Modo Noturno – A nova funcionalidade do WhatsApp para poupar energia

O WhatsApp irá disponibilizar para seus usuários uma nova funcionalidade que vem para prolongar a utilização da bateria do seu celular. O dark mode (em inglês) ou modo escuro na simples tradução, deve ser lançado em breve na versão beta para testes.

O modo escuro para poupar bateria do WhatsApp vai trocar as já conhecidas cores padrão do seu layout, cinza claro e verde, para tons mais escuros, como preto, verde azulado e azul escuro.

Esta funcionalidade não é uma exclusividade do WhatsApp pois já existe nos sistemas operacionais Android e iOS, cada um com sua versão “modo escuro” para poupar energia. Google Chrome, Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter, saíram a frente com suas versões escuras para seus aplicativos, ficando o WhatsApp sem esta funcionalidade até o momento.

A WABetaInfo, especialista em dissecar as versões de diversos aplicativos, informou que o WhatsApp terá mais de uma versão do modo para poupar energia, e além de novos balões de mensagem na cor preta, diferentes papéis de parede serão disponibilizados aos usuários assim que lançado.

É esperado que a tela inicial do aplicativo, para aqueles que estão com a opção modo escuro ativada, também fique escura para não surpreender o usuário com aquela explosão de luz branca.

Aplicativos de mensagem rivais, como o Facebook Menssenger, Telegram e Signal, oferecem opções de modo escuro, semelhantes aos que o WhatsApp está lançando. O principal motivo para todos oferecerem esta opção é a possibilidade de você prolongar o tempo útil de sua bateria, ganhando mais tempo entre uma recarga e outra de sua bateria.

Mas enquanto o WhatsApp efetivamente não lança esta nova funcionalidade, é possível que você proporcione um menor consumo de bateria alterando algumas configurações, como colocando uma cor sólida na cor preta como papel de parede, alterando assim a cor cinza claro padrão. Pixels de cores escuras, drenam substancialmente menos energia do que cores mais claras.

Outra forma de economizar sua bateria, é mudando a opção de download em segundo plano, caso contrário aquele monte de amigos ou grupos enviando fotos e vídeos, podem esgotar a bateria de seu telefone, já que ele está programado a fazer o download automaticamente. Desativando esta opção, vídeos, imagens e documentos, serão baixados somente quando você os tocar.

A ativação do modo escuro para economizar energia de sua bateria será uma otimizada maneira para reduzir a quantidade de vezes que você precisa ligar o seu telefone a tomada para carregá-lo. É claro que com esta opção, algumas funcionalidades poderão vir a impactar nas suas necessidades diárias com o aplicativo. Cabe a você decidir se os benefícios são suficientes para que ative a nova função para economia de energia.

 

 

Comentários
Carregando...