Homem Torto: a lenda urbana bizarra baseada em uma pessoa real

“Era uma vez um homem torto que morava numa casa torta com um gato torto.” A letra é de uma canção de ninar inglesa um tanto bizarra. Porém o mito do homem torto ganhou o mundo e ao longo do tempo se transformou em uma lenda urbana de arrepiar, baseada em uma pessoa real. Conheça o verdadeiro Homem Torto.

O Conde de Leven

leslie

A história deste personagem estranho começou a se popularizar no século XVI devido a uma musica cantada por soldados, em tom de zombaria.

Mas acabou ganhando o mundo na forma de canção de ninar e, mais tarde, se transformou em lenda urbana a partir do século XIX.

Teoricamente a canção de ninar inglesa do homem torto seria baseada em um personagem real da Escócia, o general Sir Alexander Leslie, o Conde de Leven.

A Rima infantil inglesa chamada “There was a Crooked man” dizia :
Havia um homem torto e ele andou uma milha torta,
Ele encontrou um seis pence torto em cima de um estilo torto.
Ele comprou um gato torto, que pegou um rato torto. E todos eles viviam juntos em uma casinha torta
.”

A canção originalmente seria um ato de zombaria contra o então general Sir Alexander Leslie, cantada pelos seus oponentes, os Covenanters, na Guerra do Pacto em 1640, onde o general teria conseguido assinar uma aliança que permitia a liberdade politica e religiosa na Escócia.

Contudo essa aliança, apesar de ser um ato importante para o povo, ia contra os interesses de muitos políticos e religiosos da época, pois o fim das diferenças politico religiosas permitiria uma união maior entre a população, tornando-os mais fortes.

Todavia, com o passar dos anos a musica de zombaria foi se transformando em música para fazer as crianças dormirem e o Homem Torto se tornou parte do folclore inglês.

Atualmente a letra da canção de ninar ficou assim:
Eu vi um homem torto e ele andava sem parar, encontrou uma moeda e a sorte ele veio a achar, comprou então um gato torto que saiu para caçar e em sua casa torta todos juntos vão morar.

Você também pode se interessar por:

A lenda urbana do Homem Torto

A versão mais assustadora deste personagem apareceu no filme a Invocação do Mal 2 de 2016, arrancando gritos de susto nos cinemas.

Mas a primeira vez que o homem torto surgiu em uma lenda urbana teria sido em 1969 quando um homem chamado Ryan se mudou para um estranho apartamento com seu filho.

O apartamento continha alguns móveis muito tortos e esquisitos, mas apesar disto ambos descarregaram a mudança e arrumaram o apartamento.

Contudo, no meio da noite Ryan desperta com os gritos do filho e ao chegar no quarto do garoto ele disse que um homem torto havia tentado lhe matar.

Então pai e filho saíram do apartamento e foram passar uns dias em um hotel, mas precisaram voltar pra casa por causa dos custos.

Alguns dias depois Ryan notou o desaparecimento do filho e ao buscar por ele, encontrou um sotão escondido no apartamento.

Lá encontrou o corpo do filho com um bilhete onde supostamente estava escrito:
Havia um homenzinho torto, que morava numa casa torta…


lenda urbana

Apesar desta ser a lenda mais popular do homem torto, existem outras e todas são unanimes em afirmar que, para evocar esse ser maligno, basta recitar a letra da canção em tom alto varias vezes seguidas.

Ainda segundo a lenda urbana, o homem torto atormenta quem o invoca e sua família até que a pessoa que o chamou tire a própria vida.

É claro que o Homem torto maligno não passa de ficção e folclore, mas certamente o personagem rende ótimas histórias de terror em acampamentos e festas do pijama.

Créditos de imagem: Bing Images

Comentários
Carregando...