520.

Créditos de imagem: https://www.jornalciencia.com/conheca-alguns-fatos-bizarros-sobre-a-vida-do-homem-mais-alto-do-mundo/ ; https://mysteriesrunsolved.com/2020/06/kap-dwa-two-headed-giant.html

Capa: https://www.infobae.com/tendencias/2017/08/15/mito-o-realidad-la-historia-del-gigante-patagonico-de-dos-cabezas/

]]>
O Urso-do-sol e o Urso-de-óculos: conheça essas fofuras https://mundodocurioso.com.br/urso-do-sol-e-o-urso-de-oculos-duas-fofuras/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=urso-do-sol-e-o-urso-de-oculos-duas-fofuras Fri, 29 Oct 2021 16:51:29 +0000 https://mundodocurioso.com.br/?p=5040 urso-do sol e urso-de-oculosO urso é uma paixão mundial separamos duas espécies únicas. Venha conhecer o urso-do-sol e o urso-de-óculos e escolha o seu favorito!]]> urso-do sol e urso-de-oculos

Os ursos são uma paixão mundial afinal quem nunca teve um ursinho de pelúcia favorito quando criança? Além disso são sucesso em estampas de camisetas, pantufas e em inúmeros acessórios como pingentes, prendedores de cabelos ou bolsas! Entretanto na realidade esses fantásticos animais também são incríveis e separamos duas espécies únicas. Venha conhecer o urso-do-sol e o urso-de-óculos e escolha o seu favorito!

Urso-do-sol

sun bear gae3928f88 1280

O urso malaio ou Urso-do-sol é uma espécie considerada de porte médio a pequeno quando comparado com outras espécies.

Entretanto este pequeno gigante pesa entre 25 e 80kg com 1,20 a 1,50 de comprimento, ou seja, ainda pode causar muitos estragos se resolver atacar na hora de se defender.

 Aliás a sua mordida é bastante poderosa então não se engane com sua carinha simpática, de orelhas redondinhas e olhar tranquilo. Sem falar das fofas patinhas da frente, charmosamente arqueadas dando-lhe um ar divertido.

 Além disso o Urso-do sol é um dos ursos mais bonitos já registrados com seu pelo negro e lustroso com um detalhe dourado no pescoço até a face formando um círculo, dando a impressão que os raios do sol lhe deram um colar eterno de ouro para exibir.

E embora seja um urso, o Urso-do-sol não hiberna como seus primos de regiões mais frias como por exemplo o urso pardo ou o urso negro. Provavelmente por ser natural de regiões quentes e paradisíacas como Tailândia, Camboja, Bornéu, Vietnã, Laos, índia, Myanmar, Bangladesh e ilhas de Sumatra.

Então caso esteja pensando em conhecer algum destes lugares, se tiver sorte talvez consiga ver um destes impressionantes animais na natureza. Pois, infelizmente, devido ao desmatamento já está classificado como em extinção.

Embora as fêmeas tenham com frequência dois filhotes a cada gestação, que leva de 95 a 174 dias, por causa da escassez de alimento nem sempre as crias sobrevivem.

Porém quando tudo á certo os ursinhos são dependentes da mãe durante mais de um ano, fazendo com que ela evite nova gestação neste período.

Aliás sabe-se que em cativeiro estes animais podem viver até 30 anos, enquanto na natureza podem viver cerca de 15 a 20 anos.

Você também pode se interessar por:

Urso-de-óculos

urso de oculos

O Urso-de-óculos ou Jukumari é uma espécie nativa da América do Sul e o seu nome vem da sua pelagem diferente, pois os pelos ao redor dos olhos são de uma coloração bem mais clara do que o preto do resto do seu corpo. Assim este simpático e ,geralmente amigável, urso parece estar usando óculos o tempo todo.

Entretanto a pelagem clara as vezes se espalha por toda a face, pescoço e peito podendo gerar dúvidas a pessoas que não estão familiarizadas com a espécie. Por esta razão que seu nome em grego “Tremarctos Ornatus” significa urso ornamentado ou decorado, fazendo referência a sua pelagem peculiar.

