esp8266 hookup find hookups tonight 2007 jeep ebrake hookup completely free gay hookups

Havaianas: saiba como nasceu a sandália queridinha dos Brasileiros

Todos conhecem o Slogan mais famoso do Brasil “legitimas, só as havaianas” as únicas que “não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras”. Mas como tudo começou? Queridinha dos brasileiros e sinônimo de glamour no exterior, confortável, prática e durável conheça a história das sandálias Havaianas.

Havaianas o começo

havaianas basica

A marca Havaianas foi criada em 14 de junho de 1962 pela empresa Alpargatas e desde o lançamento das populares sandálias de borracha no Brasil em 1966, o nome Havaianas ganhou o estatus de sinônimo do produto devido ao sucesso.

Mas como surgiu a ideia? Aparentemente as confortáveis sandálias Havaianas foram inspiradas na Zori, sandálias tradicionais japonesas.

Porém muito usadas também na Ásia e no Mediterrâneo, culturas que possuem o hábito de trocar os sapatos usados nas ruas por chinelinhos mais leves, sem as impurezas das vias e calçadas públicas, antes de entrar em casa.

Entretanto a Zori japonesa era feita de madeira enquanto as brasileiríssimas Havaianas foram feitas de borracha macia.

A escolha do nome Havaianas e da borracha na confecção

No período em que a marca foi criada o Havaí, estado norte americano, estava em alta e era sinônimo de paraíso e sucesso.

Contudo a escolha da borracha foi uma ideia criativa que teve por objetivo usar um material barato, durável e confortável.

Afinal o látex extraído das seringueiras brasileiras era o material mais qualificado e que melhor se encaixava ás necessidades da marca.

Então após os testes que resultaram em grande aceitação do produto, o pedido de patente foi feito pelas Alpargatas de São Paulo em 1964 com o título “Novo modelo de palmilha com forquilha” e aprovado dois anos depois em 1966.

A fama que quase perdeu o charme

O conceito da sandália além do material usado era tão simples, mas ao mesmo tempo tão inovadoras, que em menos de um ano após o lançamento no Brasil as sandálias Havaianas viraram febre, ao ponto da São Paulo Alpargatas fabricar mais de mil pares por dia.

Assim quando o famoso slogan foi criado pela agência JW Thompson “legítimas, só as havaianas” as únicas que “não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras” todos os brasileiros o tinham na ponta da língua.

Aliás as imitações também ganharam fama devido a um novo termo criado pela mídia chamando-as de “fajutas” que acabou fazendo parte até do Dicionário Aurélio.

Porém apesar da explosão de sucesso aos poucos a sandália Havaiana foi se tornando tão popular que perdeu o encanto e muitos consumidores começaram a associar a marca com desleixo no visual e não com prestígio.

Você também pode se interessar por:

A repaginada de 1994

havaianas top

Ao perceber o que estava acontecendo com a marca Havaianas e juntamente com a competição acirrada graças ao surgimento de concorrentes como a Grendene e seu chinelo Rider, a Alpargatas lançou um novo modelo de sandália chamada Havaianas Top em 1994.

Inegavelmente a repaginadas das sandálias Havaianas tradicionais para o modelo monocromático alavancou novamente o sucesso da marca.

Entretanto o novo slogan “todo mundo usa” onde celebridades nacionais aparecem usando a sandália nas praias ou em casa, trouxe de volta o charme das Havaianas, aliados as novas cores e modelos.

Aliás as nossas brasileiríssimas Havaianas chegaram no exterior como nos Estados Unidos, Europa e Austrália custando um preço alto, ainda mais se comparado ao valor pago pelas sandálias no Brasil, pois lá são sinônimo de glamour com conforto.

Tanto que no ano 2000 as Havaianas ganharam grande projeção nacional e internacional e revolucionaram o mercado da moda indo do luxo ao popular e de volta ao luxo, afinal até a Rainha Sílvia da Suécia foi flagrada usando um par.

Havaianas atualmente

havaianas tematica

As brasileiríssimas Havaianas contam hoje com tantos modelos e cores divertidos que ganharam até lojas especializadas onde o cliente pode montar a sandália do modo que desejar e sem perder a qualidade.

Aliás se pode escolher desde o tipo tradicional básico com duas cores, como as lançadas em 1966, até modelos temáticos com bandeiras do Brasil ou referentes a séries de sucesso como os Simpsons e Mandalorian.

Além disso é possível também ousar com Havaianas cheias de glamour nas cores dourada ou prateadas ou repletas de cristais em suas tiras que ainda “não soltam”.

Comentários
Carregando...