12 mensagens secretas que seu corpo está tentando lhe contar

É incrível como o nosso corpo pode estar enviando mensagens secretas por conta própria. O metabolismo, o controle de temperatura, a cura e a função dos órgãos são todos automatizados, sem que você, de forma consciente, precise guiá-los. Mas isso não significa que seu corpo não esteja tentando se comunicar com você o tempo todo. Como as luzes de advertência de veículos de um carro, seu corpo é equipado com muitos indicadores úteis que você talvez não saiba o que eles significam. Com isso em mente, compilamos 12 sintomas que são a maneira do seu corpo dizer a você que algo não está bem.

 

Você sente um sabor metálico na boca? Você pode ter uma doença renal crônica

12 mensagens secretas que seu corpo está tentando lhe contar

Quando seus rins não funcionam adequadamente há muito tempo, uma substância chamada ureia se acumula na corrente sanguínea, causando uma condição chamada uremia. Um dos principais sintomas de uremia é o gosto metálico. Se este sintoma, combinado com alterações na micção e dor nas costas, pode ser uma doença renal.

 

Você tem muitas manchas na pele? Corre o risco de ter diabetes

12 mensagens secretas que seu corpo está tentando lhe contar

Pequenas manchas são consequências benignas que aparecem na superfície da pele. Diabetes é uma condição que causa altos níveis de açúcar no sangue. Mas qual é a conexão entre eles?

Especialmente em regiões como o pescoço, axilas e virilha, manchas escuras, com aspecto aveludado, podem ser sinal do diabete tipo 2, explica André Vianna, endocrinologista do Centro de Diabetes Curitiba (CDC).

 

Você tem desejo de mastigar gelo? Pode estar precisando de mais ferro

12 mensagens secretas que seu corpo está tentando lhe contar

Se você adora, além de beber uma bebida gelada, chegar aos cubos de gelo para mastigar, talvez seja hora de tomar um multivitamínico. Um estudo de 2014 publicado na revista Medical Hypothesis  descobriu que essas duas coisas estão conectadas. Seu corpo precisa de ferro para ajudar a transportar oxigênio para o cérebro e os músculos, e as pessoas que não têm ferro têm menos oxigênio no sangue.

Os pesquisadores acreditam que o ato de mastigar gelo desencadeia uma resposta na qual seu corpo envia mais sangue ao cérebro, o que pode produzir uma sensação de maior atenção. As melhores fontes para obter mais ferro são carne, aves e peixes.

 

Há um anel cinza na sua córnea? Você precisa verificar seu colesterol

12 mensagens secretas que seu corpo está tentando lhe contar

Um arco cinza ou branco acima da córnea é conhecido como arco senil. E se você tiver um, pode ser um sinal de que você precisa reduzir os alimentos gordurosos.

Arco senil é mais comum em adultos e resulta de depósitos de gordura ao redor da borda da córnea. Em casos mais graves, especialmente quando ocorre em pessoas mais jovens, pode ser o resultado de níveis elevados de colesterol ou triglicerídeos.

 

Seus ouvidos doem depois de comer bastante? Você pode ter câncer de esôfago

A dor referida ocorre quando uma lesão ou trauma em uma parte do corpo faz com que outra parte doa. Nesse caso, o esôfago e os ouvidos estão localizados ao longo do nervo vago; portanto, o ácido estomacal que irrita o esôfago pode causar dor em outras partes do nervo, inclusive nos ouvidos.

De acordo com o médico Ricardo Blanc, “um tipo específico de DRGE, o Esôfago de Barret, doença grave ligada ao refluxo de bile oriunda da região duodenal e que apresenta íntima ligação com o câncer de esôfago. Costumam estar presentes nestes casos tosse, rouquidão, ronco, alteração da voz, dores de ouvido, pontadas no tórax, além de enjôos e sinusite”.

 

Você tem uma língua de cor avermelhada? Você precisa de mais vitamina B12

12 mensagens secretas que seu corpo está tentando lhe contar

Se sua língua parece estar com uma coloração avermelhada, pode ser que você precise de mais vitamina B12.  Segundo o portal Tua Saúde, a língua avermelhada, tabém pode vir a ser um sintoma de falta de vitamina B12 no organismo, já que é uma vitamina muito importante na saúde das papilas gustativas.