Aliás o urso-de-óculos apesar de ser considerado de porte médio, os machos podem chegar a pesar 200kg, enquanto as fêmeas chegam a “delicados” 82kg se comparados.

 Entretanto apesar de serem considerados carnívoros, apenas cerca de 5% da sua alimentação é composta de carne, o resto são insetos, frutas, sementes e folhas.

Embora o urso-de-óculos possa ser encontrado em toda a América do Sul, o melhor habitat para este animal são as florestas úmidas de montanha, entre 500 a 2000 metros de altitude. Outra curiosidade sobre este urso é sua capacidade de construir ninhos onde costuma esconder alimentos, descansar e proteger os filhotes.

Além disso os ursos-de-óculos são geralmente amistosos, mas as fêmeas tendem a ser muito protetoras com os seus bebês, adquirindo um comportamento mais cauteloso e até agressivo se julgar necessário.

Porém vale a pena ressaltar que a maior ameaça ao Urso-de-óculos ainda é o ser humano devido ao desmatamento, caça ilegal entre outras atividades exploratórias destes animais.

Felizmente as leis ambientais estão mais rigidas hoje do que no passado, mas ainda tem muito trabalho de concientização sobre a preservação destes animais em seu habitar natural, para o bem de todos.

Créditos de imagem: imagem sun-bear-gae3928f88_1280 site pixabay.com ; https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/uma-ursa-e-seu-filhote-sao-vistos-passeando-em-machu-picchu/

Capa: site pixabay.com imagem spectacled-bear-ge876541e7_1920 jpg

]]>
O Chapeleiro Maluco: a verdade por trás do personagem https://mundodocurioso.com.br/chapeleiro-maluco-a-verdade-sobre-personagem/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=chapeleiro-maluco-a-verdade-sobre-personagem Thu, 28 Oct 2021 16:28:46 +0000 https://mundodocurioso.com.br/?p=5031 Chapeleiro Maluco a verdadeConhece a história de Alice no país das Maravilhas? E se dissermos que o Chapeleiro Maluco não era louco? Você sabe a verdade?]]> Chapeleiro Maluco a verdade

Quem nunca se encantou com as histórias de Alice no país das Maravilhas e se divertiu com as loucuras do Chapeleiro Maluco. Pois é, mas e se dissermos que o Chapeleiro Maluco não era tão louco assim? Você sabe qual é a verdade por trás do personagem? Venha descobrir.

Alice no país das Maravilhas

watercolor gf176ad247 640

Independentemente se você conheceu a história de Alice no país das Maravilhas através do livro escrito pelo autor Lewis Carrol ou se pela telinha mágica do cinema, onde o ator Johnny Depp dá vida ao carismático personagem do Chapeleiro Maluco, a verdade é que não tem como não ficar fascinado pelos personagens e suas aventuras surreais.

Em resumo a história conta sobre uma bela menina que perseguiu um apressado coelho branco até sua toca e acaba caindo lá dentro.

Então a aventura começa quando Alice chega em um mundo mágico repleto de seres fantásticos que podiam ser fofos ou assustadores dependendo do comportamento da menina.

 Aliás, Alice encontra de tudo, desde o simpático e apressado coelho branco, passando por uma lagarta sabichona até encontrar com a vilã da história, a temida Rainha de Copas.

 Isto tudo sem falar no misterioso gato listrado que ao invés de ajudar a menina a encontrar o caminho de volta para casa, apenas a confunde mais, fazendo questionamentos interessantes como neste famoso trecho:

Alice pergunta: _Gato Cheshire pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar? _E o gato reponde: Isso depende muito do lugar para onde você quer ir. _ Mas eu não sei para onde ir! _ Disse Alice. _ Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve! _ Respondeu o gato”.

Inegavelmente, após ler trechos como este, fica evidente que a obra, originalmente, era mais voltada ao público adulto do que o infantil. Porém com o toque de Walt Disney, décadas depois, a história ganhou uma adaptação que caiu no gosto das crianças.

