Glutamato monossódico e suas consequências para a saúde

O Glutamato monossódico e suas consequências para a saúde ainda são motivo de inúmeras discussões entre especialistas. O Glutamato monossódico é um sal de sódio do ácido glutâmico produzido através da fermentação do amido e da cana-de-açúcar, num processo semelhante ao usado para fazer iogurte. Muitos descrevem reações adversas após consumir o produto e essas reações ganharam o apelido de “Síndrome do Restaurante Chinês”.

Síndrome do Restaurante Chinês

As reações adversas do glutamato monossódico, muito usado na culinária chinesa e japonesa e por isso o apelido, são distúrbios observados uma hora depois da ingestão de alimentos temperados com este sódio. As pessoas relatam sentirem dor de cabeça, falta de ar, palpitação, náusea e em casos de intoxicação grave, choque anafilático precisando de atendimento hospitalar.

O Quinto Sabor

Descoberto pelo japonês Kikunae Ikeda em 1908, o quinto sabor do paladar chamado  Unami  viria após os demais sabores que são o salgado, o doce, o azedo e o amargo. O Unami, ou o glutamato monossódico é encontrado, naturalmente, em certos alimentos como algas marinhas e sentido somente após os outros sabores terem atuado na boca. O quinto sabor estimula a salivação e abre o paladar tornando o alimento ainda mais saboroso, por isso o nome de realçador de sabor. O problema é que na sua fórmula a concentração de sódio é muito alta e este tempero é usado junto a outros condimentos que também contém sal, extrapolando a quantidade saudável estipulada por pessoa.

 

Você pode se interessar também:

 

Glutamato monossódico e suas consequências para a saúde

O realçador de sabor no corpo humano funciona como um neurotransmissor ao cérebro causando um aumento nos níveis de stress e alterando o comportamento do individuo ao longo do tempo e consumo. Alguns especialistas dizem que o glutamato monossódico não causa alergia mas uma intoxicação alimentar por ser acumulativo no corpo humano e quando em excesso ou consumido por pessoas sensíveis causam desde enxaquecas e ataques de asma até doenças graves como alzheimer, esterilidade feminina, obesidade e até câncer . John W. Olney, do departamento de pesquisa da Washington University no Missouri, realizou pesquisas em camundongos em 1969 confirmando a toxidade do condimento. No Brasil a ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária e a Associação de Defesa do Consumidor alertam sobre o consumo do glutamato monossódico.

Neutralizando os Efeitos

O melhor a fazer é manter distância de alimentos que contenham o glutamato monossódico e para isto é preciso ler os rótulos dos produtos antes de comprar. Quando isto não for possível, beba muita água após sua ingestão. Caso perceba algum desconforto após comer, se sentir dor de cabeça, náusea, falta de ar ou qualquer sintoma que possa estar associado ao condimento procure um médico. Para aqueles que sabem da sensibilidade, anti-histamínicos auxiliam no alívio dos sintomas.

Comentários
Carregando...