O Lego e sua importância para as crianças
O Lego é brinquedo feito de blocos coloridos para encaixar que fez parte da infância da maioria dos muitos pais e mães de hoje. Mas este brinquedo é bem mais do que apenas divertido, ele tem um papel importante no desenvolvimento infantil e vale a pena ter em casa.
Conhecendo o Lego
Este brinquedo nasceu na Dinamarca em 1949 e seu nome vem da expressão “leg godt” ou simplesmente “Brincar bem“! O Lego transformou uma carpintaria pequena e familiar pertencente ao dinamarquês Ole Kirk Kristiansen numa das maiores empresas do mundo devido ao sucesso dos blocos coloridos.
O Lego foi criado para que as crianças desenvolvessem a imaginação e ganhou o mundo, pois encantou tanto meninos quanto meninas, jovens e adultos. Quanto mais peças melhor, além disso é possÃvel brincar com vários amigos ou sozinho.
Outra vantagem do Lego é que permite não só montar o que vem nas instruções como criar aquilo que vier a mente e, para as crianças durante o seu desenvolvimento, esta liberdade de dar asas a imaginação aprimora outras capacidades fÃsicas e emocionais, fazendo do Lego muito mais do que um simples brinquedo.
Você também pode se interessar por:
- Os 3 Jogos online que são uma febre entre as crianças na Pandemia
- 5 atividades para fazer em casa com as crianças
A importância do Lego para as crianças
Internet, Netflix, Tablets e celulares, com toda essa tecnologia a disposição de muitas crianças, principalmente no momento com as aulas online, o Lego chega para agregar positivamente no desenvolvimento infantil.
Uma das razões para liberar o Lego para a criançada é o incentivo ao uso da imaginação e criatividade. O ato de imaginar e o estimulo de criar é algo natural do mundo infantil e fundamental do processo da aprendizagem.
Crianças criativas costumam ser mais sociáveis, o ato de criar algo original e, não apenas copiar o que já está pronto, a ensina a se expressar melhor, tanto com palavras como a perceber o que sente. Além disso, mostra para a criança uma forma diferente de ver o mundo que a cerca e a incentiva a torna-lo mais do seu jeito, a torna-lo melhor.
Contudo, o mundo lúdico do lego também é importante no desenvolvimento da coordenação motora infantil, na percepção das cores e formas. Aliás à auxilia a ter visão espacial e habilidade de raciocÃnio lógico e matemático.
O brinquedo permite que a criança visualize o que deseja criar de forma dimensional e, ao tentar montar ela entende e aprende sobre a dimensão das formas, ou seja, a diferença entre um quadrado simples e um cubo por exemplo.
Ao mesmo tempo os pequenos começam a aprender a resolver problemas que precisam de analise lógica na hora de seguir as instruções de montagem, além de notar o tamanho e direção das peças para que se encaixem perfeitamente.
Entretanto existe um ponto fundamental para o desenvolvimento infantil bastante difÃcil para a maioria dos pais lidarem, mas que o Lego faz, que é trabalhar e fortalecer a inteligência emocional, algo de grande importância para a vida da criança, principalmente, na fase adulta.
Afinal ela precisará enfrentar desafios durante as montagens e a persistir se quiser ver pronto o brinquedo ou cenário que deseja. A criança precisará desenvolver a paciência e a pensar por etapas durante o processo, porém ainda sim estará se divertindo de forma lúdica.
Inegavelmente quando os pais, irmãos mais velhos, avós ou amigos participam da brincadeira, eles entram no mundo da criança e compreendem melhor o modo dela pensar e sentir, fortalecendo os vÃnculos e laços emocionais entre a famÃlia e os pequenos. Esta é sem dúvida a construção mais importante proporcionada pelo Lego.
Créditos de imagem: Bing images e PixabayÂ
Então, gostou da matéria?
Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.