E um dos personagens que mais chamou a atenção tanto na obra original como na repaginação feita por Walt Disney e, mais tarde na adaptação para os cinemas, foi o Chapeleiro Maluco.Mas que na verdade de maluco não tinha nada e você sabe por quê?

Você também pode se interessar por:

O Chapeleiro Maluco: a verdade por trás do personagem

Chapeleiro Maluco 1

É um fato que o personagem do Chapeleiro Maluco é um dos mais intrigantes da obra escrita por Lewis Carrol em 1895. Aliás o personagem é tão rico que é amplamente analisado por inúmeros profissionais da área da Psicologia e Psicanálise.

Entretanto existe um outro lado que é pouco ou nada falado a respeito do Chapeleiro Maluco e se refere ao motivo do personagem ser chamado de “maluco” na história, quando não o era. Na verdade, o Chapeleiro estava envenenado, quer ver?

Tudo começa com o período em que a obra foi escrita, no final do século XIX, em 1895, quando a maioria dos cavalheiros usavam um acessório importantíssimo: o chapéu ou uma cartola.

Pois é, assim como o Chapeleiro Maluco não renunciava a sua cartola, os homens desde período não saiam de casa sem um chapéu ou seriam taxados de deselegantes e até mal-educados na sociedade Inglesa daquele período.

Aliás uma época um tanto complicada de se viver e, ainda mais para se trabalhar, principalmente na função de Chapeleiro. Ou seja, a pessoa que montava os inúmeros chapéus e cartolas vendidos aos elegantes cidadão ingleses corriam risco de vida e nem imaginavam.

Isso porque o feltro com que os chapéus eram forrados tinha mercúrio, um produto altamente tóxico capaz de matar por envenenamento rapidamente.

Tanto que os sintomas eram mudanças bruscas e frequentes de humor, nervosismo, irritabilidade e ansiedade. Além disso tinham distúrbios do sono, lapsos de memória e nos casos agudos vômitos, tosse, paladar metálico, diarreia, dores de cabeça e visão embaçada.

Mas e o Chapeleiro Maluco? Bem, ele tinha a aparência pálida com olheiras marcadas, vivia esquecendo as coisas, tinha mudanças frequentes e bruscas de humor, tristeza constante e tremores, todos os sintomas de alguém doente por envenenamento por mercúrio.

 Afinal estes mesmos sinais foram observados nos trabalhadores da época e ficou conhecida como a “doença da loucura dos chapeleiros”.  E assim se originou a expressão popular britânica “mad as a hatter “ou seja “tão louco quanto um chapeleiro.”  

Agora como resultado desta descoberta, certamente você olhará para o personagem do Chapeleiro Maluco sob um novo ponto de vista e quem sabe não descobre mais coisas curiosas a respeito.

Creditos de imagem: imagem 1: watercolor-gf176a png Pixabay.com ; Imagem 2: https://blog.passarela.com.br/a-historia-e-a-verdade-por-tras-do-chapeleiro-maluco/

Capa: https://br.ign.com/alice-atraves-do-espelho/24997/news/johnny-depp-surpreende-visitantes-da-disney-vestido-de-chapeleiro-maluco

]]>
Homem Torto, Mama e Slender Man personagens que nasceram graças a síndrome de Marfan e ao ator Javer Botet https://mundodocurioso.com.br/sindrome-de-marfan-e-seus-personagens-unicos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=sindrome-de-marfan-e-seus-personagens-unicos Tue, 26 Oct 2021 17:52:51 +0000 https://mundodocurioso.com.br/?p=5012 SlendermanA síndrome de Marfan é uma condição rara mas quando somada ao talento de um ator fez nascer personagens como o Homem torto e Mama]]> Slenderman

A síndrome de Marfan é uma condição rara, mas quando somada ao talento de um ator, portador desta incomum condição, personagens icônicos do gênero Terror nasceram e fazem sucesso entre os fãs. O Homem Torto, Slenderman e Mama são alguns exemplos do que se pode fazer com o talento do ator Javier Botet portador da síndrome de Marfan. E você já ouviu falar nesta rara doença?