Você pode adquirir mais vitamina B12 comendo mais carne de porco, iogurte desnatado, salmão, frango e ovos.

 

Você tem uma listra marrom sob a unha? Mensagens secretas: Você pode ter câncer ou algo mais

12 mensagens secretas que seu corpo está tentando lhe contar

Não há necessidade de pular direto para um diagnóstico de câncer se você tiver uma listra marrom na sua unha. No entanto, vale a pena saber que o câncer de pele pode realmente (embora raramente) se desenvolver sob as unhas, e aparece como uma faixa preta ou marrom.

Assim como as pintas que temos no corpo, elas podem aparecer nas unhas. E podem ser malignas ou benignas, e se este for o caso, pode necessitar um acompanhamento médico com um dermatologista.

 

Seus olhos estão amarelados? Você precisa verificar seu fígado

12 mensagens secretas que seu corpo está tentando lhe contar

Se o branco dos seus olhos não for mais branco, mas amarelo, você pode ter icterícia. Normalmente, sua pele também fica amarelada. Múltiplas condições podem causar icterícia, mas todas significam que o fígado não está processando adequadamente a bilirrubina, um pigmento na bile que causa a coloração amarela. Se você identificar isso, saiba que seu corpo está lhe enviando mensagens secretas. Procure um médico para fazer os exames necessários.

 

Você tem fungo nas unhas? Pode ser doença hepática

12 mensagens secretas que seu corpo está tentando lhe contar

De acordo com um estudo de 2010 publicado no Jornal da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia de pacientes com hepatite B, hepatite C e cirrose hepática, aqueles com doença hepática tiveram uma probabilidade significativamente maior que o público em geral de ter alterações nas unhas das mãos ou unhas dos pés.

Onicomicose, ou infecção fúngica das unhas, foram a mais comum. A maioria dos medicamentos antifúngicos é muito forte para o fígado. E como os medicamentos utilizados nos tratamentos das unhas exigem muito do fígado dos pacientes com doença hepática, eles precisam procurar tratamentos alternativos.

 

Você sente um formigamento constante nos braços e nas pernas? Você pode estar com alguma obstrução nas artérias

A aterosclerose, ou o acúmulo de placa no interior dos vasos sanguíneos do corpo, afeta quase todo mundo até certo ponto. No entanto, se você é um adulto mais velho e costuma sentir formigamento nas extremidades, isso pode ser um sinal de que seu sangue não está circulando adequadamente, pois suas artérias podem estar ficando bloqueadas.

Você também pode gostar:

 

Seu pescoço está tão rígido ao ponto de não conseguir encostar o queixo no peito? Mensagens secretas: Você pode estar com meningite

12 mensagens secretas que seu corpo está tentando lhe contar

O principal sintoma da meningite, ou alguma infecção do tecido ao redor do cérebro e da medula espinhal, é uma forte dor de cabeça. Porém, muitas condições diferentes podem causar dores de cabeça que você não consegue resolver por si só. Uma dor de cabeça, combinada com sintomas semelhantes aos da gripe, e uma rigidez do pescoço, pode ser as mensagens secretas que seu corpo queira lhe contar. Em cerca de 70% das pessoas com meningite apresentam estes sintomas, pode ser um sinal dessa infecção muito grave.

 

Suas unhas estão quebradiças? Você pode ter diabetes

12 mensagens secretas que seu corpo está tentando lhe contar

Embora provavelmente não seja o primeiro ou mais óbvio sinal de diabetes, os problemas de fluxo sanguíneo que acompanham a doença podem fazer com que as unhas das mãos e dos pés se tornem quebradiças e frágeis.

Caso você perceba que há uma mudança no formato, cor ou fragilidade da unha, essas podem ser as mensagens secretas que seu corpo queira lhe contas. Procure um médico para que seja feita uma investigação adequada.

Crédito imagem: pxhere

Curioso por mais matérias como esta? Navegue pelo site do Mundo do Curioso ou acesse nossas redes sociais no Facebook e Twitter.

 

Comentários
Carregando...