Assim como existem jardins maravilhosos e inofensivos como o Butchart gardens no Canadá e o exótico Kenrokuen no Japão, que encantam apenas pela beleza e antiguidade das plantas. Também há um tipo diferente de jardim criado para agradar pessoas curiosas por outras espécies de plantas: as letais. Venha conhecer o Jardim que pode matar, literalmente.
O jardim que pode matar: Poison Garden
O jardim mais perigoso do mundo existe e possui aproximadamente 100 espécies de plantas muito especiais, pois são mortalmente venenosas.
Tanto que para visitar este belo, porém arriscado local, os grupos de turistas percorrem o jardim acompanhados por um guia especializado com o objetivo de garantir a segurança de todos.
Afinal algumas das plantas existentes no jardim mais venenoso do mundo podem intoxicar apenas com o perfume de suas flores. E este é o caso da Aconitun Lycoctonum, vegetação rica em aconitina, um dos alcaloides mais venenosos conhecidos pelo homem.
Entretanto apesar de ser conhecida na medicina e usada em fármacos desde 1833, a Aconitun é perigosa. O simples ato de cheirar uma de suas flores pode causar mal-estar, enquanto a ingestão da planta provoca irritação no trato gastrointestinal além de diminuição da frequência cardíaca levando o indivíduo a morte.
Mas para quem se interessa por venenos e gosta de variedade existem outras vegetações neste jardim, tão letais quanto a aconitun. Por exemplo a Atropa Belladonna, também conhecida como Baga de Bruxa, uma das plantas mais toxicas e popularmente conhecida desde a idade média.
Aliás apesar de ser muito usada na medicina como analgésico e anti-inflamatório no tratamento de artroses e úlceras, a belladonna é mais famosa pelo seu veneno, afinal a ingestão de apenas uma folha pode ser fatal para uma pessoa adulta.
Contudo o maior perigo está em suas pequenas frutas devido à alta concentração de veneno, além de chamarem a atenção por sua cor e sabor adocicado, bastante atrativo. Basta comer cinco bagas para matar um homem adulto.
E então já ficou curioso? Pois é! Agora imagine passear por todo esse jardim e ver plantas famosas por terem inspirado filmes famosos como Harry Potter?
A famosa Mandrake, aquela raiz de formato estranho que ao ser arrancada da terra pelos alunos de Hogwarts, emitia um grito agudo terrível capaz de matar qualquer um que o escutasse, foi inspirada numa planta chamada Mandragora Officinarum L. também presente no jardim.
Você também pode se interessar por :
- Curare, o veneno usado pelos índios sul-americanos que ficou famoso na história e na indústria farmacêutica
- O Chapeleiro Maluco: A Verdade Por Trás Do Personagem
A diferença entre o veneno e o remédio está na dose
O jardim que pode matar com apenas uma flor fica no Norte da Inglaterra na cidade de Alnwick e só pode ser criado graças a uma permissão especial concedida pelo governo britânico para a duquesa de Northumberland, idealizadora deste curioso e venenoso projeto.
Tanto que os funcionários que cuidam do jardim só podem trabalhar usando materiais de proteção como luvas, roupas de manga longa além dos equipamentos para jardinagem.
O jardim mais venenoso do mundo foi aberto ao publico em 2005 e seu paisagismo ficou sob a responsabilidade dos especialistas belgas Jacques e Peter Wirtz ,que deram ao local uma aparência bela e receptiva.
Apesar de todas as placas de advertência com o seguinte aviso: These Plants can kill, ou seja, estas plantas podem matar.Além de outros espalhados entre as plantas avisando que “ A mesma planta que cura pode matar”.
Então se você está curioso para visitar um local diferente e possuir coragem basta programar uma visita com hora marcada e boa sorte!
Créditos de imagem: https://noticias.r7.com/hora-7/fotos/o-lindo-jardim-turistico-onde-todas-as-plantas-podem-te-matar-07032020#/foto/1 ; pixabay: imagem purple-gee6bcba82
Capa: https://br.pinterest.com/pin/419890365255586556/