A síndrome de Marfan

technology gb1de8d953 640

Esta rara síndrome que atinge cerca de uma criança para cada 10 mil nascimentos foi descrita pela primeira vez em 1896 pelo médico pediatra francês Antoine Bernard-Jean Marfan.

Aliás segundo seus estudos a síndrome de Marfan é uma doença genética que acomete os tecidos conjuntivos da criança, independente da raça ou gênero. 

Além disso por ser de ordem genética, a síndrome de marfan é transmitida do pai ou da mãe para os filhos e afeta principalmente o aparelho cardiovascular, musculoesquelético e ocular.

Isso ocorre porque a doença afeta uma proteína chamada fibrilina que faz parte do tecido presente no interior das artérias, principalmente a aorta quese comunica diretamente com o coração, nas articulações e no cristalino dentro do globo ocular.

Assim sendo os portadores desta rara condição possuem uma aparência física única, ou seja: são pessoas muito altas, possuem pernas, braços e dedos muito alongados lembrando os membros de uma aranha e escoliose, entre outras manifestações.

Contudo esta aparência exótica foi em parte benéfica para o ator Javier Botet que soube unir o seu talento as suas características físicas peculiares para dar vida a personagens incríveis no cinema.

Síndrome de Marfan e os personagens Homem Torto, Mama e Slender Man do ator Javier Botet

javiet botet mama
Javier Botet mama

Inegavelmente a maioria do publico já ouviu falar nos icônicos personagens como Mama, Slender Man ou o Homem Torto interpretados pelo ator Javier Botet.

 Mesmo para quem não é muito adepto do Terror, estes personagens merecem serem conhecidos graças a atuação do artista espanhol.

Javier Botet, por ser portados da síndrome de Marfan possui incríveis 2,01 metros de altura, físico super magro e membros bastante alongados.

Entretanto graças a estas características o ator foi brilhante na atuação dos personagens em Invocação do Mal 2, Mama e Slender Man Pesadelo sem rosto.

De acordo com Javier nenhum destes personagens foram criados com auxílio da tecnologia, ou seja, digitalmente. Segundo ele “…ninguém sabia realmente que 90% do que viram era totalmente meu, era trabalho físico.” Declarou a rede BBC.

E o ator ainda continuou “Tenho uma doença chamada síndrome de Marfan. Ela torna as pessoas mais magras, altas e muito flexíveis…”

 Assim, devido a estas características, logo que surgiu sua primeira oportunidade de atuar no gênero terror, não parou mais e tem explorado ao máximo sua condição rara para interpretar personagens únicos.

Você também pode se interessar por:

Síndrome de Marfan é coisa séria

doctor g68845ca51 640

Apesar do versátil e talentoso ator Javier Botet ter usado sua condição como a cereja do bolo para o seu talento, a verdade é que a síndrome de marfan é coisa séria.

Tanto que os portadores da síndrome devem ser acompanhados por uma série de especialistas durante toda a vida.

E o motivo para isso são as várias alterações clinicas ocasionadas no corpo do indivíduo e que devem ser acompanhadas por múltiplos especialistas desde oftalmologistas a cardiologistas passando por fisioterapeutas, ortopedistas e educadores fisicos.

Além disso exames como eletrocardiogramas, ecocardiogramas, exames radiológicos e de densitometria óssea são necessários periodicamente.

Assim como a pratica de exercícios regulares e, geralmente de baixo impacto, para não agredir as articulações frágeis, outra característica de  quem possui a síndrome de marfan.

Créditos de imagem: pixabay imagem technology-gb1 ; https://observatoriodocinema.uol.com.br/filmes/2018/09/scary-stories-to-tell-in-the-dark-javier-botet-se-junta-ao-terror-de-guillermo-del-torol ; pixabay imagem doctor-g68845ca51_640 jpg.

