Jogo da velha, Xadrez, Damas…você sabe de onde vieram esses jogos populares?

Jogo da velha, Damas ou Xadrez, independentemente do tipo, nada melhor do que um bom passatempo para animar os dias chuvosos em casa e alegrar toda a família. Mas você sabe de onde vieram ou como começaram esses jogos populares?

Índice

Jogo da Velha

D NQ NP 988762 MLB42228509493 062020 O

O jogo da velha é um passatempo simples e muito conhecido, tendo origens tão antigas que, dificilmente, exista alguém que nunca o tenha jogado ou observado sua execução. Suas regras permitem que crianças e adultos se divirtam juntos com facilidade.

Mas de onde ele veio? Bem, curiosamente, este passatempo popular tem origem desconhecida. Porém foram encontrados registros de sua prática no século XIV antes de Cristo, no antigo Egito, onde tabuleiros do jogo da velha foram localizados, esculpidos em pedra e blocos de argila.

Aliás o jogo da velha ou jogo do galo, como é chamado em pelos portugueses, segundo algumas lendas urbanas, teria nascido na cidade de Almada em Portugal no ano de 545 d. C. e chegado ao Brasil pelas mãos de Pedro Álvares Cabral.

De acordo com essas lendas o navegador português seria um grande fã deste passatempo e teria sido o primeiro a ensinar os povos indígenas no Brasil a jogar o jogo da velha.

Entretanto pesquisas mostraram que o jogo da velha se desenvolveu independentemente em diferentes regiões do globo, como na China em 500 a. C. onde é chamado de luk isut k-i.

Enquanto em países de língua inglesa o jogo da velha é conhecido pelo divertido nome de tic-tac-toe e, em ambos os lugares, pode ser jogado com versões que variam os números de linhas e colunas, tornando a brincadeira mais complexa.

Você também pode se interessar por:

Jogo de Damas

0001606 jogo de dama e trilha em madeira

O jogo de Damas é um jogo de tabuleiro que também percorre o mundo a bastante tempo. De acordo com os registros o jogo de Damas o apenas Damas teria sua origem no antigo Egito, mas seria um pouco diferente de sua versão moderna.

Pois no Egito de 2000 anos a.C o jogo era usado mais como um instrumento místico de adivinhação do que como uma forma de entretenimento.

Contudo a registros em câmaras mortuárias na cidade de Luxor mostrando a rainha egípcia Hatchepsut praticando o jogo e, até o filosofo grego Platão menciona o jogo de tabuleiro chamando-o de Petteia.

Entretanto os antigos Egípcios e Gregos não foram os únicos a difundir o jogo de Damas, pois os árabes já o praticavam como forma de entretenimento quando invadiram a Espanha no século VIII, chamando-o de Alquerque.

Porém com o passar o tempo o jogo de damas foi se transformando e se popularizando em todo o mundo, variando em pequenos detalhes de acordo com a região.

Por exemplo no Brasil e em Portugal o jogo de damas é mais conhecido por ter um tabuleiro com 64 casas enquanto no demais países o tabuleiro possui 100 casa divididas em pretas e brancas.

Então se estiver nos seus planos viajar por aí e este for seu jogo favorito, dê uma olhada nas regras praticadas no país para onde pretende ir.

Xadrez

Carolingians Moors jogos de xadrez mais caros do mundo

O Xadrez assim como a Damas é um jogo de tabuleiro que ganhou o mundo e hoje é visto até como esporte, tendo campeonatos mundiais extremamente respeitados, principalmente devido ao grau de dificuldade das jogadas.

Entretanto a verdadeira origem do jogo é um pouco misteriosa, mas a melhor teoria é que o Xadrez teria nascido na Índia no século VI sob o some de Shaturanga, cujo significado em sânscrito seria: “Os quatro elementos de um exército”.

Assim acredita-se que o jogo tenha saído da Índia para a China e de lá para a Pérsia, país onde a palavra Shah significa “Rei” e de onde teria se originado o nome Xadrez.

Contudo foi somente na segunda metade do século XV que o Xadrez chegou no Sudoeste da Europa onde evoluiu muitas se suas regras e maneiras de jogar, se tornando similar ao jogo moderno e alcançando o restante do mundo.

Embora o Xadrez seja um jogo de tabuleiro formado por 64 casas, alternadas entre brancas e pretas como no jogo de damas, as peças do Xadrez assim como suas regras, são completamente diferentes.

Tanto que as peças que compõe o Xadrez possuem personagens como rei e rainha, bispos, piões, cavalos e torres cada um com um movimento específico e importância diferentes.

Além disso as peças, normalmente feitas em madeira, ganharam status de joia ao serem produzidas com metais nobres e pedras preciosas.

Como o conjunto mais caro do mundo avaliado em 1,2 milhões de Euros produzido pela joelheria Jewel Royale, uma verdadeira obra de arte em ouro, diamantes, rubis e safiras entre outros tão caros e belos quanto este.

Então agora se tiver um tempinho por que não se distrair com a familia e amigos com um destes jogos? escolha aquele que mais agradar a todos e bom passatempo.

Créditos de imagem: ; https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-o-jogo-de-damas-tem-esse-nome/ ; https://top10mais.org/top-10-jogos-de-xadrez-mais-caros-do-mundo/

Capa: Pixabay boy-2756201_1920.jpg

Comentários
Carregando...