Mellita: a mulher que revolucionou a indústria do café no mundo

Café uma das bebidas mais queridinhas dos brasileiros para iniciar o dia e para muitas pessoas fundamental na hora de acordar. Sucesso em vários países, inegavelmente, o café faz parte do dia a dia de muitos que só de sentir o cheirinho da bebida se sente em casa onde quer que esteja.

O aroma do café passado aconchega, recebe e traz boas lembranças. Se você é uma destas pessoas apaixonadas por café saiba que devemos uma grande parte da popularidade e do sabor da bebida a uma senhora alemã chamada Mellita Bentz.

O filtro de pano

filtro pano

O antigo coador de pano que se popularizou junto com o café passado, nasceu na Europa no início do século XIX.

Infelizmente não se sabe quem foi a pessoa por trás desta invenção simples, porém essencial para fazer um bom cafezinho preto.

Mas há inúmeros registros que mencionam o uso nas cafeterias, principalmente francesas, da chaleira fervendo ao lado do famoso filtro de pano cheio de pó de café recém moído, uma cena comum na época.

Entretanto o filtro de pano ainda deixava resíduo de pó de café na xícara, além disso a higiene e cuidados com o filtro de algodão nem sempre eram feitos da maneira certa o que alterava o sabor da bebida.

Amalie Auguste Mellita Benz

bentz mell

Amalie nasceu na cidade alemã de Dresden em 1873 e nesta época o café já era muito popular e bastante consumido no mundo, inclusive na Alemanha.

Assim não é de se surpreender que está mulher conhecida por seu espírito determinado também fosse uma grande fã do café recém passado.

Porém Mellita, como era chamada, não gostava do modo como o coador de algodão deixava resíduo de pó do café na xícara.

Para ela isso alterava o sabor, além disso a limpeza dos filtros de tecido era trabalhosa e nunca ficavam totalmente limpos, pelo menos para seu gosto, e isso tirava um pouco do prazer de tomar a bebida.

A solução

Mellita então começou a pensar em outras opções de filtros para o café que fossem mais práticos e simples de limpar. Mas que não alterassem o sabor nem estragasse a experiência, destruindo o prazer de tomar a bebida quente e aromática que tanto amava.

Assim com este objetivo em mente e após inúmeras tentativas com diversos materiais, finalmente ela teve a ideia de usar um papel filtrante acondicionado em um recipiente metálico, com uma pequena abertura na extremidade de baixo feita com um martelo.

Enfim Mellita notou que aquele era o caminho e o material certos, pois o café filtrado pelo papel não teve o sabor nem o aroma da bebida alterados. E tão pouco deixou resíduo de pó no fundo da xícara.

Então em 20 de junho de 1908 ela foi até a capital alemã, a cidade de Berlim, para registrar a patente do seu simples, porém genial invento.

Você também pode se interessar por:

O filtro de papel Mellita

filtro papel

Finalmente alguns dias depois, em 8 de julho, Mellita Bentz era dona da patente número 347895 do seu filtro de café único.  

Tanto que ela e o marido resolveram comercializar o invento logo e, se surpreenderam, pois foi um sucesso imediato. O filtro de papel foi rapidamente aceito pelo mercado alemão e na sequência arrebatou a Europa e o mundo.

Então o casal fundou uma pequena empresa que em pouco tempo se tornou um negócio lucrativo e em expansão. Aliás com o passar dos anos o filho de Mellita assumiu a empresa familiar e a transformou numa grande indústria.

Assim sendo em 1929 a empresa precisou ser transferida para a cidade de Minden onde se encontra até hoje, na Alemanha.

A marca Mellita

marca mellita

Inegavelmente a empresa Mellita é uma das 100 maiores indústrias do país e tem seus produtos exportados para o mundo todo.

Atualmente a marca se tornou referência em mais de 100 países através dos seus produtos ligados ao café como por exemplo: os famosos filtros de papel, cafeteiras e até mesmo o próprio café em pó embalado a vácuo.

Entretanto apesar de ser um sucesso na Europa desde sua inauguração em 1929, a marca só se estabeleceu no Brasil em 1968 com a fabricação, no início, dos filtros de papel.

Mas e a fundadora e dona da ideia de sucesso Mellita Bentz? Bem ela faleceu de causas naturais aos 77 anos na cidade de Holzhausen localizada na região da Baixa Saxônia em 29 de junho de 1950.

Contudo Mellita teve tempo de ver sua ideia ganhar asas pelo mundo, se tornando um produto popular, além de deixar um legado de sucesso pois graças a ela fazer café se tornou mais prático e ainda mais saboroso. Tudo o que ela sempre desejou para sua bebida favorita e da maioria das pessoas em inúmeros países.

Crédito de imagem: coador-de-pano-ou-de-papel-litros-de-cafe-pixabay-940×666.jpg (940×666) (umcafezinho.com.br); capa: 62000940aefad2c0312ad3243a309669.jpg (1200×1200) (pinimg.com)

Comentários
Carregando...