Capa: https://www.kbc.co.ke/what-to-watch-beware-the-slenderman/

]]>
3 Insetos e suas curiosidades bizarras que a maioria de nós não sabe https://mundodocurioso.com.br/insetos-e-suas-curiosidades-bizarras/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=insetos-e-suas-curiosidades-bizarras Thu, 21 Oct 2021 18:27:03 +0000 https://mundodocurioso.com.br/?p=5001 insetos e suas curiosidadesInsetos, a maioria das pessoas não gosta deles e os vêem como pragas. Mas existem curiosidades sobre os insetos que vão surpreender você.]]> insetos e suas curiosidades

Insetos, a maioria das pessoas não gosta deles e na maior parte do tempo são vistos como pragas. Mas existem curiosidades sobre os insetos que vão surpreender você. Algumas podem ser um tanto bizarras enquanto outras divertidas e tem até aquelas que podem ajudar a salvas vidas. Acredite.

1 Você sabia que os mosquitos têm dentes?

mosquito g772958e44 640

Pois é, 47 para ser mais exata. Este inseto pra lá de irritante com seu zumbido constante na hora em que desejamos dormir, possui a capacidade de “morder” além de sugar o sangue de suas vítimas. Não acredita?

Bem este inseto tem 6 agulhas sendo que duas delas são munidas com estes minúsculos dentes que atuam como uma serra, cortando a pele, enquanto outras duas perfuram e separam os tecidos para que as últimas consigam sugar o sangue.

Surpreendentemente este pequeno e inconveniente inseto cujo tamanho varia entre 4 e 6 mm é um dos animais mais perigosos do planeta, pois é capaz de transmitir doenças graves aos seres humanos como dengue, zika, febre amarela e tantas outras, com apenas uma mordida.

Aliás outra curiosidade a seu respeito é que apenas a fêmea necessita do sangue para sobreviver e alimentar seus ovos. Enquanto elas nos mordem, os machos se alimentam de néctar assim como as borboletas e abelhas.

Você também pode se interessar por:

2 Você sabia que as abelhas podem farejar explosivos?

honey bee geca22388b 640

Sim. As abelhas são os cães farejadores no mundo dos insetos. De acordo com o pesquisador Tim Haarmann na entrevista à revista Reuters, quando as abelhas sentem o cheiro do material usado nos explosivos de fabricação caseira, elas estendem seus probócides.

Ainda segundo ele, este comportamento é instintivo e, portanto, não gera dúvidas pois o olfato do inseto é extremamente sensível.

Mas como os pesquisadores “ensinaram” as abelhas a reagirem ao cheiro destes materiais? Bem os especialistas do programa chamado Stealthy Insect Sensor Project depois de expor os insetos ao cheiro dos materiais como pólvora, explosivo plástico C4 e até dinamite, as recompensavam com água adocicada.

Assim em um ano e meio os cientistas conseguiram avançar no projeto de forma surpreendente, notando que as abelhas aprenderam a reagir conforme o estímulo dado em laboratório. A intensão é usá-las para salvar a vida de milhões de pessoas contra atentados terroristas.

Além disso estes insetos também são capazes de farejar minas terrestres em zonas de guerra, salvando muitos militares e civis. Entretanto os estudos continuam até hoje, pois treinar um inseto é simples contudo conseguir a mesma reposta de uma colmeia inteira é o verdadeiro desafio.

3 Você sabe por que o besouro conhecido por Fede-fede ou Maria-fedida tem esse cheiro?

bug g5a1b7c36b 640

Esses insetos curiosos são geralmente observados na cor verde, mas na verdade eles podem ser de cores variadas como preto, marrom ou mesmo alaranjado com pintas brancas ou pretas. Entretanto uma coisa eles têm em comum: o mal cheiro.

Estes animais quando se sentem ameaçados, liberam um feromônio cujo odor é bastante desagradável, principalmente para os predadores de plantão.

Contudo, apesar do mal cheiro, estes besouros são completamente inofensivos para os seres humanos, pois não picam nem são venenosos. Aliás tudo o que estes insetos gostam de fazer é se alimentar do néctar das flores e de se esconder em meio as pétalas e folhas, onde costuma colocar seus ovos.

Porém quando o ambiente é favorável eles podem causar algum transtorno ao se reproduzirem em excesso gerando uma infestação. Desta maneira acabam causando danos às plantas do jardim e ainda passarem a frequentar o interior da casa.

