Formigas Potes de Mel

As Formigas pertencem a familia Formicidae e possuem níveis sociais complexos e funções organizadas. As Formigas Potes de Mel não são diferentes. Na hierarquia delas existem três rainhas ou mais, dependendo do tamanho do ninho, as obreiras e os soldados de defesa.

As Formigas Potes de Mel ou formigas de mel possuem obreiras especializadas com uma função muito especial. Elas trabalham como favos vivos ou dispensa de alimentos vivas, pois são capazes de armazenar néctar em seu abdômen até que este fique do tamanho de uma pequena uva.

Ao contrário de algumas especies de insetos, como as abelhas, que constroem ninhos ou favos para armazenar o néctar coletado, essas formigas do tipo “Camponotus Inflatus” armazenam o líquido em seu corpo. O abdômen desses animais possuem placas dorsais duras ou escleritas, conectadas por uma membrana flexível e macia capaz de inflar para armazenar o alimento. Quando o abdômen está vazio a membrana se dobra e as escleritas se sobrepõe, voltando ao tamanho normal.

As formigas, depois de coletarem o néctar, voltam ao formigueiro e se fixam ao teto, imóveis, aguardando o momento de liberar o líquido para alimentar os membros do ninho, principalmente, em períodos de seca e escassez. Para liberar o mel, uma formiga estimula as antenas das armazenadoras que expelem o néctar aos poucos, quando completamente vazio os compartimentos, elas saem para nova coleta, sem dano algum ao seu corpo.

 

Você pode se interessar também:

 

A formiga pote de mel teve sua espécie documentada pela primeira vez por Henry C. McCook em 1881 e descritas por William Morton Wheeler em 1908. Elas são encontradas em regiões desérticas e semidesérticas como Austrália , África e América do Norte.Essa espécie é comestível e muito apreciada pelos Nativos Australianos.

As Formigas de mel são um exemplo de organização social e de solidariedade. Graças a esse espírito de coletividade esses pequenos insetos são capazes de sobreviver nas situações mais adversas da natureza.

 

 

Comentários
Carregando...