Insetos também podem ser fofos e alguns até salvam vidas! Conheça alguns destes simpáticos bichinhos

A maioria dos insetos são vistos como pragas, como animais assustadores ou mesmo sujos como as nojentas baratas. Entretanto até no mundo dos insetos existem aqueles que são interessantes e curiosos como os vagalumes ou fundamentais para a vida, como as abelhas. Mas também existem os insetos fofos! Conheça alguns destes simpaticos bichinhos.

Joaninha

ladybug 308215 1280

A joaninha é sem dúvida um dos insetos mais fofos da natureza, tanto que em muitas culturas a sua presença nos jardins ou mesmo quando pousa no corpo de alguém e considerada sinal de boa sorte.

O que não é para menos, afinal a Joaninha é conhecida pelos cientistas como uma controladora natural de pragas agrícolas, atuando como predadora dos temidos pulgões e das larvas da mosca da fruta, por exemplo.

Entretanto engana-se quem pensa que a Joaninha é somente vermelha com bolinhas pretas, como geralmente é retratada. Este pequeno besouro pode ser encontrado em várias cores como amarelo com pintinhas pretas, laranja, preto com listras amarelas e até rosado com bolinhas pretas. Fofos não?

Entretanto algumas pessoas ainda ficam em dúvida se a Joaninha é venenosa, mas este pequeno inseto é inofensivo para os seres humanos. Aliás, além de serem controladoras de pragas, algumas espécies de Joaninha se alimentam de fungos, que podem ser prejudiciais para certas plantas de jardim.

Mas cuidado para não matar a larva da Joaninha por confundir com outro inseto, pois seus filhotes são completamente diferentes do animal adulto.

O bebê Joaninha tem o corpo alongado, com pequenas saliências similares a espinhos, quatro patinhas e cores escuras como preta, marrom ou preto e amarelo.

Então após se alimentar bastante durante cerca de 10 dias, a larva se prende a uma folha e se transforma em pupa, fazendo um casulo parecido com a borboleta. Assim 12 dias depois, surge a Joaninha adulta, com a aparência que tanto amamos.

Você também pode se interesar por:

Borboleta

butterfly 1391809 1280

Inegavelmente a borboleta tende a ser um dos insetos mais populares e menos assustadores para as pessoas. Afinal quem não adora ver um jardim cheio de borboletas coloridas?

Além disso, não encontramos ninguém preocupado se uma borboleta pode ser venenosa ou não; se é prejudicial ou não a saúde. Na verdade, a maioria de nós fica tão encantado com suas cores, que variam do azul mais intenso, passando pelo laranja brilhante ao branco puro que nos esquecemos de um grande detalhe: AS lagartas!

Pois é, maioria dos seres humanos esquecem que a linda borboleta vive apenas poucas horas ou alguns dias no máximo, mas passa a maior parte da sua vida como lagarta que, injustamente, não tem tantos admiradores. Afinal, quem deseja ver seu precioso jardim sendo devorado por lagartas famintas?

Entretanto apesar da fome constante destes bichinhos, o jardim não sofre tanto quanto parece. Ao contrário! Muitas destas plantas aproveitam a destruição causada pelas gulosas lagartas para renovarem suas folhas e acabam crescendo ainda mais belas e fortes.

Então, antes de sair caçando as lagartas do seu jardim, tenha paciência e não se preocupe tanto, pois as plantas voltarão a ter folhas novas e brotos. E, como recompensa, as desengonçadas lagartas vão encher o seu jardim de borboletas coloridas.   

Tatuzinho de jardim

maxresdefault

Esse pequeno bichinho costuma chamar a atenção das crianças pois, quando assustado, transforma seu pequeno corpo em uma encantadora bolinha podendo ficar assim durante horas, parecendo de brinquedo.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, este simpático animal não é um inseto, mas um crustáceo. Tanto que pode ser considerado um primo terrestre dos camarões e lagostas, por exemplo.

O tatuzinho de jardim ou Tatu-bolinha, como também é conhecido, adora habitar nossos jardins e, geralmente, são vistos debaixo de pedras ou em locais sombreados e úmidos.

Contudo já foram mais fáceis de encontrar do que atualmente, o que é uma pena, afinal são totalmente inofensivos, limpos e muito importantes na natureza, pois ajudam a manter pessoas e animais saudáveis. Difícil de acreditar?

Pois é, mas é verdade. Isso tudo porque o tatu-bolinha tem a função de eliminar metais pesados como chumbo, mercúrio e até cádmio do solo e, consequentemente, da água.

Estes metais pesados são altamente tóxicos para os seres humanos, causando doenças graves como câncer e doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.

Além disso, os tatuzinhos de jardim se alimentam de matéria orgânica em decomposição o que os transforma em ótimos “faxineiros” da natureza. Entretanto, por também serem apreciadores de raízes e folhas saudáveis, acabam sendo vítimas de venenos e pesticidas.

Então quando encontrar um tatu-bolinha nas suas plantas, vale a pena cuidar bem dele. Afinal ele também está cuidando da saúde do seu jardim e da sua.

Créditos de imagem: Pixabay.com e tatuzinho de jardim https://www.youtube.com/watch?v=_oU6nt7z10M

Capa: Pixabay.com butterfly-4396444_ jpg

Comentários
Carregando...