Então se esse for o caso, basta limpar a casa com produtos específicos como álcool e livrar o jardim da infestação borrifando diariamente nas plantas uma mistura pronta, adquirida em qualquer agropecuária.

Agora se você é do tipo que tem pavor de insetos, aqui vai uma péssima notícia: inegavelmente há cerca de 200 milhões de insetos para cada ser humano no planeta. Ou seja, o número de insetos supera o de pessoas existentes em todo o mundo. Chocado?

Pois é, mas agora que sabemos disso o melhor é aprender a conviver com eles, da melhor forma, não acha? Até porque nem todos os insetos são ruins…na verdade a maioria é fundamental para a nossa própria existência.

Créditos de imagem: artido e capa. Pixabay.com

]]>
Dia da criança: alegre essa data com 4 brincadeiras divertidas! https://mundodocurioso.com.br/dia-da-crianca-alegre-a-data-com-brincadeira/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=dia-da-crianca-alegre-a-data-com-brincadeira Thu, 07 Oct 2021 17:46:34 +0000 https://mundodocurioso.com.br/?p=4993 Dia da CriançaO Dia da Criança é uma data especial para lembrar dos direitos das crianças como cidadãos. Então vai passar o dia com eles? Que tal 4 brincadeiras divertidas?]]> Dia da Criança

O Dia da Criança é uma data especial, não só porque eles trazem alegria por onde passam, mas também, por que é uma data importante no que se refere aos direitos das crianças como cidadãos brasileiros. Então vai passar o dia com os pequenos? Que tal algumas brincadeiras divertidas? Separamos algumas que podem ser uma ótima opção de diversão para toda a família.

Dia da criança: por que é importante?

family g3a946cf02 640

Antes de mais nada tudo começou no Rio de Janeiro em 1923 quando a cidade recebeu o 3 Congresso Sul-Americano da Criança com o intuito de discutir os direitos e necessidades das crianças no continente sul-americano.

Inevitavelmente, após participar desta conferência, o deputado federal Galdino Filho resolveu elaborar um projeto para a criação do Dia da Criança em 1924.

Assim ficou estipulado que no dia 12 de outubro seria comemorado oficialmente o Dia da Criança. Tanto que o decreto número 4.867 afirma “Fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional a festa da criança, revogados as disposições em contrário.”

 Aliás o Brasil foi pioneiro em criar uma data em homenagem aos pequenos, sendo que o mundo todo, apenas em 1959 os Fundos das Nações Unidas para a Infância, o UNICEF, estabeleceu o dia 20 de novembro como o dia Internacional das Crianças em referência à Declaração dos direitos das Crianças.

Entretanto o dia só ganhou popularidade no Brasil em 1955 quando a fábrica de brinquedos Estrela lançou uma campanha publicitária para alavancar suas vendas no dia das crianças chamada Semana Bebê Robusto, assim como a Johnson & Johnson em 1960 lançou a campanha Bebê Johnson 65.

 Ambos os projetos foram um sucesso e disseminaram o Dia da Criança em todo o território nacional além de gravar a data para sempre nos corações dos brasileiros.

Você também pode se interessar por:

Dia da Criança é dia de brincar

girl gd57259851 640

Que tal aproveitar essa data para curtir ao lado dos pequenos e dos nem tão pequenos assim? Um tempo de qualidade com eles não tem preço. Assim pensando nisso separamos com muito carinho algumas brincadeiras para unir a todos neste dia das crianças.

1 Caça ao tesouro

Quem nunca sonhou em encontrar um tesouro de pirata a muito perdido? Então aproveite e deixe sair a criança que todos têm dentro de si e se veja como o Capitão Gancho ou Jack Sparrow na hora de esconder no pátio ou dentro de casa um tesouro incrível para os pequenos.

 Que pode ser as guloseimas favoritas da família, brinquedos como slime ou massa de modelar e até algum jogo de tabuleiro, que certamente vai unir a todos numa grande brincadeira. Depois monte um mapa colorido com instruções simples onde estão as pistas que levam ao tesouro.

Aliás as pistas podem ser charadas, jogos de mímica ou perguntas simples como a cor favorita de um membro da família ou o nome do pet. As respostas levam passo a passo ao tesouro, assim as crianças aprenderão a brincar juntas e a pensar em conjunto.

2 Quem eu sou?

Esse jogo é muito simples e pode até ser feito em casa, para isso bastas recortar alguns quadrados de papel em branco e escrever nele nomes de personagens conhecidos, tipos de animais ou profissões como bombeiro, policial ou astronauta. Depois as cartinhas são misturadas e cada um escolhe uma e cola na testa com fita adesiva.

Então, um de cada vez pergunta “Quem sou eu?” e as pessoas têm que dar pistas para que o outro adivinhe o que tem em sua carta presa na testa. Quem acertar ganha o jogo.

3 Raio Laser

Essa brincadeira é muito simples e só é precisa de três itens: um corredor, papel crepom e fita crepe.

Corte tiras de papel crepom e cole as pontas, uma de cada lado do corredor com fita adesiva. Aos poucos o espaço estreito vai parecer que foi tomado por raios laser.

O desafio é atravessar o corredor sem encostar nos lasers. Ganha quem conseguir chegar ao outro lado primeiro! E se quiser pode tornar o desafio um pouco mais interessante colocando obstáculos no chão como almofadas ou pelúcias a serem superadas durante o percurso. Os pequenos adoram!

4 Lanche divertido

Antes de mais nada sim, vai dar bagunça na cozinha, mas as crianças vão adorar! Corte várias frutas como maçã, banana e morangos em pedaços pequenos, depois permita que as crianças coloquem um pouco de fruta no fundo de vários copinhos de plástico ou de preferencias aqueles brinquedos de praia com formato de bichinhos, mas bem limpos antes.

Então despeje gelatina do sabor favorito das crianças nas forminhas escolhidas e deixem gelando enquanto as brincadeiras acontecem.

Assim que estiverem prontos basta desenformar as gelatinas, os pequenos vão amar! Essa é uma boa maneira de estimular o consumo de frutas para aqueles que não gostam ou não têm o hábito. Agora basta aproveitar o dia da Criança.

Créditos de imagem: Pixabay.com

]]>
Câncer de mama: sinais e sintomas que toda mulher deveria saber https://mundodocurioso.com.br/cancer-de-mama-e-o-outubro-rosa-saiba-mais/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=cancer-de-mama-e-o-outubro-rosa-saiba-mais Tue, 05 Oct 2021 16:43:52 +0000 https://mundodocurioso.com.br/?p=4982 câncer de mamaO outubro rosa nasceu para conscientizar as mulheres a se protegerem contra essa terrível e silenciosa doença, muitas vezes fatal. Mas o que é exatamente o câncer de mama? Quais os sintomas desta doença que toda mulher deveria conhecer? O que é autoexame? Funciona? Venha descobrir essas respostas com a gente.]]> câncer de mama

O outubro rosa nasceu para conscientizar as mulheres a se protegerem contra essa terrível e silenciosa doença, muitas vezes fatal. Mas o que é exatamente o câncer de mama? Quais os sintomas desta doença que toda mulher deveria conhecer? O que é autoexame? Funciona? Venha descobrir essas respostas com a gente.

Câncer de mama ou cancro mamário

pink ribbon ge16525088 1920

Antes de mais nada é preciso entender o que é câncer ou cancro, uma doença que acontece quando há um crescimento anormal e desordenado de células em um determinado órgão formando um ou vários tumores. Esta multiplicação exagerada de células pode invadir outros tecidos, se espalhando rapidamente por todo o corpo.

No caso do câncer de mama a proliferação celular ocorre no interior da glândula mamaria formando tumores que crescem silenciosamente. Aliás apesar de ser uma doença mais observada em mulheres, os homens também podem sofrer com câncer de mama.

Então, mesmo que a campanha do outubro rosa aconteça com o intuito de conscientizar as mulheres a visitarem um médico e se prevenirem contra o câncer de mama.

 Os homens também devem ficara tentos a qualquer alteração nesta região. Afinal mesmo que apenas 1% da população masculina sofra com a doença, prevenir é fundamental para ambos os gêneros.

Sinais e sintomas do câncer de mama

adult gca546d94c 1280

Principalmente porque existem vários tipos de câncer de mama, sendo alguns de crescimento mais lento e outros extremamente agressivos. Por isso é fundamental o autoexame para observar qualquer alteração na região da mama, pois nos estágios iniciais a doença é muito discreta.

Sinais como pequenos caroços fixos numa região da mama, totalmente indolor, é um fator de alerta. Assim como alterações no formato da mama, dos mamilos e a presença de vermelhidão na pele ou surgimento de marcas semelhantes a casca de laranja.

Além disso, se houver caroços nas axilas e líquido saindo dos mamilos é necessário procurar um hospital imediatamente para realizar uma avaliação correta do caso.

Inegavelmente é fundamental que as mulheres observem o próprio corpo para notarem quando algo não está como deveria ser.

Então na hora do banho ou em outro momento que estiver mais confortável como por exemplo durante a troca de roupas, realize o auto exame tocando nas mamas e em todo o seu entorno com as pontas dos dedos até as axilas.

Explore devagar toda a região e se observar a presença de caroços, dor, diferença no tamanho e formato da mama, se o mamilo estiver retraído para dentro da mama ou qualquer alteração incomum na pele procure o serviço de saúde.

Você também pode se interessar por:

Causas do câncer de mama

woman g1a0d792aa 1280

Pois o câncer de mama não tem apenas uma causa, mas muitas coisas podem provocar a doença. Como por exemplo maus hábitos como fumar, não praticar atividades físicas, má alimentação, abusando de frituras, doces e embutidos ricos em conservantes e corantes artificiais.

Entretanto outros fatores não controláveis como hereditariedade também são necessários averiguar. Pois se um familiar próximo como mãe, tias, avós ou irmãs apresentaram ou tem a doença, os riscos são ainda maiores e a prevenção é ainda mais importante.

Além disso mulheres a partir de uma certa idade, dos 40 anos em diante, se não tiveram filhos e ainda fazem uso de pílulas anticoncepcionais devem prestar atenção pois são fatores de risco.

Porém é importante esclarecer que isso não significa que a mulher terá a doença com certeza, mas que precisa ter um cuidado muito maior consigo mesma.

Da mesma forma existem ainda outros fatores mais específicos a serem analisados que estão muito bem explicados, que podem ser acessados aqui, no site do Instituto Nacional do Câncer.

E se ainda acredita que a campanha do outubro rosa não é importante, servindo apenas para gerar medo, isso não é verdade. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o cancro de mama mata cerca de 19 mil mulheres por ano no Brasil, sendo uma das doenças mais letais do mundo ao ponto de ter o mês de outubro inteiro dedicado a uma campanha de prevenção e tratamento precoce.

Outubro Rosa: prevenção e tratamento

cavitacion gaa32a89d4 1280

De fato, a prevenção contra o câncer de mama ainda é o melhor tratamento, assim exames de imagem como mamografia, ultrassom ou ressonância magnética são recomendados e no caso de algo ser detectado, é necessário confirmação através de biópsia, técnica que consiste na retirada de um pedacinho de tecido do nódulo ou lesão para análise.

Em suma, se detectado de forma precoce, o câncer de mama quando tratado nos estágios iniciais tem grandes chances de remissão, além de permitir um tratamento menos agressivo, algo impossível nos estágios mais avançados da doença.

Aliás o tratamento é feito geralmente com cirurgia para retirada parcial ou total da mama, juntamente com quimioterapia e radioterapia, dependendo do caso. Entretanto as mulheres que infelizmente precisarem fazer a retirada total da mama, elas têm o direito de colocar uma prótese mamaria, após o fim do tratamento.

Então leve a sério a campanha do Outubro Rosa e procure os serviços de saúde para realizar os exames de prevenção. Afinal a saúde e a vida em primeiro lugar.

Créditos de imagem: Pixabay.com

]]>